65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO EM TESTE CARDIOPULMONAR DE EXERCÍCIO ENTRE ADOLESCENTES COM PESO NORMAL E EXCESSO DE PESO
Kamilla Bolonha Gomes - Secretaria de Saúde – Prefeitura Municipal de Serra – ES
Luciana Carletti - Programa de Pós-Graduação em Educação Física – CEFD – UFES
Anselmo José Perez - Programa de Pós-Graduação em Educação Física – CEFD – UFES
INTRODUÇÃO:
Considerado um problema de saúde pública, o excesso de peso tem caráter epidemiológico global em todas as faixas etárias (OMS, 2005). No Brasil sua frequência triplicou a partir do final da década de 1980, diagnosticado em cerca de um quinto dos adolescentes (entre 10 e 19 anos), sendo a obesidade correspondente a um quarto do total de casos de excesso de peso (IBGE, 2010). Sabe-se que o excesso de peso interfere no desempenho físico do cotidiano do adolescente e, consequentemente, na aptidão física e na capacidade cardiorrespiratória. Segundo Zanconato et al. (1989) e Prado et al. (2009) o aumento da massa de gordura corporal reduz o consumo máximo de oxigênio de adolescentes obesos, com valores de aptidão cardiorrespiratória mais baixos quando comparados aos indivíduos com peso normal. Porém, observa-se que são escassos os trabalhos que estudam adolescentes com excesso de peso ao nível do desempenho submáximo em teste cardiopulmonar de exercício utilizando o limiar anaeróbico ventilatório (LAV) como referência. Sendo assim, é necessário estudar as respostas aos parâmetros fisiológicos decorrentes do exercício aeróbico máximo e submáximo de adolescentes com excesso de peso, auxiliando na prescrição de exercícios físicos em intensidades mais apropriadas para essa população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetivou identificar e comparar os valores das variáveis cardiorrespiratórias no limiar anaeróbico ventilatório (LAV) de adolescentes com peso normal e excesso de peso.
MÉTODOS:
A amostra foi composta por 140 adolescentes entre 10 e 14 anos, sendo 55 meninas e 85 meninos, escolares do município de Vitória/ES. Foram mensuradas massa corporal e estatura para cálculo do índice de massa corporal (IMC). Os adolescentes foram divididos em: grupo peso normal (GPN) e grupo excesso de peso (GEP), que englobou o sobrepeso e a obesidade. Os adolescentes realizaram um eletrocardiograma de repouso, teste cardiopulmonar de exercício em esteira ergométrica (Inbrasport Super ATL) utilizando o ergoespirômetro MedGraphics Corporation (MGC) e protocolo de rampa. O LAV foi identificado pelo método V-slope e/ou equivalente ventilatório de oxigênio (VE/VO2). Foram analisadas as seguintes variáveis no LAV: consumo de oxigênio (VO2 ml.kg-1.min-1), frequência cardíaca (FC bpm), percentuais do consumo máximo de oxigênio (%VO2máx.) e da FC máxima (%FCmáx.), e velocidade (km/h), além do consumo máximo de oxigênio (VO2 ml.kg-1.min-1) e FC máxima. Foi realizado teste t de Student nas comparações das variáveis cardiorrespiratórias e velocidade entre os grupos, considerando p < 0,05 para significância estatística.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média de idade do GPN (n = 107) foi de 12,08 ±1,2 e de 11,6 ±0,9 para o GEP (n = 33), não havendo diferença estatística entre eles. O GPN apresentou valores significativamente maiores no LAV para VO2 (ml.kg-1.min-1) (19,98 ±6,4 vs 15,77 ±5,7) e velocidade (7,09 ±0,9km/h vs 6,2 ±1,1km/h), e para o VO2máx. (44,56 ±7,6 vs 36,04 ±6,4) quando comparado ao GEP. Estes resultados podem ser explicados, em parte, pela maior massa corporal que os adolescentes com EP apresentam, ou pela baixa aptidão cardiorrespiratória característica do estado de obesidade, ou por ambas as situações (NORMAN et al., 2005; MILANO, LEITE, 2009). Não foram encontradas diferenças entre os grupos para as demais variáveis. Uma possível explicação para a não diferença estatística entre os grupos das variáveis relacionadas às FC é que o GEP apresentou um desempenho ineficiente no teste cardiopulmonar de exercício devido ao alto custo metabólico do exercício, onde os obesos requerem maior captação de oxigênio para executar determinada tarefa, apresentando assim a FC no LAV e máxima tão elevadas quanto à do GPN.
CONCLUSÕES:
Os adolescentes com excesso de peso apresentaram um prejuízo na aptidão cardiorrespiratória ao nível submáximo (LAV) e máximo quando comparados aos adolescentes com peso normal. Embora seja importante conhecer as variáveis de desempenho físico máximo e submáximo em adolescentes, nesta amostra não é possível utilizar a FC no LAV ou máxima ou os percentuais da FCmáx. e do VO2máx. para o controle da intensidade do exercício físico, com distinção entre àqueles que apresentam excesso peso ou peso normal.
Palavras-chave: Limiar anaeróbio, Adolescente, Aptidão física.