65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A brinquedoteca como espaço sócio-cognitivo na disciplina de Física
Lilianne Cabral Rabelo - Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC
Selma Valentim de Lima - Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC
Melquisedeque Rodrigues de Lima - Prof. Mestre/Orientador - Depto. de Educação a Distância de Física - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado na Escola de Referência João Pessoa Souto Maior em Sairé-PE,com os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio,no período de fevereiro a março do ano de 2013, com o intuito de compreender a aplicabilidade da brinquedoteca nessa etapa da educação,a partir da elaboração de brinquedos por esses alunos. Os brinquedos foram construídos e, paralelo a isso, lançamos mão da associação de diversos conteúdos programáticos dessa disciplina como velocidade,aceleração,Leis de Newton,força,vetores,resistência do ar, força de atrito,pressão,empuxo,calorimetria,transferência de calor e eletromagnetismo, demonstrando que a disciplina de Física não tem como exclusividade cálculos intermináveis e complexos. A brinquedoteca oferece um espaço que tem como objetivo promover o desenvolvimento da inteligência, criatividade e sociabilidade não só das crianças, como também dos adultos. Falar de brinquedoteca é também desvincular o lúdico da infância, pois jogos e brinquedos não são privilégios somente das crianças, embora o brinquedo seja considerado a essência da infância. É preciso pensar a brinquedoteca como um espaço que contemple todas as etapas do desenvolvimento humano, entendendo como base filosófica o construtivismo e sociointeracionismo de Jean Piaget e Lev Vygotsky.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar formas didáticas mais atrativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física; Reconhecer que o ensino de Física pode ser mais interessante ao despertar a ludicidade dos educandos; Analisar atitudes e comportamentos ao elaborar a brinquedoteca, visando à compreensão e identificação com os conteúdos propostos em sala de aula.
MÉTODOS:
A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. Os experimentos foram sintetizados na elaboração e construção de um brinquedoteca. Os alunos foram divididos em 10 grupos de 5 integrantes cada, sendo cinco grupos do 2º ano e cinco do 3º ano, no qual, puderam escolher livremente o brinquedo que iriam confeccionar. As produções variaram e os brinquedos foram do tipo vaivém, carrinho de garrafa pet, ioiô, barquinho a vapor, estilingue, espingarda de pressão, avião e um trem bala. Os brinquedos foram apresentados para a educadora, na qual, associou os devidos conteúdos da disciplina de Física: velocidade, aceleração, as Leis de Newton (Princípio da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Princípio da ação e reação), força, vetores, resistência do ar, força de atrito, pressão, empuxo, calorimetria, transferência de calor e eletromagnetismo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos construíram os brinquedos, sendo um por grupo. Apresentaram os brinquedos e os devidos conteúdos de Física relacionados na construção. Para finalizar o processo, elaboraram um relatório sobre o procedimento de construção do material, com fotos, e com os devidos resumos dos conteúdos abordados, por cada grupo. Como culminância houve a apresentação de todos os brinquedos para a comunidade escolar, formando, posteriormente, a primeira brinquedoteca do município, na qual o Grêmio Estudantil da escola ficou responsável pelos empréstimos e conservação dos brinquedos. Assim, os alunos puderam perceber que na ludicidade, consegue-se haver o aprendizado na disciplina de Física e que a mesma está presente no cotidiano de todos e em situações inesperadas. Tiveram a oportunidade de reviver as brincadeiras de infância, pois, muitos dos brinquedos construídos por eles, fizeram parte da infância dos mesmos. Tratamos aqui os conceitos de construtivismo e sócio-construtivismo, tão retratados e idealizados por Piaget e Vygotsky
CONCLUSÕES:
Pudemos observar que o lúdico influencia de forma positiva para o processo de ensino aprendizagem, e para o convívio entre educandos, educandos/comunidade escolar e educandos/educadores. Possibilitou a amplitude da criatividade de cada um e o resgate das emoções vivenciadas quando crianças, havendo o reconhecimento de todos os envolvidos que o ensino da física pode ser bem mais produtivo e interessante quando se trabalha a didática a partir da ludicidade. Houve o reconhecimento da comunidade escolar de que a brinquedoteca é um espaço que pode ser utilizados por todos que querem aprender a partir de aulas divertidas, dinâmicas e que tenha conteúdo para articular a teoria com a prática.
Palavras-chave: ludicidade, prática pedagógica, ensino-aprendizagem.