65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO DE MACACOS-PREGO-GALEGO, Sapajus flavius (Schreber, 1774) CATIVOS NO PARQUE ESTADUAL DOIS IRMÃOS, RECIFE-PE.
Juliana Ribeiro de Albuquerque - Mestranda em Ciência Animal Tropical – UFRPE
Aurea Maria Santiago Marques Santos - Bacharel em Ciências Biológicas – UFPE
Maria Adélia Borstelmann de Oliveira - Profa. Dra./orientadora/Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
Valdir Luna da Silva - Prof. Dr./orientador/Depto. de Fisiologia e Farmacologia - UFPE
Leonardo César de Oliveira Melo - Msc. em Biologia Animal - UFPE/Biólogo do Parque Estadual Dois Irmãos
INTRODUÇÃO:
O macaco-prego-galego, Sapajus flavius, é um primata encontrado naturalmente na Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Sapajus flavius é uma espécie redescoberta há poucos anos, porém, já se encontra na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN) como criticamente ameaçada de extinção. Entre as ameaças existentes para a espécie estão a caça e a redução do tamanho de seu hábitat. Nessas condições, pouco se conhece sobre sua ecologia e comportamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo objetivou monitorar o comportamento de macacos-prego-galego em diferentes períodos e formações grupais, em situação de cativeiro, visando a reabilitação e a reprodução para posterior soltura de indivíduos e/ou grupos na natureza.
MÉTODOS:
Animais da espécie S. flavius foram observados entre maio e novembro de 2010 e entre junho e agosto de 2011. No primeiro ano de estudo, o grupo de macacos-prego-galego possuía inicialmente a seguinte composição: um macho jovem e três fêmeas jovens, porém uma delas veio a óbito cerca de dois meses após o início da pesquisa. No segundo ano, a formação grupal dos animais era: dois machos, um jovem e um adulto e duas fêmeas uma jovem e uma adulta. Em ambas situações, os animais eram mantidos em um recinto retangular telado, presente na ala dos primatas, com aproximadamente 6m de comprimento, 4,5m de largura e 5m de altura, no zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos, Recife-PE. Este recinto apresentava um cambiamento (abrigo feito de alvenaria), para proteção dos animais contra as intempéries, um abrigo feito de cordas trançadas, que permitia maior contato com o meio externo, cordas penduradas para permitir o deslocamento ao longo do recinto, além de plantas e troncos secos. Os dados foram coletados utilizando o método “animal focal”, que focaliza um indivíduo por um dado tempo, registrando-se o seu comportamento em fichas específicas para essa finalidade, na sequência em que cada animal aparece. Os comportamentos exibidos por machos e fêmeas foram agrupados em categorias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os comportamentos foram categorizados em: individual (IN), social afiliativo (SAF), social agonístico (SAG) e estereotipia (ES). No primeiro ano de estudo, para o macho, a categoria IN (atos fisiológicos ou ações que o animal faça sozinho, sem interação com os demais animais do recinto) representou 87,5% do total de registros comportamentais. A categoria SAF (que incluiu comportamentos relacionados a interações pacíficas com os demais animais) obteve 9,26%. A categoria SAG (interações agressivas ou de perseguição com os demais animais) obteve 1,17% e 2,07% dos comportamentos foram incluídos em ES (comportamentos repetitivos sem uma função aparente). Para as fêmeas, a proporção foi de: IN=89,12%, SAF =9,76%, SAG=0,33% e ES=0,77%. No segundo ano de estudo, para os machos e as fêmeas, obteve-se as seguintes porcentagens: IN =31,32% e SAF =4,41% e IN=20,08% e SAF=5,22%, respectivamente. Não houve interações agonísticas. Em 38,95% das observações, os animais não foram vistos, porque estavam dentro de um dos abrigos, dificultando a visibilidade do observador. A categoria IN alcançou as maiores porcentagens em todos os casos, contudo, animais que se comportam de uma forma extrovertida e com maior disposição sociável apresenta maior bem-estar psicológico que aqueles que evitam contatos.
CONCLUSÕES:
As categorias apresentaram diferentes ocorrências e proporções, nas diferentes fases de observações. Sugere-se mais estudos com Sapajus flavius, visto que as informações existentes atualmente sobre essa espécie ainda são insuficientes. Mais informações permitirão ainda, a comparação dos comportamentos executados por indivíduos de vida livre e em cativeiro e um manejo adequado e seguro para animais cativos, visando o sucesso reprodutivo.
Palavras-chave: Primatas, Bem-estar animal, Padrão de atividades.