65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
"AULÕES" NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR.
Maria do Carmo de Lima - Profa. Esp. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
Elidiene Gomes de Oliveira - Profa. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
Maria Pereira da Silva - Profa. Esp. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
Maria das Neves Correia da Silva - Profa. Esp. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
Elaine Maria da Silva - Profa. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
Christiani Karla da Silva Oliveira - Profa. Esp. do Ensino Fundamental – Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Através de um repensar sobre a prática pedagógica das professoras da modalidade EJA, da Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, analisando o índice de evasão, assim como a integração e participação dos seus educandos na construção do conhecimento de forma interdisciplinar buscou-se dinamizar as aulas realizando atividades em conjunto com os estudantes dos módulos da Fase I e II da Educação de Jovens e Adultos, através dos chamados “aulões” envolvendo temáticas de caráter social de forma transversal com conteúdos trabalhados em sala de aula a serem aprofundados a partir das várias áreas de conhecimento visando potencializar o processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação e a socialização dos estudantes permitindo aos mesmos descobrir, questionar, interpretar, partilhar, analisar e construir conhecimentos, além de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar, pois a mesma depende então, basicamente de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, de substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano (FAZENDA, 1993, p.31).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com este trabalho pretendeu-se: Dinamizar as aulas de forma interdisciplinar com a interação dos professores e estudantes; Estimular a participação e socialização dos educandos dos diversos módulos da EJA; Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar; Estimular a frequência escolar dos estudantes. Potencializar o processo de ensino aprendizagem.
MÉTODOS:
Com a escolha e discussão prévia dos temas a serem trabalhados em sala de aula pelo conjunto de professores, de acordo com os temas transversais como meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, ética, e, observando a realidade dos estudantes, sendo este o ponto de partida, os docentes organizavam a sequência didática a ser desenvolvida observando os recursos a serem utilizados, e, material de apoio, em princípio o primeiro momento acontecia em sala de aula, levantando os conhecimentos prévios dos educandos de acordo com cada disciplina, após explanação por parte do professor e execução das atividades selecionadas na sequência didática, onde estes momentos tinham a duração de uma a três semanas, era realizado o aulão com auxílio de vídeos, projetor, cartazes, tabelas, textos, mapas entre outros, no pátio da escola, organizado em forma de auditório onde os estudantes tinham a oportunidade de sistematizar e consolidar o conhecimento através de atividades em conjunto envolvendo jogos pedagógicos, construção de projetos, atividades de alfabetização, elaboração de cartazes, seminários entre outros. Após este momento, a avaliação era feita pelos professores sobre os resultados obtidos através dos aulões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das aulas em conjunto, aulões, envolvendo as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar a partir de uma temática transversal, percebeu-se o envolvimento mais participativo e significativo na construção do próprio conhecimento dos estudantes. Os temas abordados envolvendo meio ambiente, saúde conquistaram espaço sendo possível o aprofundamento dos mesmos através da construção de projetos. Outro resultado relevante foi o entusiasmo dos estudantes nas aulas, o que fez melhorar a frequência escolar, que outrora foi um ponto preocupante entre os professores. Além disso, a inclusão das novas tecnologias como internet, retroprojetor, vídeos do Youtube entre outros ajudaram a levar aos estudantes a ampliarem as fontes de busca de conhecimento que antes só consideravam o livro didático como instrumento do aprender. Com este trabalho em conjunto, levando em consideração a história de vida dos mesmos, os estudantes tiveram a oportunidade de construir o conhecimento como o todo, ao mesmo tempo em que o professor também aprende através da troca de aprendizagens, mostrando que não basta o docente saber dominar bem o assunto. É preciso refletir sobre o que pretende a partir da realidade do grupo, e assim poder organizar o fluxo das informações de maneira significativa.
CONCLUSÕES:
As aulas ministradas em conjunto com os estudantes da Fase I e II da EJA, da Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, envolvendo temáticas transversais, contribuíram para a melhoria na qualidade da aprendizagem dos estudantes vencendo a visão fragmentada dos saberes permitindo uma troca entre os diversos conhecimentos. Diante dos resultados constatamos também, que além dos objetivos pedagógicos, a convivência e a união foram mais intensificadas entre as turmas e a integração, cooperação e participação nas atividades propostas ganharam espaço entre os estudantes. Outro fator de relevância está relacionado ao conhecimento que foi experimentado pelos estudantes de forma ampla e inter-relacionada e as aulas em conjunto, aulões, auxiliou a efetivação da experiência interdisciplinar na sistematização do conhecimento apreendido, possibilitando uma nova perspectiva de ação e intervenção pedagógica a ser utilizada na EJA.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, aprendizagem, temas transversais.