65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DIREITOS HUMANOS E PROJETO POLÍTICO CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB
Fabrícia Sousa Montenegro - Depto. de Educação - UFPB
Efigênia Maria Dias Costa - Depto. de Educação - UFPB
Rita Cristiana Barbosa - Depto. de Educação - UFPB
Vivian Galdino de Andrade - Depto. de Educação - UFPB
Amanda Lituana Belo de Góis - UFPB
INTRODUÇÃO:
A discussão acerca da Educação em Direitos Humanos é relativamente recente no cenário da pesquisa e da extensão na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, no município de Bananeiras/PB. Com o objetivo de ampliar o debate e demonstrar a importância dessa discussão na academia, especialmente, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvemos um projeto intitulado Direitos Humanos e Currículo Escolar: reflexões sobre a prática pedagógica e formação do educador.
As atividades do projeto possuíram caráter teórico e prático de iniciação a pesquisa, como também de formação para a docência. Era interesse do projeto, conhecer se a Escola campo de pesquisa trazia em sua proposta pedagógica princípios dos direitos humanos e como os professores compreendiam e aplicavam tais conceitos no cotidiano de suas aulas.
O Projeto promoveu ricos espaços de discussão, estudo e troca de experiências sobre os princípios dos Direitos Humanos, sua inserção no Currículo Escolar e prática pedagógica.
A consolidação de uma cultura dos Direitos Humanos é objetivo claro da Educação em Direitos Humanos. A proposta é transformar uma realidade praticamente global de violação dos direitos em atitudes mais participativas e solidárias da sociedade nas complexas dimensões do mundo globalizado e em mudanças.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Analisar se o Projeto Político Curricular do campo de pesquisa traz os princípios da Educação para os Direitos Humanos; • Verificar através de grupo focal como os professores compreendem os direitos humanos e seus princípios; • Refletir sobre os Direitos Humanos e sua inserção na prática educativa interdisciplinar; • Promover grupos de estudos sobre a violação dos direitos humanos;
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, localizada no município de Bananeiras/PB. A Instituição com quase trinta anos vem sendo responsável pela formação inicial dos professores do brejo paraibano.
A partir das observações e conversas com os sujeitos da Escola, constatamos que o Projeto Político Curricular - PPC foi elaborado há mais dez anos e que a maioria dos profissionais o desconhecia. As informações e metas propostas já estavam desatualizadas. Assim, atendendo ao pedido dos profissionais da Escola, nos comprometemos a ajudá-los na reelaboração do referido documento, ampliando o trabalho para além da pesquisa.
Assim, a metodologia seguiu as seguintes etapas: Análise coletiva do PPC construído no ano de 2001; Reuniões para estudos conceituais sobre PPC, seus elementos, princípios e importância para a Escola; Organização dos profissionais em equipe para que estes construíssem coletivamente os elementos do Projeto; Grupo focal sobre os Direitos Humanos, educação e formação do educador; Aplicação de questionário aberto a vinte professores, uma gestora e duas coordenadoras sobre Currículo, Educação em Direitos Humanos e Educação, finalmente, as análises dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aproximação com a Escola e o conhecimento de suas necessidades nos fez repensar o plano de trabalho da pesquisa para que pudéssemos contribuir com a escola e realizar as ações anteriormente previstas. Assim, contribuímos para a reelaboração do Projeto, orientando as ações técnicas e pedagógicas do processo de construção.
Constatamos que havia um desconhecimento generalizado do PPC da Escola pelos professores, como também uma desarticulação do documento em relação às metas e necessidades da sua realidade atual.
Ao analisarmos o documento constatamos que alguns princípios dos direitos humanos estavam previstos no documento, porém, estes eram distantes do cotidiano escolar. Os dados revelaram também que os professores tinham uma compreensão equivocada sobre os direitos humanos do tipo “só existem para bandidos.” Aos poucos fomos demonstrando que tais direitos são amplos e devem contemplar todos os humanos.
Ao discutirmos com a equipe da escola sobre o PPC e os direitos humanos, pudemos despertar nos sujeitos o reconhecimento de incluir no documento tais princípios e ao mesmo tempo desenvolver ações relativas aos Direitos Humanos de maneira mais concreta, o que para nós pode ser um avanço na construção de práticas mais humanas e solidárias dos professores e dos alunos.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o trabalho de pesquisa e formação pode despertar uma importante sensibilização entre os profissionais da escola sobre a importância do PPC e a sua necessária revisão e acompanhamento. Constatamos ainda que ao terem sido questionados sobre suas concepções em relação aos direitos humanos, ficou evidente que houve um melhor entendimento por parte dos professores a partir das discussões e estudos teóricos sobre a temática.
Conseguimos apesar das dificuldades, despertar em um número significativo de profissionais um olhar atento e analítico sobre as necessidades da Escola, como também dialogar sobre os princípios e práticas dos direitos humanos. Os encontros pedagógicos até então não aconteciam, sob justificativa de falta de oportunidade e tempo dos profissionais. Os encontros foram analisados como oportunidades concretas para o diálogo e busca coletiva de alternativas de melhoria para a escola, em termos de gestão e prática pedagógica no espaço escolar.
Palavras-chave: Currículo, Formação do Professor, Educação para os direitos humanos.