65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FRAGMENTAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA: PLANTANDO CONSCIÊNCIA, COLHEMOS CIDADANIA!
Maria da Conceição Bezerra - Secretaria de Educação de Camaragibe e Secretaria de Educação do Recife
Betania Ribeiro da Silva - Secretaria de Educação do Paulista e Secretaria de Educação de Olinda
Maria Zélia dos Santos - Secretaria de Educação do Recife e Secretaria de Educação de Olinda
Rosineide Maria da Silva Perruci - Secretaria de Educação de Camaragibe e Secretaria de Educação do Recife
INTRODUÇÃO:
A Mata Atlântica era uma exuberante floresta com um dos biomas mais ricos do mundo em espécies de fauna e flora. No entanto, a imensa devastação iniciada com a exploração do Pau Brasil seguida de outros ciclos econômicos, reduziram drasticamente esse bioma e como consequência, ele deixou de ser uma grande extensão contínua de floresta, passando a existir em pequenos fragmentos, que são como ilhas no meio de campos de agricultura ou ocupações urbanas. Partindo dessa realidade decidimos investigar as possíveis implicações dessa fragmentação para a diversidade faunística brasileira, bem como para os serviços ambientais prestados por esse bioma à qualidade de vida da população. Para tanto realizamos uma parceria com três escolas localizadas em: Recife, Paulista e Olinda que estão próximas a alguns fragmentos para observarmos, trocarmos informações e refletirmos buscando sensibilizar os moradores dessas áreas sobre a contribuição dessa floresta para nossas vidas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender os impactos das atividades econômicas ao longo da História do Brasil no processo de fragmentação da Mata Atlântica, principalmente no estado de Pernambuco, visando conscientizar a população sobre as implicações dessa fragmentação para a diversidade faunística, bem como para os serviços ambientais prestados por esse bioma à qualidade de vida.
MÉTODOS:
Para alcançarmos os objetivos desejados realizamos uma sequência de atividades que nos levaram a refletir coletivamente. Iniciamos fazendo um intercâmbio por meio de trocas de e-mail e reuniões com alunos das Escolas Municipais Antônio Luiz de Souza (Camaragibe), Alto Sol Nascente (Olinda), Professor João Batista Lippo Neto (Recife) e Raio do Sol (Paulista), tentando direcionar ações de coleta de dados, obtidos por meio de observações e trilhas em trechos de Mata Atlântica. Em seguida realizamos pesquisas na internet e análise dos dados obtidos. Essas atividades nos subsidiaram a construir coletivamente uma linha do tempo com os principais ciclos devastadores de nossa floresta. O projeto se materializou com uma apresentação cultural (músicas, danças jograis e poesias) para a comunidade escolar, visando à conscientização acerca da importância e necessidade da preservação do que ainda nos resta de Mata Atlântica. Os resultados da pesquisa foram socializados na XVIII Ciência Jovem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por meio deste projeto pudemos refletir coletivamente como as atividades econômicas ao longo da História do Brasil influenciaram e continuam influenciando o processo de fragmentação da Mata Atlântica. Em todos os trechos observados pudemos perceber que a ação devastadora do homem ainda está muito presente. Dos fragmentos observados apenas a Reserva do Passarinho na cidade de Olinda encontra-se parcialmente preservado. Na cidade do Recife e Camaragibe, observamos um grande trecho de Mata Atlântica que foi devastado para construções de estradas que darão acesso a Arena da Copa. Já na cidade do Paulista registramos a derrubada da Mata do Frio, para dar lugar a um conjunto de prédios residenciais. Por meio da análise dos dados coletados chegamos a conclusão de que se esses poucos fragmentos que ainda nos restam não forem transformados em reservas e protegidos por lei, em bem pouco tempo irão desaparecer por completo.
CONCLUSÕES:
Constatamos que ao colocar nossos alunos diante de situações reais e significativas, fazendo intervenções e levando-os a refletir coletivamente, poderemos obter resultados positivos. Isso contribuiu para nos ajudar a repensar sobre nossas atitudes perante a natureza e a concluir que o homem não é o único nem o mais importante elemento desse contexto e que precisamos nos conscientizar e modificar as relações que mantemos hoje com o espaço que ocupamos, em especial, com a Mata Atlântica. Só a partir da compreensão da importância e contribuição desse bioma para a sustentabilidade da vida, que poderemos criar um modelo de sociedade mais solidária e consciente de sua responsabilidade com as questões ambientais. A parceria com alunos de outras escolas foi fundamental para o andamento do projeto, pois possibilitou a troca de informações e ampliação de nossos conhecimentos.
Palavras-chave: Mata Atlântica, Fragmentação, Conscientização.