65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR LONDRINENSE SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE).
Eduardo de Faria Nogueira - Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Marli de Lourdes Verni - Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
José Igor Rebouças de Oliveira - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Andrea Kaliany da Costa Lima - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari
INTRODUÇÃO:
No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social empresarial. Neste sentido, o entendimento do comportamento do consumidor é de grande importância para decisões estratégicas de uma empresa. Assim, é evidente a preocupação das empresas com a RSE por se tratar de um diferencial competitivo, principalmente quando esta empresa trabalha com atividades que podem prejudicar o meio ambiente e a sociedade onde está inserida, afetando diretamente os diversos stakeholders. As empresas que pretendem acompanhar o desenvolvimento mundial e obter o respeito de todos os stakeholders, principalmente o dos consumidores, devem se preocupar em ser socialmente responsáveis. Além disso, precisam divulgar suas atitudes por meio de indicadores que demonstrem suas atividades relativas às questões de responsabilidade social. Por se tratar de uma área em ascensão no atual cenário empresarial e pela necessidade de buscar o aprimoramento no universo corporativo, as organizações têm se preocupado em resgatar valores éticos, desenvolvendo ações voltadas para as questões sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se, com a presente pesquisa, identificar a percepção dos consumidores londrinenses sobre as ações empresariais socialmente responsáveis desenvolvidas pelas empresas da cidade.
MÉTODOS:
O presente trabalho teve caráter exploratório, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada na cidade de Londrina, norte do Paraná. A amostra utilizada na pesquisa foi de 384 respondentes, sendo 50% homens e 50% mulheres. Antes da aplicação efetiva dos questionários realizou-se um pré-teste com dez consumidores pertencentes à população pesquisada com intuito de evidenciar possíveis falhas na redação do questionário, para que as retificações fossem feitas a tempo. A coleta dos dados foi realizada em alguns pontos do município de Londrina, tais como: Universidade Estadual de Londrina, empresas, calçadão, grupos de terceira idade, supermercados e shopping center. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, tendo por base o referencial teórico e o objetivo da pesquisa. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra foi composta por pessoas de ambos os sexos, sendo solteiros e casados, grande parte possuindo filhos. A maioria é habitante da região metropolitana, predominantemente da região sul e central (71%), tendo o 3º grau incompleto e completo (43%), com rendas individuais entre R$ 1.001,00 até R$ 3.000,00 (46%), pertencentes às classes sociais médias sendo, em sua maioria, assalariados do setor privado (40%). Muitos possuem acesso relativamente fácil aos meios de comunicação, sendo a televisão e a internet os mais importantes (36% e 25%, respectivamente). A maioria está na faixa etária de 21 e 40 anos (64%), composta por adultos e jovens com alto potencial de compra. Do total de respondentes, 21,4% vincularam a responsabilidade social empresarial a ações ligadas a preservação ambiental, 19,3% a filantropia e 14,6% a assistência social. Com relação ao responsável pelo desenvolvimento social do país, 42% destacaram o Governo como principal. Quanto à importância da RSE, 57% consideraram extremamente importante. Quanto à imagem das empresas que praticam a RSE, a grande maioria (91%) tem uma imagem altamente positiva.
CONCLUSÕES:
Assim, foram vários os significados atribuídos ao termo Responsabilidade Social Empresarial, não podendo, portanto, haver uma compreensão unânime sobre ele. Conclui-se que os consumidores londrinenses julgam positiva ou altamente positiva a imagem das empresas socialmente responsáveis. Com isso, pode-se afirmar que os consumidores em questão vêem com “bons olhos” aquelas empresas que praticam ações socialmente responsáveis. Dessa forma, a Responsabilidade Social Empresarial é percebida como agregador de valor de uma marca ou produto, podendo constituir um diferencial competitivo em termos de imagem para as empresas. Portanto, é fundamental que as empresas coloquem em prática ações que beneficiem seus trabalhadores, a comunidade local e o meio ambiente.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial., Percepção., Consumidor Londrinense..