65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
HORTA ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO POVOADO JARDIM CORDEIRO, DELMIRO GOUVEIA-AL
Luiz Gustavo de Campos - Geografia / licenciatura – UFAL
Mayara dos Santos Feitoza - Geografia / licenciatura - UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Prof.ª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto, sob orientação do Professor Kleber Costa da Silva, busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. É urgente que as sociedades sejam instruídas a desenvolverem-se de modo sustentável, considerando as complexas relações que moldam o contexto de vida em sociedade. Buscamos trabalhar a proposta de uma a horta escolar como estratégia pedagógica interessante à educação ambiental, atendendo à necessidade da comunidade escolar (Escola Municipal J. C. Filho, Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL) de buscar formas cada vez mais simples e capazes de transformar os alunos em indivíduos mais conscientes e ativos. A partir desses referenciais, propõe-se uma atuação a processar-se de forma permanente no cotidiano dos alunos, mediante a revisão de suas práticas sociais; favorecendo a mobilização e a consciência transformadora do espaço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar a importância do trabalho e cultura do homem do campo, identificar técnicas de manuseio na horta, conhecer técnicas de cultura orgânica. Implantar e manter a horta escolar de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e transformador do ambiente em que vive à luz do ensino da Geografia.
MÉTODOS:
Participaram do trabalho 19 estudantes matriculados no sétimo ano da Escola Municipal Dr. José Correia Filho, localizada no Povoado Jardim Cordeiro, pertencente à cidade de Delmiro Gouveia/AL. As atividades implicaram a interação entre teoria e prática. Num primeiro momento foram inseridos conceitos e os objetivos fundamentais do projeto, dentre o quais, mobilizar os alunos para o cultivo e manutenção da horta na escola de modo permanente; socialização das técnicas de cultivo; além de preparar os estudantes para desenvolver a função de monitoria no decorrer de todo o ano. Iniciada a construção e a revitalização do espaço, os alunos puderam ter um contato mais direto com a terra. Divididos em grupo e acompanhados por uma funcionária da escola e pelos demais bolsistas, no trabalho de manutenção da horta. Para a irrigação, utilizamos a água armazenada no reservatório próximo. Existe um problema a ser explicitado: a escola sofre constantemente com a falta d’agua. Por isso foi utilizado um sistema por de irrigação por gotejamento, feito com garrafas pet, a fim de economizá-la. Foram realizados diálogos com o grupo participante a respeito da preservação e conservação ambiental, desafios da relação homem-natureza e suas percepções a respeito do trabalho na horta escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A criação e manutenção da horta, construída pela comunidade escolar, viabilizou maior interação dos alunos com o meio em que vivenciam. O projeto inseriu os alunos numa ótica volta à noção de ambiente sustentável, possibilitando uma aproximação de atitudes mais críticas com relação às problemáticas ambientais atuais.
O trabalho com a horta, apesar do estágio inicial, propiciou o desenvolvimento de atividades que relacionaram a teoria com a prática, de modo que os alunos puderam compreender as relações do homem com a natureza e ter suas percepções acerca das transformações relacionadas ao ambiente natural; além de incitar a responsabilidade dos mesmos com o meio ambiente. O projeto espera contribuir para a conscientização da necessidade de conservação de recursos naturais e preservação do meio ambiente, promovendo uma maior integração entre aluno, professor, comunidade escolar e a universidade a partir de uma abordagem contextualizada e dinâmica.
CONCLUSÕES:
A horta escolar possibilitou constituir laços de confiança e solidariedade entre a universidade e comunidade escolar, através da articulação das ações planejadas. A comunidade escolar passa a ser valorizada enquanto agente transformador, vivenciando na prática, o que se aprende na sala de aula com mais eficácia. Com as atividades desenvolvidas, tivemos a oportunidade de redescobrir conceitos e vivenciar experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem. A horta propiciou aos alunos a apropriação do conhecimento a partir de uma visão diferenciada, os mesmos possuíam uma maior liberdade para fazer questionamentos, discorrer sobre as atividades trabalhadas, analisar as questões ambientais inseridas no contexto do estudo.
O desenvolvimento do presente trabalho demonstra que é possível promover a construção do conhecimento a partir de ideias simples e inovadoras, através de um ambiente diferenciado de ensino-aprendizagem, que possibilite ao educando uma maior interação com os conteúdos trabalhados e ao professor a função de mediador de todo esse processo. O projeto é apenas o começo para um longo caminho de construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável, e que tenha no processo ensino-aprendizagem a motivação e o estímulo para vencer desafios.
Palavras-chave: Iniciação à docência, Geografia, Delmiro Gouveia.