65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
CENSO DE ESPÉCIES VEGETAIS ORNAMENTAIS POTENCIALAMENTE TÓXICAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE ARAGUAÍNA, TO
Helayne Carvalho Lima - Acadêmica do Curso de Biologia/ Bolsista Permanência Acadêmica – UFT
Thainara Monteiro Parente - Acadêmica do Curso de Biologia/ Bolsista Permanência Acadêmica – UFT
Jacqueline Silva Almeida - Acadêmica do Curso de Biologia/ Bolsista Permanência Acadêmica – UFT
Claudia Scareli dos Santos - Profa. Dra/ Orientadora – Curso de Biologia – UFT
INTRODUÇÃO:
O estudo de plantas tóxicas vem crescendo nos últimos tempos, pois é grande a curiosidade sobre seus componentes químicos, são temidas e muitas vezes mal utilizadas, costumam ser belas e com flores coloridas e atrativas, trazendo um grande risco as pessoas que as desconhecem. Muitas das plantas ornamentais que temos em nossas calçadas, vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Elas são chamadas plantas tóxicas, pois apresentam princípios ativos como os alcaloides, os glicosídeos cardioativos ou cardiotônicos, os glicosídeos cianogênicos ou cianogenéticos, os taninos, as saponinas, o oxalato de cálcio e as toxialbuminas. Quando ingeridas as plantas tóxicas podem causar graves intoxicações ou ainda, irritações cutâneas quando tocadas. Torna-se importante compreender melhor essas espécies dado o seu risco a vida, tanto de animais como seres humanos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar um censo das espécies vegetais tóxicas utilizadas como ornamentais nas vias públicas da cidade de Araguaína, TO.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na cidade de Araguaína, localizada na região norte do estado do Tocantins, coordenadas geográficas 07º11’28’’ de latitude e 48º12’26’’ de longitude, no período de janeiro a março de 2013. Para a análise da arborização urbana primeiramente foram listados e consultados mapas para a localização dos setores, bairros com suas respectivas ruas e avenidas do município de Araguaína, TO. Em seguida foram realizados censos das espécies vegetais em nove bairros: Anhanguera, Martins Jorge, Manoel Cardoso, Aeroporto, Ana Maria, Morada do Sol, Jardim das Flores, Tocantins e Jorge Yunnes. Parte do material foi coletado, preservado e herborizado; a maior parte do material coletado foi identificado em campo. Os resultados foram organizados em um banco de dados informatizado com as seguintes informações: nome comum e suas variações regionais, família botânica, nome científico, origem, porte e características morfológicas das espécies quanto à presença de flores e frutos e acompanha um registro fotográfico das espécies amostradas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram amostradas 122 exemplares, distribuídos entres as espécies Caladium bicolor e Dieffenbachia seguinte (Araceae); Theventia peruviana e Allamanda catártica (Apocynaceae), Jatropha gossypiifolia e Euphorbia milii (Euphorbiaceae). A espécie J. gossypiifolia apresentou maior representatividade (31,14%) e o menor foi T. peruviana (12,29%). Os bairros Jardim das Flores e Martins Jorge foram as localidades com maior número de exemplares com 39,34% e 25,41% respectivamente; no setor Jorge Yunnes não foram observadas espécies tóxicas. No bairro Jardim das Flores foram observadas todas as espécies tóxicas com exceção somente de E. milii, enquanto no setor Morada do Sol ocorreu somente J. gossypiifolia. Exemplares de T. peruviana foram encontrados nos bairros Tocantins, Jardim das Flores e Martins Jorge, apesar da baixa representabilidade na cidade de Araguaína (12,30%), é relevante ressaltar que suas sementes quando ingeridas em pequena quantidade provocam desconfortos abdominais e vômitos, acima de quatro sementes podem ocorrer óbito. Geralmente os casos de intoxicação por esta espécie são coletivos com participação de adolescentes e adultos. Além da ingestão das sementes, o látex presente nos frutos e ramos causa irritações na pele, principalmente durante a poda.
CONCLUSÕES:
Com os resultados obtidos, conclui-se que dos nove bairros amostrados há ocorrência de espécies tóxicas em 88,89% deles e que Jatropha gossypiifolia e Caladium bicolor são as espécies com maiores citações para a cidade de Araguaína.
Palavras-chave: Jatropha gossypiifolia, plantas tóxicas, Treventia peruviana.