65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
DIÁLOGOS ENTRE FICÇÃO E REALIDADE NA OBRA DE ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO
Gilles Villeneuve Souza Nascimento - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa científica desenvolveu algumas observações que permeiam a relação ficção/realidade existente na literatura. Como se sabe, muitos amantes desta arte se questionam da seguinte forma: a obra literária é total reflexo do meio histórico-social ou possui apenas elementos ficcionais? Para responder este questionamento, os textos de Alcântara Machado, em especial o conto “Gaetaninho”, foram analisados. O trabalho num todo foi dividido em três partes. No primeiro momento estudou-se Alcântara Machado em sua essência. A obra “Brás, Bexiga e Barra Funda” foi observada e alguns elementos que dificultaram a repercussão das produções do citado escritor foram expostos. O segundo momento teve como foco explicar a relação ficção/realidade presente na literatura e o cronotopo como determinante nesse processo. Por fim, a última etapa preocupou-se em analisar o conto “Gaetaninho” na perspectiva de análise do discurso proposta por Fiorin (2008) considerando as categorias tempo/espaço como fundamentais na relação ficção/realidade presente na produção literária. A relevância da pesquisa se deu justamente pelo suporte que esta proporcionou aos estudantes e teóricos da literatura em compreender como ocorre a relação ficção/realidade presente em alguns textos de caráter ficcional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os textos de Alcântara Machado, em especial o conto “Gaetaninho”, mostrando as categorias tempo/espaço como determinantes na relação ficção/realidade presente na produção literária. Esta pesquisa seguiu a proposta defendida por Fiorin (2008) de que o discurso é analisado numa perspectiva reflexiva, numa perspectiva de construções ideológicas presentes no texto.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com base em alguns procedimentos a serem descritos. Primeiramente definiu-se a escolha da temática e a elaboração do pré-projeto. Construiu-se o os objetivos, a justificativa, o referencial teórico, a metodologia e a pesquisa das referências que ao longo do estudo foram ampliadas. Depois das ideias definidas, dividiu-se o trabalho em três partes que seguiram rigorosamente um cronograma de atividades. Iniciou-se o aprofundamento da pesquisa através das leituras relacionadas à temática. A partir das conclusões realizadas em cada leitura começou a produção escrita do trabalho. No total a pesquisa durou aproximadamente cinco meses desde o seu início até sua conclusão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa obteve êxito nos seus objetivos. Ao estudar Alcântara Machado constatou-se que este foi um dos melhores a retratar a classe proletária italiana instalada em São Paulo, bem como descreveu os elementos do cotidiano paulista no início do século XX. A produção do autor trata-se de criações originadas do plano imaginário. Porém, segundo Oliveira (1998), o mesmo adicionou tom jornalístico à produção. Dando sequência constatou-se que texto artístico é produção do imaginário. Entretanto, é a partir do real que se extraem elementos para a criação do enredo no mundo ficcional. Dentre vários estudiosos, Aristóteles conceituou mímesis e verossimilhança. Bakhtin (1998) também analisou se os discursos baseiam-se no meio social e estudou o cronotopo, relação tempo-espaço na narrativa. A análise de “Gaetaninho” seguiu inicialmente a proposta de Fiorin (2008) que visualiza o discurso na perspectiva reflexiva. Na análise foram constatadas oposições semânticas nos objetivos do personagem central. A narrativa é composta pelo estado inicial, transformação e estado final. Elementos presentes no contexto da época foram descritos: Ford; bonde; ascensão social - implicava mudança no espaço; verbos no gerúndio - reforçava a ideia de concretização das ações; vocábulos de origem italiana.
CONCLUSÕES:
Com a realização da pesquisa ficou claro que fatores do externo podem influenciar a produção literária. Contudo, deve-se considerar o trabalho ficcional do autor porque literatura é antes de tudo criação. É possível realizar análises de caráter intrínseco à obra. Porém, o meio social de alguma forma pode influenciar. Isso leva, pois, a análise extrínseca do texto. Não se pode afirmar que um dos processos está incorreto, pois são perspectivas diferentes de discussão. O cronotopo certamente auxilia na relação existente entre ficção/realidade. A narrativa de Alcântara Machado preza pela agradável compreensão e conduz o leitor a refletir sobre um determinado momento histórico-social. O estudo de elementos do discurso narrativo insere uma visualização mais crítica, estrutural e semântica dos textos. Em suma, o objetivo central foi alcançado: resolver os problemas existentes entre a relação ficção/realidade na produção literária realizando uma análise textual através de uma nova perspectiva de observação do discurso.
Palavras-chave: Análise literária, Cronotopo, Mundo real/imaginário.