65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM ÁREA URBANA
Isabela Ribeiro Corrêa dos Santos - Centro de Ciências Exatas Ambientais e de Tecnologias - PUC Campinas
Sueli do Carmo Bettine - Profa. Dra./Orientadora - CEATEC - PUC Campinas
INTRODUÇÃO:
O uso intensivo da água, decorrente das atividades humanas, tem ocorrido sem controle e planejamento, provocando impactos quantitativos e qualitativos nos ecossistemas aquáticos. Portanto, torna-se implícita e crescente a necessidade de se realizar pesquisas e promover projetos para o uso planejado deste recurso, garantindo sua disponibilidade (SILVA, 2010). Ao iniciar-se estudos sobre recursos hídricos de uma determinada região é necessário o conhecimento detalhado da mesma, para que se possa ter domínio da região no que diz respeito ao uso e a ocupação do solo que se refletem nos aspectos físicos, químicos e biológicos dos seus cursos d’água e que os dados obtidos durante as pesquisas realizadas sejam interpretados de maneira adequada. Segundo trabalhos pioneiros, como os de Toebes e Ouryvaev (1970), todos os estudos em bacias hidrográficas devem ser planejados para se obter a compreensão das relações físicas e matemáticas entre os diversos componentes do ciclo hidrológico, objetivando uma melhor previsão e quantificação destes elementos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo dar prosseguimento a implantação do monitoramento de variáveis hidrológicas na microbacia urbana do córrego da Fazenda Santa Cândida no município de Campinas especialmente no que se refere aos parâmetros de qualidade da água no curso d’água principal.
MÉTODOS:
Com o objetivo de avaliar os parâmetros qualitativos da água, coletou-se amostras no Córrego Fazenda Santa Cândida, em duas ocasiões distintas, para a realização da análise segundo a norma do CONAMA 357/05 pela qual seguem-se padrões específicos para corpos d’água diferentes. Neste caso foram utilizados os padrões para águas doces de classe 1 e analisados os seguintes parâmetros: pH, turbidez, dureza, DQO (Demanda Química de Oxigênio), OD (Oxigênio Dissolvido) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).
Para os parâmetros quantitativos, foi realizado o monitoramento dos dados pluviométricos e evaporimétricos da estação do Agritempo para efetuar-se o balanço hídrico diário e mensal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados oriundos da análise qualitativa demonstraram que o curso d´água apresenta alto grau de interferência antrópica. Para as primeiras amostras coletadas os seguintes parâmetros ficaram fora do padrão: DQO de 396,0 mg/LO2 (limite 200 mg/LO2) no médio curso e uma DBO de 14,10 mg/LO2 (limite 3 mg/LO2) no baixo curso. Já para a segunda coleta e análise das amostras os resultados dos parâmetros, apesar de fora dos padrões, apresentaram-se de forma mais homogênea ao longo do curso d’água pelo fato de a coleta ter sido realizada na sequência de um episódio chuvoso de grande magnitude, assim supõe-se que a poluição difusa tenha colaborado para tais resultados. As amostras do ponto de coleta do médio curso foram as que apresentaram os piores resultados, principalmente no que diz respeito à Turbidez e Oxigênio Dissolvido.
Analisando-se os meses que apresentaram balanço hídrico positivo entre Agosto de 2011 e Julho de 2012 obteve-se um total de 597,20 litros de água por metro quadrado de área, disponível na bacia (1mm = 1litro por m²). Uma vez que a área da bacia é de 4,2 km², o volume total de água no período úmido (sete meses) foi de 2508,24.103 m³, o que representa uma vazão média potencial de 0,14 m³/s na foz do córrego da fazenda Santa Cândida para o período úmido analisado.
CONCLUSÕES:
O monitoramento qualitativo indicou que o córrego apresenta alto grau de degradação, provavelmente em função da expansão urbana em toda área da microbacia; fato este constatado pela grande dificuldade de acesso aos pontos de coleta de amostras de água devido ao descarte de entulho em suas margens, resultado do processo de intensa urbanização pelo qual a bacia tem sido submetida nos últimos dez anos.
Palavras-chave: Monitoramento hidrológico, Parâmetros qualitativos, Microbacia.