65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A INFLUÊNCIA DAS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE
Gabriela Amaral Falcão - Departamento de Biologia- UFRPE
André Luis Pereira Costa - Departamento de Biologia- UFRPE
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues - Departamento de educação- UFRPE
Cláudia Ulisses - Profª/ Orientadora- Departamento de Biologia- UFRPE
INTRODUÇÃO:
A utilização das modalidades didáticas em sala de aula é muito importante, pois ajuda alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. O uso dessas práticas em sala de aula ínsita a sensibilização dos alunos em relação ao assunto abordado, pois ajuda o mesmo a visualizar, dialogar, investigar e refletir sobre o assunto, estimulando também a interação dos mesmos, bem como o seu interesse em aprender. Como o ensino de Botânica é tido como complexo por professores e alunos, por apresentarem assuntos com vários termos técnicos a serem aprendidos, e também a não interação direta das plantas com os seres humanos, reforça o desinteresse destes em ensinar e aprender. Contudo, o que os professores não conseguem ver é que a botânica faz parte do nosso cotidiano, o qual pode atrair o interesse dos alunos, se os assuntos botânicos forem contextualizados com o mundo físico e real deles. Conforme Bizzo (2009) é importante também, que o professor esteja atento para a possibilidade de que a utilização de ferramentas didáticas possa transformar significativamente os aspectos relacionados ao ensino da botânica e que a botânica pode vir a ser um dos temas mais excitantes para os alunos, capaz de despertar-lhes interesse.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Assim o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência das modalidades didáticas nas aulas de botânica no ensino fundamental.
MÉTODOS:
O presente trabalho de abordagem qualitativa foi aplicado em escola pública, parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foram realizadas aulas diferenciadas (com a utilização de algumas modalidades didáticas) sobre assuntos relacionados na área de botânica na turma do sétimo ano do ensino fundamental, depois de cada aula foram aplicados questionários aos alunos de acordo com sua disponibilidade em responder as perguntas, tendo os questionários à finalidade de identificar a influência do uso das modalidades didáticas na aprendizagem dos alunos. Foi feita também uma entrevista com a professora de ciências responsável pela turma do sétimo ano do ensino fundamental da escola, tendo como objetivo identificar a importância do uso das práticas didáticas em sala de aula e sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a realização das atividades nas aulas de botânica pode-se perceber que apesar dos alunos já terem visto o assunto, existia certa dificuldade em entendê-lo. Com a utilização de modalidades didáticas como as aulas expositivas, mostrando imagens e vídeos aos alunos, aulas práticas, aulas de campo, prendiam mais a atenção, bem como despertam o interesse em aprender. Com a análise dos questionários pode-se perceber que após as aulas diferenciadas de botânica, os alunos puderam compreender melhor o assunto e também relacioná-lo ao seu dia a dia, o que ajuda a facilitar a aprendizagem destes. Na entrevista feita à professora de ciências pode-se perceber o interesse da mesma em atividades que auxiliassem a aprendizagem do ensino de botânica, bem como a importância de se utilizar as práticas didáticas nas aulas, como ferramenta no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Com isso a valorização do uso de práticas didáticas no ensino dos conteúdos de botânica facilita a sensibilização dos alunos. Sendo assim, segundo Vasconcelos (2002), as modalidades didáticas poderiam ser consideradas não só como ferramentas do ensino de botânica na problematização dos conteúdos, deve mostrar também sua relevância disciplinar, pois possui profunda significância no âmbito social.
CONCLUSÕES:
Mediante os resultados, pode-se destacar que o uso das modalidades didáticas assume função importante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, na qual convida professores e alunos a entenderem melhor os assuntos abordados em sala de aula, bem como incitar a criatividade, a reflexão e a criticidade sobre o assunto, podendo também estimular nos alunos o estudo de uma forma mais aplicada facilitando a aprendizagem do assunto de botânica.
Palavras-chave: Recursos didáticos, Plantas, Contextualização.