65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE A ESTRUTURA DA MOLÉCULA DO DNA
Edivan Morais de Souza Junior - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Erivan Bessera de Arruda - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Leandro Lima Cortez - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Leoto Barbosa de Sousa - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Renner Arnour da Silva Oliveira - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Jefferson da Silva Barbosa - Prof. Msc./Orientador - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências muitas vezes torna-se difícil para os alunos por apresentar um conjunto de conceitos e palavras novas ou por serem abordados de forma não motivadora. Os jogos educativos apresentam-se como uma excelente ferramenta didática que facilita o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa e interessante aos participantes. Conforme Lara (2004) os jogos vêm ganhando espaço dentro das escolas, numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. Segundo Teles (1999) a brincadeira, o jogo e o humor colocam o indivíduo em estado criativo. Jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e/ou trabalho em equipe (GRÜBEL & BEZ 2006). Neste contexto o presente trabalho apresenta a produção de um jogo didático confeccionado por alunos do curso de licenciatura em biologia do IFRN Câmpus Macau. O jogo tem como objetivo auxiliar na compreensão do conhecimento sobre a estrutura da molécula do DNA no ensino de biologia na educação básica e foi desenvolvido durante o ensino da matéria de Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresenta a produção de um jogo didático confeccionado por alunos do curso de licenciatura em biologia do IFRN Câmpus Macau no ano de 2012. Com o propósito de contribuir para a melhoria na aprendizagem dos alunos no conhecimento sobre a estrutura da molécula do DNA no ensino de biologia na educação básica pública.
MÉTODOS:
Na confecção do jogo são necessários oitenta e oito peças de madeira de dimensões 5,5 cm x 7 cm x 1 cm que representará os nucleotídeos, uma folha branca (cartaz) de dimensão 84 cm x 59,7 cm, um dado, cento e dezoito cartas de papel (30 informativas e 88 nucleotídeos sendo 22 adeninas, 22 guaninas, 22 citosinas e 22 de timinas) de mesma dimensões das peças de madeira, nove fitas molde de DNA confeccionadas a papel de dimensões 7 cm x 29,7 cm (cada fita contém oito nucleotídeos) e uma caixa de sapato para abrigar as peças de madeira. No cartaz é desenhado próximo a extremidade de um vértice um círculo de 12 cm de diâmetro onde ficaram as cartas que já foram escolhidas e ao redor do círculo desenha-se seis retângulos numerados de um a seis e de mesma dimensões das cartas para abrigar aquelas que serão puxadas pelos jogadores. Nos outros três vértices são colocados as fitas molde de cada jogador para serem preenchidas com as peças de nucleotídeos conforme as cartas puxadas por cada jogador para montar a fita de DNA. Seguindo uma ordem cada jogador lança o dado e conforme o resultado (de 1 a 6) puxa-se uma carta de mesmo número, verifica-se qual o nucleotídeo e puxa-o em forma de peça na caixa para colocar na fita molde. O aluno que montar primeiro o DNA em sua fita molde vence o jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo confeccionado por alunos do curso de licenciatura em biologia do IFRN/Câmpus Macau como trabalho desenvolvido na matéria de Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia, permitiu em meio a aplicação do mesmo com alunos da própria turma do curso uma aprendizagem prazerosa e motivadora, o que resultou em discussões a respeito da estrutura da molécula do DNA. Conforme Kishimoto (1996) o jogo desenvolve nos alunos as funções sensório motoras, a área social e a afetividade, promovendo desta forma uma relações entre os educandos. Por meio das cartas informais o jogo possibilitou uma compreensão mais ampla sobre o DNA pelos graduados, não limitando o conhecimento somente aos nucleotídeos. Conforme Fialho (2007) o lúdico pode tornar-se uma técnica no reforço de conteúdos, promovendo a sociabilidade e a cooperação entre os alunos. Desta maneira percebeu-se que o recurso didático é uma ferramenta pedagógica importante a ser utilizada como auxilio na compreensão da estrutura do DNA em aulas de genética para o ensino médio.
CONCLUSÕES:
O jogo promoveu uma motivação e afeição por parte dos alunos que participaram de jogadas. Embora os alunos sejam de licenciatura o jogo permitiu aos alunos que não tinham entendido o assunto ministrado uma compreensão maior da estrutura do DNA. Percebeu-se que os conceitos utilizados compreendem aos mesmos que são usados na educação básica pública. Desta forma o jogo direciona-se para a educação básica como um recurso didático a ser utilizado em aulas de genética no ensino de biologia. Segundo Miranda (2001) com a utilização de jogos didáticos vários objetivos podem ser atingidos tais com a afeição, cognição, socialização, motivação e a criatividade. Desta maneira percebe-se a importância do uso de jogos como ferramenta estratégia no auxílio da compreensão no conhecimento das ciências biológicas na educação básica.
Palavras-chave: Ensino, DNA, Jogos.