65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
A PERCEPÇÃO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE SAÚDE AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM JARDIM SÃO PAULO, BRASIL
Tayane da Silva Vasconcelos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE
Rafaela Alves Pereira da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE
Alessandra Lee Barbosa Firmo - Profa. Msc. - Depto. Acadêmico de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – IFPE
INTRODUÇÃO:
As discussões acerca das inter-relações entre saneamento, saúde e meio ambiente vem crescendo nos últimos tempos. Entretanto, o planejamento voltado para a infraestrutura, saneamento e qualidade de vida ainda são escassos, sendo as classes sociais menos favorecidas as mais atingidas. No Brasil, a má distribuição de renda e o baixo grau de escolaridade, aliados às péssimas condições de habitação se configuram como fatores importantes nas condições de vida e saúde. Na comunidade de Jardim São Paulo, Pernambuco, Brasil, na Rua Guarulhos especificamente, a situação não é diferente. As casas dessa rua não possuem sistema de saneamento básico e os dejetos dos moradores vão todos para uma rede de drenagem de águas pluviais, que atualmente encontram-se á céu aberto, e os problemas de alagamentos são constantes agravando ainda mais a situação e o contato direto dos morados com a água contaminada o que acarreta um número elevado de doenças para esta população. Nesse contexto, o estudo da percepção ambiental é de extrema importância, pois é por meio dele que é possível investigar as necessidades, satisfações, insatisfações e expectativas que os indivíduos têm em relação ao seu meio ambiente. Facilitando o planejamento ambiental e o os trabalhos de sensibilização ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo descrever e comparar a percepção ambiental em diferentes condições sanitárias dos moradores da Rua Guarulhos e da Rua Doutor Metódio Maranhão, localizadas em Jardim São Paulo, Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos podem subsidiar o desenvolvimento e metodologia de projetos de gestão ambiental, saúde e saneamento locais.
MÉTODOS:
A área de estudo fica localizada no bairro de Jardim São Paulo, na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Foi escolhida a Rua Guarulhos por esta ser próxima ao Canal Guarulhos e a Rua Doutor Metódio Maranhão por ser localizada no mesmo bairro e por apresentar saneamento básico, servindo como um parâmetro de comparação. As informações foram obtidas por meio de um questionário, aplicado em 60 residências, relacionado à percepção ambiental, ao saneamento básico local e à saúde. Para analisar o grau de contaminação da água do Canal Guarulhos e os riscos que a população do entorno está submetida ao ter contato com essa água, foram coletadas amostras e assim foram determinadas a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e a concentração de bactérias do grupo coliformes termotolerantes. A análise da DBO foi realizada no Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade (LEAQ) e o teste de coliformes termotolerantes foi realizado no Laboratório de Saneamento Ambiental ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na Rua Doutor Metódio Maranhão, 27% dos entrevistados possuem ensino médio completo, enquanto a Rua Guarulhos 8% da população possui esse grau de ensino. A baixa escolaridade dessa Rua levou um baixo nível de percepção em relação aos problemas ambientais, como: desperdício de água, resíduos sólidos, a saneamento e a importância da educação ambiental. Em relação à coleta dos resíduos, ambas as ruas possuem coleta regular, mas 87% dos moradores da Rua Doutor Metódio Maranhão colocam seus resíduos em locais adequados para que ocorra a coleta. Em contrapartida, 40% dos entrevistados da Rua Guarulhos dispõem seus resíduos de forma inapropriada, e até mesmo diretamente sobre o canal. Causando entupimentos, alagamentos e aumentos da atração de vetores como ratos, baratas e mosquitos. Provavelmente, esse seja o motivo de 63% dos residentes da Rua Guarulhos visitarem constantemente o posto de saúde, o que não ocorre em números tão elevados na rua saneada. O valor médio de DBO encontrado foi de 44,2 mg O2 /L, considerado um valor elevado para um canal de drenagem de águas pluviais. A concentração média de coliformes esteve na grandeza de 1,00.10-5, considerado elevado pelo CONAMA 430 (2011), indicando que a população do entorno corre elevado risco de contaminação por agentes patógenos.
CONCLUSÕES:
A análise da percepção ambiental, bem como indicadores de saneamento básico e as análises de DBO e coliformes termotolerantes caracterizou e diferenciou a Rua Guarulhos da Rua Doutor Metódio Maranhão. Foi possível identificar diversos fatores de risco que podem estar influenciando o quadro de doenças da população da Rua Guarulhos que refletem na elevada freqüência desses moradores ao posto de saúde tais como baixo nível de percepção ambiental e disposição inadequada dos resíduos. Diante disso, pode-se afirmar que ações de educação ambiental e saneamento básico são indispensáveis tanto para a prevenção de doenças, quanto na preservação do meio ambiente. Além disso, ressalta-se que a Rua Guarulhos necessita de investimento público para a melhoria do sistema de saneamento básico, envolvendo também programas de gestão de resíduos e, assim, poderá ser possível obter melhorias no equilíbrio entre os aspectos ecológicos e sociais da região.
Palavras-chave: Percepção ambiental, Saneamento básico, Doenças.