65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
Chave interativa para os gêneros de hepáticas folhosas da Floresta Atlântica
Anabell Cristina de Macêdo e Silva - Depto.de Botânica, UFPE
Tatiane Silva Lima - Depto.de Botânica, UFPE
Joan Bruno Silva - Depto.de Botânica, UFPE
Thamara Rodrigues dos Reis - Depto.de Botânica, UFPE
Nivea Dias dos Santos - Profa. Dra./Orientadora, Depto.de Botânica, UFPE
INTRODUÇÃO:
Hepáticas são plantas criptógamas avasculares que, juntamente com musgos e antóceros, formam o grupo parafilético denominado briófitas. Constituem o filo mais antigo de plantas terrestres, com origem estimada em 593 milhões de anos atrás, apresentando formas talosas e folhosas. Estão representadas por 5.000 espécies no mundo, 1.350 no Neotrópico e 637 no Brasil, onde se destaca a Floresta Atlântica, com 38 famílias, 123 gêneros e 551 espécies. A identificação dos táxons é realizada principalmente com base em caracteres vegetativos e reprodutivos do gametófito, fase dominante do ciclo de vida. Contudo, identificá-las através das chaves dicotômicas convencionais torna o processo difícil para iniciantes devido às especificidades morfológicas dos táxons e à nomenclatura específica utilizada para as briófitas. O uso de chaves interativas de entradas múltiplas é promissor por permitir a introdução de vários caracteres simultâneos para identificação de uma dada espécie, além de disponibilizar ferramentas auxiliares como glossário e fotos ilustrativas que auxiliam na determinação dos táxons, utilizando-se um computador. Apesar disso, até o momento, não existem chaves interativas disponíveis para as briófitas de regiões tropicais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve por objetivo confeccionar uma ferramenta prática e de amplo e fácil acesso para identificação dos gêneros de hepáticas folhosas da Floresta Atlântica brasileira, através da elaboração de uma chave taxonômica interativa de entradas múltiplas.
MÉTODOS:
O banco de dados da Lista da Flora do Brasil foi consultado para elaboração da lista de gêneros de hepáticas folhosas que ocorrem na Floresta Atlântica. Os caracteres diagnósticos para a identificação dos gêneros foram obtidos a partir de chaves dicotômicas disponíveis para o grupo, tendo sido adaptados com base em revisões taxonômicas e material de herbário. A chave interativa de entradas múltiplas foi construída no programa Lucid 3.3 Builder (http://www.lucidcentral.org) e, para visualização da chave, foi utilizado o Lucid Player. Exemplares de hepáticas do herbário UFP foram fotografados ao microscópio óptico, sendo as imagens integradas no banco de dados do programa Lucid 3.3.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A chave interativa construída inclui informações sobre 139 estados de 56 caracteres de 100 gêneros de hepáticas folhosas da Floresta Atlântica (75% dos gêneros de hepáticas do Brasil). Esses táxons pertencem a 22 famílias, sendo Lejeuneaceae a mais representativa (com 51 gêneros). Dentre os principais caracteres diagnósticos estão: (1) presença e formato dos anfigastros, (2) presença de lóbulos nos filídios, (3) tipo de inserção dos filídios e (4) formato do perianto. Fotografias dos táxons e dos principais caracteres importantes para a taxonomia das hepáticas foram incluídas no banco de dados do programa. Com a finalidade de verificar a correção e eficiência da chave interativa, estão sendo identificadas exsicatas de hepáticas do herbário UFP. Após o teste da chave, os autores pretendem disponibilizá-la online para consulta e utilização por parte de estudantes e profissionais.
CONCLUSÕES:
Neste projeto foi elaborada uma ferramenta multimídia para o ato de identificação taxonômica de um importante grupo de plantas do Brasil. Além disso, a construção da chave interativa possibilitou o conhecimento dos principais caracteres diagnósticos utilizados para identificação dos gêneros de hepáticas folhosas da Floresta Atlântica. Chaves interativas de entradas múltiplas permitem ao usuário selecionar vários estados de caráter ao mesmo tempo, sem a necessidade de seguir uma ordem hierárquica, como nas chaves dicotômicas, oferecendo maior flexibilidade ao processo de identificação. Espera-se que sua disponibilização online estimule o conhecimento dos táxons desse grupo de plantas geralmente negligenciado em levantamentos de biodiversidade.
Palavras-chave: Briófitas, Lucid software, taxonomia.