65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
IMPACTOS CAUSADOS À QUALIDADE DO AR DEVIDO À INSTALAÇÃO DE UMA TERMELÉTRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR.
Tayla Samanta Silva dos Santos - Estudante do Ensino Médio Integrado – Eletrotécnica – IFBA / Campus Salvador
Jamile de Jesus dos Santos - Estudante do Ensino Médio Integrado – Eletrotécnica – IFBA / Campus Salvador
Édler Lins de Albuquerque - Prof.Dr./Orientador/Eng. Química/Dep. de Adm. e Proc. Ind. Quím.–IFBA/Campus SSA
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento acentuado da Região Metropolitana de Salvador (RMS), induz, a cada dia, à implantação de novas fontes de geração de energia, que possam suprir as necessidades básicas da população e do setor econômico em expansão. Entre as disponíveis fontes de produção de energia estão as termelétricas, as quais têm como princípio de funcionamento a conversão da energia térmica e mecânica em elétrica. Todavia, como qualquer outro empreendimento, uma termelétrica emite poluentes gasosos à atmosfera, os quais variam, em natureza e quantidade, de acordo com o combustível a ser utilizado, além da tecnologia empregada. Esses fatores combinados apontam os níveis de emissão, os quais podem afetar a qualidade do ar e, consequentemente, toda biodiversidade. Logo, torna-se importante avaliar os níveis de concentração de poluentes gasosos na atmosfera que a instalação de uma termelétrica em uma determinada localidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) pode originar, e como tal pluma de poluentes se comportará na atmosfera da região de acordo com as características da fonte e as características topográficas e meteorológicas da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar processos de geração termelétrica a fim de conhecer as tecnologias e controles existentes e avaliar o impacto ambiental (aumento das concentrações ambientais) provocados pela emissão horária de poluentes numa termelétrica situada na Região metropolitana de Salvador.
MÉTODOS:
Na execução deste projeto, minicursos e apresentações de seminários envolvendo temas específicos foram efetuados para o entendimento dos principais conceitos referentes a esta área. Uma revisão bibliográfica foi feita a fim de encontrar as informações necessárias (fatores que influenciam as emissões atmosféricas, metodologias de cálculos para estimar as emissões, dados meteorológicos e topográficos) em artigos, teses, livros, etc. Para isso, a pesquisa dividiu-se em etapas: análise da termelétrica e avaliação dos fatores de influência na dispersão atmosférica. As emissões foram, então, calculadas para cada par (tecnologia termelétrica e combustível fóssil processado), considerando uma expressão que levou em conta o poder calorífico inferior do combustível, o fator de emissão dos poluentes e a quantidade consumida de combustível numa base anual. Os dados adquiridos serviram como base para a estimativa inicial do impacto ambiental causado, onde foi considerado um cenário no qual um empreendimento com altura de chaminé de 25 m, sobre-elevação da pluma de 5 m, condição de atmosfera estável e distância máxima da fonte de 500 m, obtendo-se a concentração dos poluentes na área considerada e efetuando a comparação com os padrões da qualidade do ar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Efetuando-se a estimativa das emissões, caracterizou-se dois cenários: mais poluente e menos poluente, onde obteve-se, respectivamente, as seguintes concentrações estimadas: 1. NOx - motor de combustão interna (MCI) sem controle, queimando óleo diesel, concentração máxima: 12,4 µg/m3; turbina a gás com redução catalítica seletiva, concentração mínima: 0,29 µg/m3; 2. SOx - turbina a vapor sem controle, queimando carvão mineral, concentração máxima: 4,97 µg/m3; ciclo combinado, queimando gás natural, concentração mínima: 0,011 µg/m3; 3. CO2 - turbina a vapor sem controle, queimando carvão mineral, concentração máxima: 11500 µg/m3; MCI sem controle, queimando óleo diesel, concentração mínima: 815,18 µg/m3; 4. Material particulado – MCI sem controle, queimando óleo diesel, concentração máxima: 0,44 µg/m3; turbina a vapor, queimando carvão mineral com controle com precipitador eletrostático, concentração mínima: 0,0024 µg/m3. Os valores de concentração obtidos, a princípio, não ultrapassam os padrões de qualidade do ar, no entanto, a depender da presença de outras fontes poluentes pode haver alteração nas concentrações ambientais e impactos gerados.
CONCLUSÕES:
No projeto desenvolvido, pode-se verificar a combinação de tecnologias de conversão de energia e combustíveis mais e menos poluentes, levando a análise dos possíveis impactos ambientais a serem gerados pela implantação da termelétrica.
Os resultados obtidos no projeto apontaram que os níveis de concentração dos poluentes atmosféricos são inferiores aos padrões da qualidade do ar estabelecidos. No entanto, essa condição não descaracteriza um possível impacto ambiental, uma vez que, as emissões calculadas retratam somente a atividade do empreendimento termelétrico. Assim, a localização da termelétrica na RMS, em localidades onde outras fontes poluidoras estiverem presentes, poderá acarretar impactos a qualidade do ar da região. Vale ressaltar que as características topográficas e meteorológicas do local poderão atenuar ou acentuar sobremaneira este impacto. Uma análise rigorosa destes fenômenos só é possível via realização de estudos de dispersão de poluentes, por meio de modelagem matemática, o que será efetuado em etapas posteriores do projeto.
Palavras-chave: Poluição Atmosférica, Fonte Fixa, Emissões Atmosféricas.