65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
IDENTIDADE TERRITORIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO POVOADO JARDIM CORDEIRO, DELMIRO GOUVEIA-AL: O “TRIBUNAL GEOGRÁFICO” COMO ATIVIDADE LÚDICA E PEDAGÓGICA.
Ivany Jovino dos Santos - Graduanda em Geografia Licenciatura – Campus Sertão – UFAL
Regís Lima da Silva - Graduando em Geografia Licenciatura – Campus Sertão – UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof°. Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este projeto busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. Este trabalho decorre de reflexões e debates em torno do ensino da Geografia na Escola Municipal Doutor José Correa Filho, Povoado Jardim Cordeiro, município de Delmiro Gouveia-AL. Pretendemos contribuir com questionamentos e reflexões sobre categorias fundamentais da Geografia, tais como Espaço, Território e, além destas, a noção de Lei como modeladora de ordenamentos territoriais e de Identidade no âmbito do ensino de Geografia. Pesquisar e debater sobre as noções de espaço, território e lei se apresenta como norte teórico-metodológico no intuito de levarmos os alunos a se envolverem em sala de aula e, à luz dos exercícios propostos, desenvolverem o senso crítico em relação ao espaço vivenciado por eles na comunidade. Essa proposta procurou sugerir ferramentas pedagógicas alternativas e auxiliares às aulas de Geografia no ensino fundamental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor aos alunos a reflexão sobre a importância de se compreender os conceitos de espaço, território e lei, levantando questões fundamentais à afirmação da identidade territorial do povoado e exercitar a reflexão sobre o ensino de Geografia e o debate de conceitos caros à produção do saber sobre a localidade, de modo a se envolverem com uma leitura crítica de sua situação social e territorial.
MÉTODOS:
Escolhemos um caminho teórico-metodológico tendo como base os conceitos utilizados no exercício pedagógico que oportunizam a percepção de diferentes espaços e territórios vivenciados pelos alunos. Fez-se uma leitura de autores ligados a dinâmicas sócio-espaciais, flexibilidade econômica e cultural, e um levantamento das concepções de autores especializados nos conceitos de espaço, território, e leis. Entre os quais citamos: Carlos (2007); Corrêa (1995); Sá (2009); Santos (1985). Além de verificação de documentos oficiais, como a Lei orgânica municipal e mapas. Posteriormente realizamos uma aula no 7º ano da Escola Municipal José Correa Filho, essa aula foi adaptada à linguagem dos alunos, utilizamos slides com imagens ilustrativas. Em seguida, realizamos uma atividade lúdica com o tema: “Tribunal Geográfico: Identidade no povoado Jardim Cordeiro - delmirense ou Pauloafonsino?”. Essa dinâmica foi realizada em sala de aula e os alunos divididos em três equipes: Grupo A (identidade Alagoana), B (identidade Baiana) e C (corpo de jurados). A professora seria a “Juíza”. No final aplicamos um questionário com dez perguntas aos 16 alunos do 7º ano sobre o que eles entenderam por espaço, território e leis, tanto durante a aula quanto na dinâmica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste projeto utilizamos uma metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e observação da realidade local do povoado Jardim Cordeiro. Entendendo a leitura do espaço/território como algo que vai além da noção de limites e fronteiras e como os atores políticos, econômicos e culturais presentes no espaço podem ser fatores importantes que influenciam as dinâmicas sócio-espacial e/ou socioterritorial. As noções de espaço, território e lei se explicitaram ao longo de toda a dinâmica com os alunos, oferecendo a atividade como estopim para novas discussões. Na dinâmica conseguimos exercitar a participação e o interesse dos alunos pelos temas e nesse sentido notamos que o grupo A teve mais dificuldades de expor argumentos que afirmasse a identidade cultural e territorial alagoana como identidade do povoado; essa dificuldade se deve ao fato de que o povoado pertence á Alagoas politicamente, mas não (em partes) econômica e culturalmente. Ao fim, a identidade cultural e territorial do povoado Jardim Cordeiro adotada pelos alunos é Baiana e/ou Pauloafonsino, confirmando que o conceito de território vem se modificando nos últimos tempos, excluindo seu conceito de território como um lugar delimitado por fronteiras e limites e passando para uma concepção de relações de poder.
CONCLUSÕES:
As reflexões e debates gerados em torno deste trabalho podem ser avaliados na apreciação e ratificação da visão crítica dos alunos sobre o espaço vivenciado por eles. Este trabalho permitiu um diálogo interessante com categorias teóricas importantes à geografia, com a reflexão relativa à prática do ensino desta área e com o aprendizado dos alunos, bem como com a nossa postura enquanto futuros docentes e as práticas pedagógicas inerentes. As reflexões aliadas aos conceitos teóricos da Geografia permitiram evidenciar aspectos importantes dos processos de transformação do espaço/território, sobretudo quando se refere às dimensões culturais e econômicas. Consideramos, de modo geral, que este trabalho ajudou a pensarmos de maneira relativamente amadurecida o nosso processo de conhecimento da realidade local, da iniciação à docência, da reflexão e do trabalho com as práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Iniciação à docência;, Ensino de Geografia;, Delmiro Gouveia..