65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
JOGO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL LÚDICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ivanildo Silva - Centro de Educação e Saúde – UFCG – Campus Cuité-PB
Paulo Sérgio Gomes da Silva - Prof. Dr./Orientador - Centro de Educação e Saúde – UFCG – Campus Cuité-PB
Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas - Profa. - Centro de Educação e Saúde – UFCG – Campus Cuité-PB
Juliano Carlos Rufino de Freitas - Prof. - Centro de Educação e Saúde – UFCG – Campus Cuité-PB
INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais, os profissionais docentes ligados ao ensino de química têm sido cada vez mais desafiados a buscarem novas estratégias que tornem suas aulas mais dinâmicas, estimulem o aprendizado do aluno e promovam uma melhor compreensão dos conceitos estudados. Nesse sentido, os jogos didáticos têm se destacado como uma das estratégias mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de química, visto que, sua aplicação permite que os conteúdos de química sejam trabalhados de forma dinâmica e contextualizada, facilitando a conexão dos conceitos químicos com o cotidiano dos alunos. Segundo Rojas (2002) o jogo não é qualquer tipo de interação, mas uma atividade que tem como traço fundamental os papeis sociais e as suas ações em estreita ligação com a motivação e o aspecto técnico-operativo da atividade. Para Luckesi (2000) a aplicação dos jogos lúdicos tem-se demonstrado satisfatória, evidenciando em sua estratégia o papel do aluno reflexivo. Com base nesses pressupostos, o presente trabalho apresenta uma proposta de elaboração de um material lúdico-pedagógico para o auxílio do ensino de ligações químicas, tabela periódica e aplicações dos elementos químicos, induzindo o raciocínio, o pensamento crítico e a construção do conhecimento químico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático que venha auxiliar o professor/mediador no ensino das ligações químicas, possibilitando assim, tanto uma maior interação aluno-professor-conhecimento, como uma aprendizagem mais significativa.
MÉTODOS:
O Jogo das Ligações Químicas foi planejado para ser utilizado na educação básica ou na superior. Para a elaboração desse jogo foram utilizados materiais de baixo custo e de fácil aquisição, como o EVA – poli-etilvinilacetato (emborrachado). As peças do jogo, foram confeccionadas em EVA nas dimensões de 2cm x 4cm, onde, foram coladas imagens contendo informações sobre a principal aplicação dos elementos químicos, nomenclatura, distribuição eletrônica, grupo na tabela periódica e o número de elétrons a serem doados ou recebidos para completar o octeto em ligações químicas. As peças assemelham-se a um dominó clássico, de um lado contem círculos preenchidos (indicando quantos elétrons tendem a “doar”) ou círculos vazios (indicando quantos elétrons tendem a “receber”). No outro lado a distribuição eletrônica das camadas internas em cores diferentes para cada grupo da tabela periódica. O jogo tem como objetivo formar o maior número de combinações possíveis dentro das regras do octeto que formem compostos químicos, onde cada tipo de composto e de ligação estabelecida tem uma pontuação associada. Vencerá o jogo quem fizer o maior número de compostos possíveis, levando-se em conta os tipos de funções químicas, a saturação das ligações envolvidas e a multiplicidade atômica do composto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo das ligações foi desenvolvido por meio da adaptação de jogo de baralho (sequências de peças separadamente) e dominó clássico, para trabalhar o conteúdo das ligações químicas, com o objetivo de prever o tipo de ligação que ocorre entre determinados elementos, a saturação destas ligações e a multiplicidade atômica no composto formado. A partir do desenvolvimento do jogo foi possível identificar o quanto os conceitos de químicas estão interligados. Foi possível observar além dos conceitos já citados, o conceito de Nox, como se dar o compartilhamento dos elétrons nas ligações, como observar a diferenciação entre as funções químicas, etc. Na aplicação deste jogo com alunos do curso de Licenciatura em Química do CES/UFCG, foi observado questionamentos das aplicações dos conceitos envolvidos principalmente na definição do vencedor ao término do jogo, qual jogador fez maior número de compostos possíveis, levando-se em conta os tipos de funções químicas, a saturação das ligações envolvidas e a multiplicidade atômica dos compostos formados. A cada conceito envolvido é atribuído uma pontuação, vence o que fizer mais pontos.
CONCLUSÕES:
Este trabalho descreve a construção de um novo material didático que tem a finalidade de auxiliar o ensino do conteúdo ligações químicas. O jogo didático denominado de “Jogo das Ligações Químicas” pode ser facilmente preparado com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Durante o planejamento e confecção do mesmo pode-se verificar que os conteúdos de química, principalmente os de alto grau de abstração, podem e devem ser trabalhados nesta esfera lúdica, pois, essas situações lúdicas estimulam a interação aluno-professor-conhecimento, além de favorecer uma aprendizagem mais significativa. O professor/mediador pode facilmente adaptar o jogo das Ligações Químicas para aplicação em turmas do ensino médio quanto para turmas de nível superior.
Palavras-chave: Ensino de Química, Ligações Químicas, Jogos Didáticos.