65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EJA E A REGIÃO NORTE: UM RECORTE DA REALIDADE ATRAVÉS DE FÓRUNS E GRUPOS DE PESQUISAS.
Arine Morais da Silva - Universidade do Estado do Pará
Hyllana Larysse Girão Arrais - Universidade do Estado do Pará
Vivianne Silva Dias - Universidade do Estado do Pará
Prof.Dr.José Roberto Silva - Prof.Dr./Orientador - Depto. Centro de Ciências Sociais e Educação - UEPA
INTRODUÇÃO:
O relato a seguir corresponde ao processo avaliativo da disciplina Estudos e Pesquisas na EJA do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, onde as alunas coletaram dados em fóruns, grupos de pesquisas e demais fontes dentro da região Norte, tendo em vista alcançar o maior número de informações com relação as dificuldades e melhorias pela qual o ensino de jovens e adultos está passando atualmente nesta região. A pesquisa ressalta a importância do compartilhamento das políticas publicas, ações e estratégias por parte dos governantes de cada estado tendo uma articulação por parte dos agentes efetivos da modalidade e o maior englobamento das ferramentas tecnológicas nas discussões das melhorias da EJA, para que assim todos de forma clara e objetiva possam ajudar a consolidar com qualidade a modalidade na região norte. A Educação de Jovens e Adultos é mais do que um direito do cidadão brasileiro, é o caminho para o desenvolvimento do país, e a plena condição de participação da sociedade. É um grande argumento para o desenvolvimento sustentável, da igualdade entre os sexos, democracia e etc, e um grande requisito fundamental para a construção do desenvolvimento do mundo e à cultura baseada na justiça.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa a cerca da modalidade EJA na região norte teve como foco explanar sobre a atual situação desta modalidade em fóruns de discussões e grupos de pesquisas das universidades e demonstrar a importância das ferramentas tecnológicas no compartilhamento do que vem sendo realizado no estado.
MÉTODOS:
O inicio das atividades na pesquisa aconteceram a partir da orientação do prof. Dr. José Roberto Silva ao ministrar a disciplina de Estudos e Pesquisa na EJA, junto as alunas Hyllana, Arine, Vivianne e Flávia que puseram em prática a distribuição dos questionários para a desenvoltura do seguinte projeto. A busca por informações nas discussões dos fóruns da região norte como temas recorrentes e de relevância para o debate da EJA nos nortearam durante a pesquisa. Os grupos de pesquisas das universidades dos estados no segundo momento também foram investigados, de acordo com os meios de comunicações disponíveis (site, blog, e-mail), de que forma a comunidade acadêmica vem trabalhando a EJA em sua localidade. As entrevistas e questionários foram de fundamental importância na coleta de dados na busca de informações com professores/pesquisadores das universidades tratando de instrumentos eficazes, os questionários foram aplicados aos alunos que estivessem matriculados na rede de ensino. Em um total de três escolas consultadas na região metropolitana de Belém, obtivemos resultados satisfatórios de 13 pessoas, sendo 7 mulheres e 6 homens.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da educação básica que se destina à inclusão escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Essa modalidade de ensino não se define pelo turno que é ofertada, mas pela sua configuração com vistas a atender as especificidades dos sujeitos que pretende abranger. Por isso, a identidade do aluno da EJA apresenta uma diversidade muito grande porque são alunos trabalhadores na sua grande maioria, sem tempo para estudar e com autoestima baixa. Ao chegar à escola, deparam-se com diferentes culturas, etnias, religiões e crenças, isso por vezes faz com que eles não consigam socializar-se e continuar os estudos, ou seja, esses alunos são diferentes entre si, tanto que diz respeito aos seus ciclos de vida. São alunos que têm uma cultura própria.
CONCLUSÕES:
Apesar de todas as dificuldades a as possibilidades que lhes são oferecidas para a EJA fazem com que possamos suprir o que nos interrompe estabelecer metas e regras é importante, para que haja uma organização dos fatos que desejamos que ocorresse perante todos que lutam por esta modalidade. As características profissionais devem ser bem trabalhadas e sempre aproveitando o fornecimento de capacitação que o governo favorece para uma melhor especialização nessa área. No entanto todos devem contribuir para o desenvolvimento da EJA, pois ela é indiscutivelmente uma educação possível, e os governantes devem implantar políticas para a mesma, elaboração de projetos e não seguir modelos prontos e o educador deve estar sempre atualizando seus conhecimentos e métodos de ensino. A educação também tem como fator responsável o crescimento social, pois à medida que as pessoas vão ficando mais escolarizadas, o nível de vida vai melhorando, as pessoas ficam mais conscientes, criticas e exigentes.
Palavras-chave: Modalidade, Cultura, Ensino.