65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DO LIXO AO LUXO: DISCUTINDO CONCEITOS E AGREGANDO VALORES
Jardel Jesus Santos Rodrigues - Discente do curso técnico em Meio Ambiente – IFBA Campus Seabra.
Cácia Souza de Jesus - Discente do curso técnico em Meio Ambiente – IFBA Campus Seabra.
Jéssica Braga Lima - Discente do curso técnico em Meio Ambiente – IFBA Campus Seabra.
Larice Souza Santos - Discente do curso técnico em Meio Ambiente – IFBA Campus Seabra.
Sebastiana Santos Araújo - Discente do curso técnico em Meio Ambiente – IFBA Campus Seabra.
Therezinha Gauri Leitão - Profa. Mestre/Orientadora- IFBA Campus Seabra
INTRODUÇÃO:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Seabra, está inserido no território da Chapada Diamantina, região de reconhecimento nacional e internacional, principalmente na área do turismo ecológico. Ao mesmo tempo, o trânsito constante de pessoas implica em um aumento no acúmulo de resíduos sólidos (RS), acondicionados em lixões a céu aberto e com graves consequências socioambientais.
É um grande desafio e uma ação premente a implantação de um sistema de coleta seletiva que esteja associado à destinação destes resíduos, seja no que tange ao reaproveitamento como na transformação dos mesmos em matéria prima para o seu retorno na cadeia de vida útil.
O Campus Seabra, dentro deste contexto e, em conformidade com o Decreto Lei 5.940 de 25 de outubro de 2006, desenvolveu o projeto de extensão Rede Integrada de Coleta Seletiva Solidária do Município de Seabra. Este, por sua vez, originou o grupo Recicla Seabra que busca a efetivação da lei através de ações no âmbito da Educação Ambiental. O grupo acredita que a consolidação da Coleta Seletiva Solidária só ocorre atrelada a um processo de capacitação, estudo e vivência permanentes e, portanto, corresponde a um processo constante de aprendizado e pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi implantar a coleta seletiva no IFBA Campus Seabra, através de intervenções que garantissem a efetividade e permanência do mesmo. Foi também objetivo do trabalho estender a experiência para outros órgãos públicos e privados do município, buscando a construção de uma rede integrada de coleta seletiva.
MÉTODOS:
Para a concretização dos objetivos foram utilizados os seguintes instrumentos: discussões sistematizadas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Coleta Seletiva Solidária através de reuniões semanais com o intuito de fortalecer o entendimento do grupo sobre a temática dos RS; diagnóstico qualitativo sobre a situação do RS na Instituição, através da elaboração e aplicação de questionário nos departamentos; sensibilização e capacitação da comunidade do IFBA Campus Seabra para a correta separação dos RS; mapeamento dos pontos estratégicos para a implantação dos coletores; visitas técnicas a grupos ambientalistas da região para a aquisição de conhecimentos práticos sobre coleta seletiva; sessões de curtas e longa metragens relacionados à discussão dos RS na sociedade pós-moderna, segundo Z. Bauman, buscando a ressignificação do conceito de lixo; intervenções pontuais dentro e fora da comunidade IFBA; oficinas destinadas ao reaproveitamento de RS a partir do programa Mulheres Mil; articulação com a comunidade de catadores de materiais recicláveis, buscando a incubação de uma cooperativa.
O público alvo atingido pelo trabalho foram discentes, docentes e funcionários do Campus Seabra e comunidade externa ao Campus.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades desenvolvidas dentro e fora do Campus garantiram a efetivação da implantação da coleta seletiva. A análise qualitativa nos departamentos mostrou que papéis e plásticos estão entre os RS que geram maiores acúmulos. Este resultado permitiu a elaboração de oficinas buscando o reaproveitamento de folhas, transformadas em blocos, a reciclagem de papéis em geral e a transformação de plásticos em sacolas e enfeites. A campanha para arrecadação de embalagens Tetrapak também contribuiu para a conscientização e transformação das mesmas em formosas bolsas. Paralelamente, a realização de visitas técnicas permitiu uma melhor compreensão da cadeia produtiva relacionada aos RS.
As dinâmicas utilizadas permitiram um grande envolvimento de toda a comunidade, criando um sentimento de pertencimento ao trabalho desenvolvido. A construção dos conceitos de forma lúdica e a análise sociológica da questão do lixo, através da relação entre textos de Z. Bauman e os filmes Estamira, História das Coisas e Tá chovendo hambúrguer, permitiram uma rica e abrangente discussão entre consumismo e geração de lixo. Pensar nestas questões é despertar enquanto sujeito histórico/critico, buscando entender a problemática dos RS do ponto de vista ambiental, social e humano.
CONCLUSÕES:
Desenvolver ações voltadas à coleta seletiva é um processo desafiador, principalmente pelo fato de tocar em hábitos culturais e sociais que tem se perpetuado ao longo de muitas gerações. Entretanto, aquilo que é uma problemática gerada por ações humanas pode ser também a solução, através de iniciativas diferenciadas.
Os resultados mostraram que a coleta seletiva eficaz e consciente permite agregar valor econômico aos RS, além de reintegrá-los à cadeia de vida útil, minimizando os impactos ambientais e sociais relacionados aos lixões.
Ações no campo da Educação Ambiental foram o caminho tomado pelo Recicla Seabra para a efetivação da coleta seletiva no IFBA CampusA partir desta primeira experiência, o grupo pretende estender suas ações a outros órgãos públicos, dentro e fora do município visando à incubação de cooperativas de catadores de materiais reciclados e reutilizáveis para completar a Rede de Coleta Seletiva Solidária no Município e no território da Chapada Diamantina, numa ação inovadora e desafiadora.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Reciclagem, Coleta seletiva.