65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
A estrutura tecnológica da Escola Municipal Ivonete Marciel e o seu uso em sala de aula.
Priscila Cristiane Lopes de Araújo - Departamento de Artes - UFRN
José Sávio Oliveira de Araújo - Orientador. Departamento de Artes - UFRN
INTRODUÇÃO:
A tecnologia vem invadindo nas últimas décadas nossas vidas. E os meios pelos quais nos comunicamos também vêm sofrendo essa metamorfose. Por meio dos equipamento contemplados com a tecnologia junto a internet entre outros adereços tecnológicos, os professores vem descobrindo/produzindo novos métodos pedagógicos tendo como foco principal o desenvolvimento dos alunos. Com base nessa assertiva, se faz necessário um estudo mais aprofundado sobre o uso desses mecanismos em sala de aula e a sua importância na formação do discente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na E. M. Ivonete Marciel. Tem como objetivo principal levantar dados sobre a estrutura tecnológica utilizada na escola e baseando-se nesses dados, analisar a contribuição fornecida pelos novos recursos tecnológicos à professores e alunos. Principalmente o que concerne ao desenvolvimento das aulas e sua promoção na inclusão das novas tecnologias
MÉTODOS:
Por meio de pesquisa de campo foi realizado um levantamento de dados. tendo com ferramenta questionários elaborados previamente cujas questões focam, tanto na parte estrutural (física), da escola em questão, quanto na utilização desses recursos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No desenvolvimento dessa pesquisa são apontadas as relações da tecnologia e seus benefícios, na sala de aula o resultado é positivo as aulas que tem como complemento os meios tecnológicos, as salas climatizadas com professores específicos que faz interação de informações com os pedagogos, com princípios de levar o conteúdo das aulas para as aulas de laboratório.
CONCLUSÕES:
A tecnologia contribui para aprendizagem no âmbito escolar ao proporcionar aos docentes uma ampla possibilidade de meios para fomentar aulas, além dos recursos primários tais como: livros e quadro negro/branco. O professor quando faz uso desses mecanismos aproxima os discentes aos novos meios de comunicação e facilita o sua inserção no conteúdo a ser ministrado, além disso, ele tem uma função, pois o domínio das novas tecnologias além de ser imprescindível para uma socialização mais ampla (por meio das redes sociais, por exemplo) é fundamental para adentrar no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Tecnologia e ensino, O uso de novas tecnologias em sala de aula, Ensino de Teatro.