65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA BELO MONTE E AS REPERCUSÕES SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PA
Dayane Moreira de Souza Gomes - Depto. de Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Elzane Cabral Santos - Depto. de Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Kledson Pereira Dias - Depto. de Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Antônia dos Reis Salustiano Evangelista - Prof.ª Msc./Orientadora – Departamento de Geografia – UESB
INTRODUÇÃO:
A água é um dos mais importantes recursos naturais disponível em abundância no planeta. Porém, apenas uma pequena parcela do total disponível de água é considerada adequada para o consumo, daí o despertar de diversos interesses no que diz respeito a sua exploração. O Brasil destaca-se no cenário internacional, uma vez que possui cerca de 12% de toda água doce do mundo e desse total cerca de 73% está localizado na Bacia Amazônica (ANA, 2012). Essa bacia hidrográfica é considerada a maior em extensão territorial do mundo e concentração de recursos hídricos. Apesar de todo esse potencial hídrico, a região é pouco habitada quando comparada as demais regiões brasileiras. No entanto, com o crescimento populacional e econômico que o país vem alcançando, sobretudo nos últimos quarenta anos, cresceu a demanda de energia, e nesse contexto o governo, junto com empresários do setor elétrico passou a aproveitar o potencial hídrico da região para geração de energia que foi utilizada a partir do sistema elétrico nacional. Com isso, várias hidrelétricas foram construídas nas últimas décadas na região para suprir parte da demanda energética do país, nesse processo varias questões foram desencadeadas, principalmente no que diz respeito aos impactos socioambientais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho tem como objetivo analisar os conflitos socioambientais e a relação de poder existente com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada na região Norte no Estado do Pará.
MÉTODOS:
Para a realização do estudo foram consultados alguns autores que se preocupam com a problemática como: Alves (Hidrelétrica de Belo Monte: a apresentação de um projeto e as representações sociais que circulam em torno do conceito desenvolvimento, 2010) contribuindo no que diz respeito a relação de poder, Pimentel (O enfrentamento político dos conflitos socioambientais decorrentes da implantação de usinas hidrelétricas, 2012) que discuti conflitos territoriais e os impactos socioambientais, além disso foram consultado dados de instituições com a Agencia Nacional de Águas - ANA; e materiais disponíveis em meio digital, que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Belo Monte é um empreendimento que tem sido tema de debate por ambientalistas e Organizações Não Governamentais – ONGs, devido às diversas implicações socioambientais, já que uma grande área será inundada, e consequentemente implicará no remanejamento dessa população. O processo de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, fez com que se estabelecesse na região uma situação de conflitos e embates entre os diversos grupos sociais envolvidos nesse processo. De acordo com Alves (2010), de um lado estão os grupos que defendem a construção da barragem como um empreendimento estratégico que vai proporcionar o desenvolvimento econômico e trazer benefícios sociais para a população da transamazônica. Contrariando esta concepção, está o grupo denominado “Movimento Xingu Vivo para Sempre”, que questiona esse desenvolvimento econômico e social que trará esta barragem, já que por trás desses discursos existem outros interesses econômicos. Segundo Pimentel (2012), os principais impactos socioambientais gerados com a construção de barragens são a perda da terra de comunidades indígenas e ribeirinha; deslocamento dessas comunidades e geração de conflitos; interrupção do rio que perturba o regime aquático, impactando no modo de vida dos pescadores e dos povos indígenas.
CONCLUSÕES:
Apesar de a Usina Hidrelétrica Belo Monte ser um empreendimento de grande importância regional e nacional como fonte para suprir uma demanda de energia elétrica, a sua construção desencadeia diversos problemas que vai além do que é transmitido pelos mais diversos meios de comunicação. O desenvolvimento sustentável que é discutido na contemporaneidade acaba, na maioria das vezes ficando, ou na teoria, ou nas gavetas dos diversos órgãos governamentais, haja visto que o projeto de Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte o termo sustentabilidade foi desprezado, isso porque o que menos preocupou o governo para sua construção foram os impactos socioambientais causados com a inundação de uma extensa área, habitada por várias tribos indígenas, populações ribeirinhas e demais moradores, que são obrigados a deixarem o seu lugar e suas raízes em prol da implantação de mais uma usina na região Amazônica. Outro aspecto relevante é a preservação dessa biodiversidade riquíssima em fauna e flora, os quais são de valores inestimável para a região no que diz respeito a manutenção do equilíbrio regional.
Palavras-chave: Exploração dos Recursos Naturais, Conflitos, Reestruturação.