65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
LEVANTAMENTO ÁRBOREO ARBUSTIVO DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE/APODI
Cicero Antonio Amorim dos Santos - Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
Charleston de Oliveira Bezerra - Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
Marcos Vinícius Furtado Gomes - Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
Sidney Kal-rais Pereira de Alencar - Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
Vitória Moraes Máximo - Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
Girlaine Souza da Silva Alencar - Profª. Doutoranda em Geogragia/Orientadora Depto. de Estudos Ecológicos - IFCE
INTRODUÇÃO:
A Floresta Nacional (FLONA) do Araripe/Apodi está localizada entre as latitudes 07°11’42’’ e 07°28’38’’ Sul e longitudes 39°13’28” e 39°36’33” Oeste, fazendo parte da Chapada do Araripe. Possui uma área de 38.969,09 ha, abrangendo os municípios cearenses de Barbalha, Crato, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha e Nova Olinda. A Chapada do Araripe é conhecida pela sua importância paleontológica, bem como também para a manutenção do equilíbrio hidrológico regional, climático, edáfico, ecológico e no contexto socioeconômico para as comunidades de sua área de influência. O conhecimento da fitossociologia da FLONA do Araripe/Apodi é fundamental para entender a diversidade do ecossistema como um todo, visando à valoração ambiental, bem como orientar algumas propostas de manejo adequadas, fornecendo também informações não só para o conhecimento florístico de uma vegetação particular, mas informações complementares sobre espécies mais importantes e/ou representativas das comunidades florísticas, pois estudos como esses fornecem uma visão básica sobre a composição arbórea arbustiva dos ecossistemas, além de parâmetros estruturais como dominância, densidade e frequência bem como a visualização das tendências dos processos de sucessão ecológica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento florístico da flora arbórea e arbustiva de uma parcela da FLONA localizada na Floresta subcaducifólia tropical xeromorfa (Cerradão) localizada próxima ao acampamento de coletores de pequi (Caryocar brasiliensis), a fim de obter dados sobre sua diversidade vegetal.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em uma área de 200m2 da FLONA do Araripe/Apodi, localizada sobre as latitudes 07⁰24’48” Sul e 039⁰20’47,4” Oeste no município de Barbalha-CE. Inserida na Bacia do Salgado com o clima tropical quente subúmido uma vegetação bastante diversificada composta por: Carrasco, Floresta subcaducifólia tropical xeromorfa (Cerradão) e Floresta subperenifólia tropical pluvio-nebular (Mata úmida, Serrana). A área escolhida foi subdividida em vinte parcelas de 1m2, totalizando 200 m2, para este trabalho foram consideradas apenas plantas vivas com altura ≥ 1m, sendo classificadas como arbustos (Ab) espécimes com altura ≤ 2m e árvores (Ar) com altura ≥ 2m. Coletaram-se os parâmetros: Diâmetro a Altura do Solo (DAS) a 3,0 cm, Diâmetro a Altura do Peito (DAP) a 1,30 m e o Diâmetro da Copa (DC) apenas dos arbustos. Os indivíduos foram posteriormente etiquetados e identificados pelo seu nome vulgar por um nativo da região. Para o cálculo da diversidade foi utilizado o índice de diversidade de Shannon-Wiener (H’) utilizando o software DivEs. Os dados coletados foram encaminhados para o Laboratório de Estudos Ecológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – Campus Juazeiro do Norte e posteriormente as amostras identificadas em um herbário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após tabular os dados encontrados em campo obteve-se um total de 345 indivíduos de 24 espécies diferentes, dentre eles 201 Ar e 144 Ab, contudo não foi possível a identificação de todos os indivíduos pelo nome científico. Com o auxílio do software DivEs calculou-se o índice de diversidade H’ para a parcela, que apresentou valor igual 0,2953, o qual representa um valor muito baixo, provavelmente devido a predominância de algumas espécies. Dentre os indivíduos analisados, às incidências mais expressivas de Arbustos foram Café Bravo (Margaritaria nobilis L. f), Canela de Veado (Helitta apiculata Benth), Cheiroso, Murta (Eugenia puniciflora), entre as Árvores foram Canela de Veado e Murta. Observa-se uma incidência maior, considerando árvores e arbustos, das espécies Canela de Veado e Murta, que pode ser devido a uma maior adaptação destas ao meio em função da predominância dos outros indivíduos tanto no estrato arbustivo como arbóreo. Em relação aos parâmetros coletados, os arbustos (Ab) apresentaram uma altura média (H) de 1,51m, diâmetro a altura do solo (DAS) 15,30mm, diâmetro a altura do peito (DAP) 6,54mm e o diâmetro de copa (DC) 1,12m. Quanto ao DAS e o DAP médio das Ar, como esperado, foram maiores do que os dos arbustos, 38,98mm e 28,36mm, respectivamente.
CONCLUSÕES:
A área estudada apresenta uma baixa diversidade biológica de espécies vegetais, segundo o índice de Shannon-Wiener. Mesmo com poucos estudos dessa natureza nesse ecossistema, supõe-se que este fato ocorre, devido ao efeito borda nas faixas de transição entre floresta e ambientes abertos, especialmente a rodovia estadual CE-060 que corta a FLONA do Araripe/Apodi, bem como as interferências antrópicas na floresta, além da proximidade com o acampamento de coletores de pequi (Caryocar brasiliensis). Então, se fazem necessários mais estudos desta natureza na FLONA do Araripe/Apodi para a geração de dados que servirão para a elaboração de estratégias para manejos adequados dos recursos da região.
Palavras-chave: FLONA, DIVERSIDADE BIOLÓGICA, ECOSSISTEMA.