65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DA PORCENTAGEM E VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA DE ACESSOS DE MELANCIA COLETADOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Ludhiane Carvalho dos Santos - Bolsista PIBIC Universidade do Estado da Bahia, Laboratório de Biologia
Manoel Abílio de Queiróz - Pesquisador bolsista CNPq Universidade do Estado da Bahia, Lab. Biologia
Gessilândia da Silva Oliveira - Bolsista PIBIC Universidade do Estado da Bahia, Laboratório de Biologia
Fernanda de Carvalho Araújo - Bolsista PICIN Universidade do Estado da Bahia, Laboratório de Biologia.
José Hamilton da Costa Filho - Doutorando em fitotecnia (Melhoramento de plantas) da Univ. Federal de Viçosa
INTRODUÇÃO:
A espécie Citrullus lanatus foi introduzida no Brasil por diferentes rotas e em épocas distintas, sendo que a mais antiga tornou-se dispersa na agricultura familiar em diferentes partes do país, notadamente no Nordeste brasileiro e a introdução mais recente com tipos melhorados tornou-se importante no agronegócio brasileiro. O Nordeste brasileiro, alvo principal na introdução mais antiga, tem uma grande diversidade de tipos de melancia na agricultura tradicional, na qual os agricultores usam as próprias sementes que são armazenadas em condições várias. Parte dessa variabilidade foi resgatada e formou o Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas para o Nordeste brasileiro (BAG). Porém, nesse trabalho o estado do Rio Grande do Norte só teve coleta de acessos recentemente e até então os mesmos não foram estudados. No entanto, para se manejar as sementes em um BAG o conhecimento da qualidade fisiológica das sementes é de fundamental importância e, considerando-se que as amostras coletadas podem ser obtidas de sementes de frutos recém colhidos, de sementes dos próprios agricultores que armazenam as mesmas em vários tipos de recipientes e em condições ambientais, torna-se necessário o estudo do comportamento das sementes que foram coletadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou avaliar o comportamento das sementes estimando-se a porcentagem e a velocidade de emergência de sementes de acessos de melancia coletadas em áreas da agricultura familiar do Rio Grande do Norte visando obter informações para o manejo do BAG.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (DTCS/UNEB) Juazeiro-BA. Foram utilizados 18 acessos de melancia da agricultura tradicional coletados no estado do Rio Grande do Norte, em Caraúbas (01, 02, 03,04 e 05) em Apodi (10, 14, 15, 17, 18, 22, 23, 24), em Lage Pintada (07 e 11) em Cerro Corá (43) em Cruzeta (36) e em Mossoró (12). A variedade comercial Crimson Sweet foi incluída sendo a testemunha. O experimento foi realizado em casa de vegetação coberta com sombrite de 50% de luminosidade utilizando bandejas de isopor preenchidas com substrato comercial para hortaliças, onde foram distribuídas 40 sementes por acesso. O delineamento empregado foi inteiramente casualizado e a umidade do substrato foi mantida com irrigações diárias. Foram feitas observações diárias da emergência das plântulas quando estas apresentavam as folhas cotiledonares e as observações continuaram até que não surgisse nenhuma nova emergência em cada acesso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O acesso 43 não germinou e os acessos 05 e 15 apresentaram porcentagens baixas (45 por cento e 32,5 por cento). A variedade comercial Crimson Sweet juntamente com alguns acessos (07, 10, 14, 17, 18 e 23) apresentaram 97,5 por cento de germinação sendo que o acesso 12 se destacou com 100 por cento de germinação, enquanto que os demais acessos apresentaram porcentagens intermediárias (acima de 65 por cento).
A média de velocidade de emergência dos acessos variou de cinco (acesso 17) a 16 dias (acesso 36), o que mostra uma grande variação entre os acessos. O acesso 05 apresentou baixa percentagem de germinação e o pouco que germinou mostrou uma baixa velocidade de emergência, indicando claramente baixo vigor, mas o acesso 15 também com baixa germinação apresentou elevada velocidade de emergência (alto vigor). Os demais acessos apresentaram porcentagens de emergência intermediárias e no entanto tiveram uma velocidade de emergência elevada. Os acessos 17, 18 e 12 apresentaram os melhores desempenhos (germinação e velocidade de emergência), indicando que as sementes desses tratamentos estão com bom vigor. É provável que as sementes dos acessos com elevada velocidade de emergência que não emergiram tenham também dormência em algum grau.
CONCLUSÕES:
O processo de armazenamento de sementes dos agricultores, na agricultura familiar do Rio Grande do Norte mostrou grande variação quanto à qualidade fisiológica das sementes dos mesmos o que era esperado, pois alguns guardam em recipientes diferentes em garrafas plásticas, outros permutam sementes com os vizinhos e, tem ainda o caso de sementes recém colhidas de frutos, e, portanto, essas sementes devem ser multiplicadas para que se possa regenerar as sementes de todos os acessos com vistas à preservação das sementes em câmaras frias para conservação de médio e longo prazos no Banco de Germoplasma.
Palavras-chave: Citrullus lanatus, Qualidade fisiológica de sementes, Vigor.