65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
ANÁLISE QUANTITATIVA DE METILDOPA NO INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO E COMPRIMIDOS REVESTIDOS DE 500MG POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO
Philippe de Castro Mesquita - Graduando de Farmácia da UFRN e estagiário da COP&D/LAFEPE
Márcia Cristina da Silva - Técnica em química – IFPE e técnica em qualidade da COP&D/LAFEPE
Paulo Pedrosa Victor Neto - Engenheiro Químico do LAFEPE
Zênia Maria Maciel Lavra - Farmacêutica doutoranda da UFPE e Superintendente do LAFEPE
Aíla Karla Mota Santana - Profa de Farmácia da FPS, doutoranda da UFPE e farmacêutica da COP&D/LAFEPE
Bruno Aires dos Santos - Mestrando de Farmácia da UFPE e farmacêutico-industrial da COP&D/LAFEPE
INTRODUÇÃO:
A metildopa (MTD) é um pró-fármaco que atua no Sistema Nervoso Central, utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, um problema de saúde pública que afeta um em cada quatro brasileiros. Para facilitar o acesso da população à farmacoterapia segura e eficaz, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE) se empenha na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos contendo a MTD. As normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) vigentes exigem que os métodos de teste, utilizados para assegurar a conformidade dos produtos farmacêuticos em relação às especificações estabelecidas, devem atender aos padrões adequados de especificidade, linearidade, precisão, exatidão e robustez, conforme a RE nº 899, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 2003. No delineamento de uma nova forma farmacêutica e de nova metodologia analítica a validação é um aspecto fundamental para garantir que os resultados obtidos sejam reprodutíveis e que o método forneça informações confiáveis. Segundo a Farmacopéia Americana, validação é o processo que fornece uma evidência documentada, através de estudos de laboratório, de que as características de desempenho ou parâmetros analíticos do método alcançam os requisitos para aplicações analíticas pretendidas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo validar o método para quantificação da metildopa - insumo farmacêutico ativo (IFA) e co-validar esta metodologia para análise dos comprimidos revestidos LAFEPE Metildopa 500mg por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), seguindo os parâmetros definidos na Resolução RE nº 899, de 29 de maio de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
MÉTODOS:
A validação do método analítico foi conduzida seguindo-se os parâmetros definidos na Resolução RE nº 899, de 29 de maio de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera o ensaio de testes quantitativos para a determinação do princípio ativo em produtos farmacêuticos ou matérias–primas, classificando-o na categoria I, sendo necessária a avaliação da especificidade, linearidade, limites, precisão, exatidão e robustez. Os estudos foram realizados sob as seguintes condições cromatográficas, para o insumo farmacêutico ativo e produto acabado: fase estacionária coluna Phenomex Gemini® C18, 250 x 4,60 mm; fase móvel metanol / tampão fosfato pH 4,3, com bombeamento por gradiente e fluxo de 1,0 mL/min; comprimento de onda em 282 nm; volume de injeção de 20 microlitros; tempo de corrida 60 minutos e temperatura do forno de 25ºC. A linearidade foi determinada analisando as concentrações 160, 256, 288, 320, 352, 384 e 480ppm. A especificidade foi avaliada frente o diluente e o placebo. Na robustez foram avaliados dois fabricantes do metanol, fluxo com variação ± 0,03º C e temperatura do forno com variação ± 1,0º C. Foi avaliada a repetitividade e precisão intermediária. Os dados foram tratados estatisticamente pelo teste t de Student e por Análise de Variância (ANOVA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os parâmetros cromatográficos para o método em validação foram checados para confirmar que o sistema trabalhou corretamente durante as análises, apresentando tempo de retenção de 7,753 minutos, número de pratos teóricos de 5547, resolução de 1,58 e assimetria de 1,20. O método se mostrou específico e seletivo, indicando que outras espécies químicas não interferem na determinação quantitativa da MTD. A curva padrão do fármaco apresentou linearidade (r²=0,9939) para o intervalo de concentração escolhido (160-480 ppm), com limite de quantificação (LQ) de 12,83 ppm e a seguinte equação da reta y = 52877,29 (±2406,925) x + 902516,7 (± 493017). A repetitividade e precisão intermediária (esta foi avaliada entre dias e entre analistas) mostraram coeficientes de variação (CV) dentro das especificações, inferior a 5%. A exatidão foi investigada em três níveis de concentração (50, 100 e 150%) e apresentou CV inferior a 5%. As pequenas variações propostas no ensaio de robustez não interferiram no método analítico, assim apresentou-se robusto para fluxos de 0.97, 1.00 e 1.03 mL/min, para temperaturas de forno de 24, 25 e 26ºC e os fabricantes de metanol JT Baker® e Carlo Erba®.
CONCLUSÕES:
Os resultados demonstraram que o método selecionado é robusto, linear, preciso, exato, específico e seletivo para a análise quantitativa da Metildopa. Desta forma o método desenvolvido foi validado seguindo as Boas Práticas de Fabricação e Controle e a Resolução nº 899 de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, podendo ser utilizado para quantificação deste insumo farmacêutico ativo em matéria-prima e na forma farmacêutica, comprimidos revestidos de 500mg, do LAFEPE.
Palavras-chave: Controle de Qualidade, Indústria Farmacêutica, ANVISA.