65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
LITERATURA INFANTIL: UMA PERSPECTIVA SOCIAL, PERCEPÇÃO E ESTRATÉGIA DA PRÁTICA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosangela candida de Oliveira - Depto.de pedagogia-FAFIRE
Cristianne Lopes Lira de Castro - Profa.Msc./orientadora depto.de pedagogia-FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Através da literatura é possível introduzir aos alunos o domínio de alguns aspectos que compõem o texto literário; oferecendo liberdade, criatividade, vivências históricas, fantasias, liberdade de expressão e compreensão de uma sociedade letrada transformadora que o homem é totalmente ativo neste processo.
Considerando a relevância dos aspectos acima, juntamente, com a prática da experiência de mediadora de leitura, foi possível identificar que o processo da contação e leitura das histórias é um momento de conquista, habilidade e técnicas necessárias para que aprendizagem seja efetivada no âmbito da aquisição da leitura, no despertar pelo gosto literário e da apropriação da escrita.
As experiências obtidas dessa prática motivou a realização da presente pesquisa partindo do questionamento: quais as práticas e percepções dos professores para realizar a literatura infantil na contação de histórias nos anos iniciais da educação Infantil? Com base nos preceitos de Coelho (1999), Coelho (2000), Lajolo; Zilberman (2005), Dinorah (1995), Pontual (1999), Zilberman (1995) e entre outros que discutem alguns conceitos, importância e práticas da literatura nos anos iniciais.
Acreditamos que esse estudo será relevante porque a literatura é uma forma de possibilitar as crianças os primeiros contatos da interpretação oral dos aspectos sociais e simbólicos que perpassam no nosso cotidiano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
objetivo geral: investigar a prática e percepção dos professores na Literatura Infantil com a contação de histórias nos anos iniciais da Educação Infantil. Para o delineamento desse objetivo, definimos os objetivos específicos: identificar as estratégias utilizadas para a prática literária e verificar a percepção das docentes na participação dos alunos com o ato literário.
MÉTODOS:
O percurso metodológico dessa pesquisa é de cunho qualitativo que segundo Oliveira (2005), remete-se a um processo de reflexão de análise da realidade com técnicas apropriadas para a observação do objeto de estudo em detalhes para a compreensão da realidade. Para melhor compreendermos a técnica utilizada na pesquisa qualitativa, Oliveira (2005), ainda afirma, “Esse processo implica em estudos segundo a literatura pertinente ao tema, observações, aplicação de questionários, entrevistas e análise de dados, que deve ser apresentada da forma descritiva”. (OLIVEIRA, 2005, p.41).
Esse artigo foi realizado como base na documentação direta que se constitui de levantamento de dados que será norteada na perspectiva da pesquisa de campo. Segundo Lakatos; Marconi (2009), ela caracteriza-se pelo estudo de um problema, com a finalidade de encontrar sua resposta.
Seguindo esta linha, a amostra é constituída por quatro professoras que lecionam na Educação Infantil, pela Rede Municipal da Região Metropolitana do Recife-PE localizada na RPA dois, tendo como instrumento o questionário para obtenção de informações referente ao tema, contemplando duas perguntas discursivas. Através das análises, obtivemos duas categorias As professoras serão nomeadas pelos códigos A, B, C e D. Mantemos seus nomes e locais de atuação em sigilo conservando o caráter de zelo da imagem das participantes e instituição de ensino.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Primeira categoria: Estratégias utilizadas na contação e leituras de histórias: diante das respostas das professoras percebemos várias estratégias utilizadas pelas docentes, entre as práticas desenvolvidas estão a contação de histórias, roda de conversa, questionar os alunos sobre o entendimento das histórias, visitação a biblioteca, modelagem, pintura e cartazes com pequenos textos. Podemos perceber na fala da professora D que: “solicita a cada aluno interpretação oralmente ou através de desenhos, pintura, modelagem e cartazes com pequenos textos”. As docentes estão de acordo com Coelho (2000), quando ela afirma que: “[...] faz-se ainda necessária, não só para levar a criança a se encontrar com o mundo contido no livro, como também estimulá-la a decodificar os sinais gráficos que lhe abrirão as portas do mundo da escrita” (p.35). Última categoria: percepção dos docentes na participação dos alunos com as práticas literárias. Dentro dessa abordagem, as professoras afirmam que eles expressam interesse de participar das atividades desenvolvidas, como as docentes A e B afirmam :“ Dando opiniões e realização das atividades proposta.”A. “[...] participando de forma oral da revisão das histórias contada”. B. Em relação a essa percepção, Coelho (1999) resalta a importância e a necessidade de:”[…] a narradora precisa aprofunda-se nos estudos da literatura infantil, folclore e possuir noções básicas de psicologia evolutiva, para melhor escolher as histórias. (p. 51).
CONCLUSÕES:
Este estudo permitiu refletir as dificuldades, concepções e estratégias das docentes que atuam na modalidade de Ensino da Educação Infantil na Rede Municipal do Recife. Os objetivos elaborados na fase inicial foram contemplados ao longo da pesquisa e no discorrer de todo o estudo contribuindo para uma visão holística dos questionamentos . A formação e todas as etapas da pesquisa ajudaram a perceber os desafios e as percepções das docentes que atuam nesta modalidade de ensino, tendo em vista que essas etapas, concluímos que foram bastante relevantes para a compreensão de como as docentes percebem essa prática em seu cotidiano.
. As análises realizadas neste trabalho permite concluir que as docentes que atuam nesta modalidade de ensino atribuem as dificuldades de exercer a contação e a prática literária nos alunos, visto que, diante do embasamento teórico podemos perceber que as estratégias e a forma de como o professor pratica essa ação resultará na reação e comportamento dos alunos. A preocupação fica sinalizada nas estratégias que as educadoras utilizam, mesmo todas apresentando momentos diferenciados para a ocorrência dessa prática, pois, percebemos superficialidades em algumas respostas.
Palavras-chave: Educação, Leitura, Contação.