65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE CULTIVARES DE ARROZ SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE CALCÁRIO
Larissa de Oliveira Leite - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - UFAM
Vagner Marques Pavão - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - UFAM
Heron Salazar Costa - Prof. Dr./Orientador - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - UFAM
Carlos Eduardo Pereira - Prof. Dr./Coorientador - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - UFAM
INTRODUÇÃO:
O arroz se faz presente na mesa de milhares de habitantes do planeta, devido a suas características nutricionais e seu baixo custo. A produtividade média mundial do arroz é inferior a 2.000 kg/ha, sendo isto atribuído à instabilidade dos fatores climáticos e ao potencial produtivo das cultivares (BARRIGOSSI et al, 2004). De acordo com CUNHA et. al (2007) a produção de arroz na região Amazônica é dificultada devido a maior parte dos solos agricultáveis ser de reação ácida, com baixa capacidade de troca catiônica (CTC) e baixa fertilidade. Para incorporar novamente esses solos ao processo produtivo é necessário o uso adequado de corretivos, como calcário e fertilizantes (FAGERIA, 2001). A resposta da cultura do arroz à calagem pode ser variável, sendo observados tanto resultados positivos, com incrementos significativos na produção (MACHADO, 1985), como ausência de resposta à calagem (FAGERIA, 2001).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho objetivou-se estudar o desenvolvimento vegetativo de duas cultivares de arroz a doses crescentes de calcário em Latossolo Vermelho Amarelo
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em casa de vegetação localizada no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) no município de Humaitá - AM. O solo utilizado como substrato foi coletado, em profundidade de 0 a 20 cm, na área da Escola Agrícola de Humaitá localizada no km 6 sentido Humaitá – Porto Velho sob coordenadas 07º, 33’, 03,9” S; 063º, 04’, 05,5” W. Gr.
Após a coleta do solo, o mesmo foi destorroado e, em seguida incubado por 47 dias com calcário, PRNT 100%, nas doses equivalentes a 0, 1000, 2000, 3000, 4000, 5000, 6000 kg/ha. Após incubação realizou-se a análise do solo e a semeadura das cultivares Cambara e Primavera. Para tanto, foram utilizados vasos de 8 kg, deixando-se 3 plântulas por vaso, após o desbaste.
As variáveis analisadas foram o número de perfilho, a massa seca da parte aérea e altura das plantas, aos 50 dias após a semeadura.
O experimento foi montado em delineamento em blocos completos casualizados, com esquema fatorial 7x2, com quatro repetições. Os dados foram submetidos a análise de variância por meio de software SISVAR (Ferreira, 2000), e quando significativas, as médias foram estudadas por meio da analise de regressão
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se, para as características do solo após o período de incubação, valores crescentes de pH com o aumento das doses de calcário. Para o solo sem calagem verificou-se pH de 4,95, enquanto para as doses de 5 e 6 ton./ha foram observados valores de pH acima de 5,5. Também constatou-se reduções significativas dos teores de alumínio e acidez total com a elevação das doses de calcário aplicadas.
A calagem também afetou significativamente o desenvolvimento vegetativo das plantas de arroz. Na produção de massa seca da parte aérea, para ambos os cultivares, aos 50 dias após o plantio, observou-se aumento crescente até a dose de 5 ton/ha, tendendo a estabilizar em doses mais elevadas. O mesmo foi observado para a altura das plantas. Silva et al, (2008) estudando o efeito da calagem sobre arroz irrigado em solos de várzea também observaram um aumento da produção de massa seca do arroz com a realização da calagem. Para o número de perfilhos, a fonte de variação doses, apresentou diferença significativa, sendo linear o aumento desta variável, com a utilização de níveis crescentes do calcário.
Não foram observados efeitos significativos entre as cultivares Cambará e Primavera, e interações entre doses e cultivares, para as variáveis resposta utilizadas neste trabalho.
CONCLUSÕES:
A calagem reduziu a acidez do Latossolo Vermelho Amarelo, contribuindo para maior desenvolvimento vegetativo das plantas de arroz até a dose de 6 ton/ha.
Não houve diferença no desenvolvimento dos cultivares Cambará e Primavera.
Palavras-chave: Calagem, Acidez, Cultura.