65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
Atendimentos Ortopédicos em uma Unidade de Saúde da Família em Cuiabá - MT
Egon Neis - Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá MT - SMS
Edna Regina Uliana - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
Os distúrbios do sistema músculo esquelético estão entre os mais acometidos na população em geral que procuram atendimento médico. Mesmo nas unidades básicas de saúde, o medico de Família e comunidade lida diariamente com estes acometimentos, identificando e tratando pacientes com queixas ortopédicas. Tais distúrbios causam dor, deformidades e perda da função e estão em segundo lugar em frequência de acometidos na população em geral que procuram atendimento médico.
As doenças do sistema muscular, ósseo e articular são complexas e em grande número. Nos problemas mais frequentes, pode-se citar quatro doenças. A osteoporose, problema considerado de saúde pública, deve; os problemas de coluna são o motivo de maior número de consulta aos ortopedistas e médicos no geral, sendo que 80 a 90% das pessoas vão apresentar um episódio de dor na coluna em algum momento de sua vida adulta. Em terceiro, as artroses, doenças degenerativas das articulações e, por último, as dores musculares, muito relacionadas com estresses emocionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo pretende descrever o perfil dos pacientes atendidos no programa de saúde da família (PSF), dando ênfase ao atendimento ortopédico já que este não faz parte a agenda normal do PSF, em uma unidade localizada na periferia do município de Cuiabá, MT.
MÉTODOS:
A metodologia usada foi de corte transversal, realizando a revisão dos prontuários dos pacientes atendidos nos meses de novembro e dezembro do ano de 2012 e janeiro e fevereiro do ano de 2013, analisando o atendimento quanto a queixas de acometimentos do sistema osteomuscular e os encaminhamentos dados para especialidade de Ortopedia e Traumatologia no período. As divisões de atendimentos na estratégia de saúde da família com consultas de intenção espontânea, grupo de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA), atendimento de crianças e de gestante são os principais atendimentos na Unidade de Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após analise dos prontuários levantou-se que o numero de atendimentos foi de 1131 no período, divididos em 48,81% de Intenção espontânea; 14,50% de Crianças; 26,52% HIPERDIA, e 10,17 % de gestante. Destes atendimentos foram encontrados queixas do sistema osteomuscular (Ortopédicas) em 52,52% dos atendimentos, sendo queixas primarias ou secundarias a consulta, e composta de acometimentos agudos ou crônicos; foram gerados 67 encaminhamentos para o especialista (Ortopedia e Traumatologia), alem de 15 encaminhamentos para o Reumatologista. Dentre as queixas ortopédicas foram divididas em: Trauma, encontrada em 65 consultas; dor em região dorsal, em 412 consultas; dores em membros superiores em 113 consultas; e dores em membros inferiores, 138 consultas.
Os resultados encontrados corroboram com estatísticas anteriores onde se identifica a dor na coluna como um dos grandes fatores de queixas nas consultas.
CONCLUSÕES:
As afecções Ortopédicas são reconhecidamente comuns na rotina do PSF sendo fonte importante de incapacitação e necessidade de atendimento de especialista, exames específicos e tratamentos adequados. Os dados do trabalho colaboram com estas estatísticas, e enfatizam a necessidade de treinamento do medico de família no princípios da ortopedia e traumatologia assim como a inclusão da especialidade nos NAFS (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e ampliação do quadro de ortopedistas no atendimento a população tanto nos casos de urgência/emergência como nos ambulatórios de tratamento crônico, alem de permitir maior acesso a cirurgias corretivas.
Muitas das doenças crônicas podem ser acompanhadas, em parceria, no programa de saúde da família, porem o treinamento das patologias, evolução e tratamento, deve ser ampliado assim como o sistema de contrarreferencia.
Palavras-chave: Atendimento Ortopedico, Programa de Saúde da Família - PSF, Dor na Coluna.