65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 2. Imunologia Celular
AVALIAÇÃO DA ATIVAÇÃO E APOPTOSE DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES DURANTE A INFECÇÃO POR Mycobacterium bovis
Bárbara Bruna Muniz Figueiredo - Depto. de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, UFJF, Juiz de Fora/MG.
Michele Fernandes Rodrigues - Depto. de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, UFJF, Juiz de Fora/MG.
Henrique Couto Teixeira - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, UFJF
INTRODUÇÃO:
A apoptose de macrófagos infectados representa uma estratégia do hospedeiro para controlar o crescimento de patógenos intracelulares, como micobactérias. O TNF-&alpha, citocina pró-inflamatória, tem um papel importante na modulação da apoptose de macrófagos. O TNF-&alpha se liga a dois receptores de superfície celular, o receptor 55-kDa (TNF-R1) e o receptor 75-kDa (TNF-R2). O domínio extracelular desses receptores pode ser liberado por proteólise formando os receptores solúveis sTNFR-1 e sTNFR-2. A sinalização através do TNFR-1 inicia a maioria das funções biológicas do TNF, levando tanto à morte ou à sobrevivência da célula, enquanto que o TNFR-2 media apenas sinais de sobrevivência celular
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho, a produção de TNF-&alpha, a expressão dos receptores de TNF-&alpha e a apoptose de macrófagos alveolares foram investigados em camundongos após infecção com cepas virulenta e atenuada de Mycobacterium bovis.
MÉTODOS:
Camundongos C57BL/6 foram infectados i.t. com a cepa atenuada (BCG Moreau) ou com a cepa virulenta (ATCC19274) de M. bovis. Os camundongos foram eutanasiados 3 e 7dias após infecção e as células do pulmão foram obtidas por lavagem bronquioalveolar (BAL). A detecção de macrófagos alveolares (CD11b+/CD11c+) e a apoptose (células anexina VFITC+/PI-) foram avaliadas por citometria de fluxo. TNFR-1 e TNFR-2 de superfície celular foram estudados por citometria usando anticorpos anti-CD120a-FITC (TNFR1) e anti-CD120b-PE (TNFR2). Os níveis de TNF-&alpha nos pulmões e sTNF no BAL foram mensurados por ELISA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram um aumento significativo da apoptose e elevada expressão de TNFR-1 em macrófagos alveolares nos dias 3 e 7 após infecção com M. bovis BCG, mas somente no 7º dia em camundongos infectados com M. bovis virulento, o que também correlacionou com uma significativa produção de TNF-&alpha nos pulmões. Baixa expressão de TNFR-1 na superfície celular e aumento nos níveis de sTNFR-1 no 3º dia após infecção pela cepa virulenta foram associados a redução da apoptose de macrófagos. A expressão de TNFR-2 na superfície foi menor no 3º e 7º dias, o que foi acompanhado por níveis elevados de sTNFR-2 em camundongos infectados com ambas as cepas de M. bovis.
CONCLUSÕES:
Em conjunto, estes dados sugerem que o TNFR-1 exerce um papel importante na modulação da apoptose de macrófagos alveolares após infecção por M. bovis, sendo influenciado pela virulência da cepa de micobactéria.
Palavras-chave: Tuberculose, Receptor de TNF-&alpha, TNF-&alpha.