65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA “FORMAÇÃO DE FORMADORES” NO PROJETO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS PARA O ESPORTE E LAZER EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira - Prof., Ms./ Coordenador/Orientador – Faculdade de Educação Física/UFPA/Castanhal
Jackson de Almeida de Souza - Bolsista PROEXT / discente da Faculdade de Educação Física/UFPA
Amanda da Silva Rocha - Bolsista PROEXT / discente da Faculdade de Educação Física/UFPA
Raquel Sousa da Silva - Bolsista PROEXT / discente da Faculdade de Educação Física/UFPA
Wanderley Conrado Lima - Bolsista PROEXT / discente da Faculdade de Educação Física/UFPA
Antonia Aline dos Reis Santos - Bolsista PROEXT / discente da Faculdade de Pedagogia/UFPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata da questão da “Formação de Formadores”, entendendo este processo como presente na formação superior e, em particular, no Projeto de Extensão “Formação de Jovens Educadores/as Sociais para o Esporte e Lazer em Áreas de Reforma Agrária”, da Faculdade de Educação Física/UFPA/Castanhal. Trata da problemática em torno da formação de Estudantes Universitários que atuam na formação de Jovens Educadores/as Sociais de Esporte e do Lazer em Áreas de Reforma Agrária, em particular, no Assentamento João Batista II (Castanhal/PA). Nesse sentido, entendemos que o campo do esporte e do lazer (objeto da formação de formadores) como parte das determinações sociais construídas no bojo das lutas por terra e condições concretas de qualidade de vida na realidade camponesa brasileira. Para tanto, destacamos o Marco Teórico fundado no Trabalho como princípio educativo (TAFFAREL et. al.; 2006), no Método Didático como marco da Organização do Trabalho Pedagógico (SAVIANI, 1985) e no desenvolvimento da capacidade de jovens assentados em produzir, cultural e historicamente, sua autoderminação e autoorganização coletiva no jogo, esporte, dança, ginástica, teatro, lutas, cinema de demais manifestações de Tempo Livre e de Lazer (SILVA e SILVA, 2004).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estabelecer um processo de Organização do Trabalho Pedagógico; planejar e organizar ações de formação de Formadores (Grupo de Estudos, oficinas didáticas, pesquisa de campo, planejamento etc.) e avaliar os processos de Formação de Jovens assentados na Formação de Formadores no Campo do Esporte e do Lazer em Áreas de Reforma Agrária.
MÉTODOS:
A partir do marco didático-metodológico do Método Didático e na Organização do Trabalho Pedagógico fundado na Concepção Histórico-crítica da Educação (SAVIANI, 1985), todas as ações que o projeto desenvolve na Formação de Formadores se caracterizam no constante processo de experimentação, vivência e problematização da Prática Social à Prática Social (ação prática e conceito desta prática e, portanto, o saber acumulado pela humanidade em sua história – Triviños, 2006). Neste sentido, Organização do Trabalho Pedagógico na Formação de Formadores é peça fundamental para uma apropriação crítica e histórica dos conteúdos que envolvem as ações do Projeto por parte dos Estudantes-Formadores. Este processo se consolida no planejamento e organização de ações de Formação (Oficina de Teatro e Cinema, Oficina de Práticas Corporais, planejamento de Festivais de Cultura Corporal) e na organização de Grupos de Estudos, que foca nos temas da Pesquisa Matricial, Método Didático, da Organização do Trabalho Pedagógico e da Concepção Crítico-superadora da Educação Física.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As ações de Formação de Formadores possibilitaram as seguintes ações do projeto: Planejamento semestral, ampliado e coletivo, com os jovens assentados; realização de uma pesquisa de campo com a comunidade assentada, em parceria com os jovens assentados; planejamento de 3 Festivais de Cultura Corporal e um Festival Esportivo com jovens assentados; organização de oficinas com jovens assentados (Direitos Humanos e Lazer, Cinema e organização/embelezamento da Praça do Assentamento João Batista II) e o desenvolvimento das ações pontuais advindas destas oficinas: exibição de filmes/documentários no Assentamento e a realização de Festivais mensais de Esporte e Lazer. Ainda que seja possível destacar e qualificar o processo de formação de formadores em foco, por outro lado, encontramos no desenvolvimento do projeto os obstáculos de ordem social e econômica que afeta jovens de áreas não urbanas, a saber, a busca fora do assentamento por (i) rendimentos financeiros para complemento de renda familiar e (ii) a formação complementar de Ensino Médio. Esses obstáculos estabelecem uma rotatividade no público final do processo de formação (jovens assentados), o que limita o alcance geral do projeto: a autoorganização e autoderminação para o esporte e lazer em áreas de Reforma Agrária.
CONCLUSÕES:
Entendendo o processo de formação como contínuo, ainda assim, é possível estabelecer o avanço na formação de jovens futuros professores, em particular, na sua formação como formadores. Ainda assim, esta etapa da vida na formação acadêmica não tem em projetos de atuação no campo do Esporte e do Lazer e, particularmente, em áreas distantes dos centros urbanos (neste caso, um Assentamento de Reforma Agrária) um campo de atuação profissional futura. A importância de um projeto desta referência se dá pelo fato de em áreas de assentamento termos, no diálogo com a Universidade, praticamente a única possibilidade de ações sociais significativas e permanentes. Portanto, o papel da Universidade Pública neste contexto vai além da aparente manifestação de um projeto de extensão. Segue, historicamente, com o compromisso de destacar uma muito significativa demanda social, econômica, acadêmica e científica, dando sentido e significado de sua existência e papel junto às comunidades mais distantes de seus muros. Nesse sentido, a Formação de Formadores, objeto deste trabalho, se estabelece como caminho importante para a formação de sujeitos de direitos, no campo e na cidade, em particular, com o direito ao esporte e lazer, materializada na sistematização das ações realizadas neste campo.
Palavras-chave: Formação de Formadores, Esporte e Lazer, Reforma Agrária.