65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
IMAGEM E MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SERTÃO DE ALAGOAS
Emanuela Souza de Menezes - Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – UFAL
Felipe Santos Silva - Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto, sob orientação do Professor Kleber Costa da Silva, busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. A proposta é apresentar algumas reflexões a cerca da importância dos Mapas Mentais na representação do lugar, como instrumento metodológico ao Ensino de Geografia. Dessa forma, torna-se necessário analisar o lugar de vivência dos alunos e seus significados sobre um lugar chamado Jardim Cordeiro-AL – povoado do município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. A partir das experiências vivenciadas em sala de aula do 6º ano da Escola Doutor José Correia Filho, foi possível identificarmos como os alunos analisam e constroem representações sobre o lugar. Pode-se perceber que a demarcação territorial influencia nas relações que as pessoas têm com esse lugar, legando a possibilidade de pensarmos mais detidamente sobre questões de identidade territorial e áreas de fronteira, bem como ensino de Geografia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto busca, por meio de um trabalho de reflexão teórico-conceitual sobre os mapas mentais, identificar o nível de percepção e apreensão dos espaços de vivência dos alunos, analisar o conceito de lugar no ensino de geografia e a construção de significados sobre o Povoado Jardim Cordeiro-AL, impressa pelos valores e sentimentos representada por meio de desenho e escrita o lugar vivido.
MÉTODOS:
A dinâmica desenvolveu-se abordando conteúdos de geografia, através de reflexões sobre os conceitos tratados, além da coleta e analises de questionários respondidos pelos alunos, buscando subsídios para a pesquisa. O processo didático contemplou três momentos distintos de realização e analise. O procedimento inicial foi questionar a respeito do que a turma conhece do Povoado e suas rotinas no lugar, questionamentos sobre o que eles entendem sobre lugar, paisagem, os elementos que contem o espaço geográfico. No segundo momento, foi aplicado um questionário com questões que tratam, por exemplo, “de quanto tempo de moradia tem no povoado”, “espaços que mais frequentam”, “por que a família escolheu o Jardim Cordeiro pra viver”, de modo que revelassem suas impressões sobre o lugar. Em paralelo, lançou-se a proposta de confecção, em uma folha A4 branca, de um mapa do caminho de casa à escola, com base em imagens mentais que eles (as) possuíam a partir da vivência cotidiana. Num terceiro momento houve a reflexão dos mapas produzidos junto com o uso de fotografias do Povoado e a partir dessa atividade de observação e analises, partiu-se para a confecção de outros mapas a fim de perceber como os alunos iriam representar o mesmo trajeto, após as observações das fotos dos primeiros mapas confeccionados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
É importante ressaltar que o uso de metodologias adequadas possibilita e estimula o aprendizado da leitura do espaço geográfico. Analisar, estudar e conhecer o processo de organização do lugar onde se vive é uma tarefa que estimula um ensino comprometido com a formação de cidadãos ativos. Como exercício de leitura, analises e observação, este trabalhou trouxe reflexões interessantes no que se refere à percepção dos estudantes em relação ao lugar vivido e algumas coincidências no que se refere aos questionários. Contatamos com alguns usos do espaço local a indicar grandes referências à cidade vizinha Paulo Afonso-BA no que concerne às relações socioeconômicas e culturais e à sede municipal (Delmiro Gouveia-AL) no que diz respeito ao pertencimento jurídico-normativo e administrativo. Isso nos ajudou a refletir sobre a feitura de uma nova geografia humana e cultural do povoado, à luz da percepção dos moradores e dos alunos, bem como do ensino de Geografia na única escola da comunidade.
CONCLUSÕES:
A elaboração deste estudo foi marcada pelo importante diálogo com o legado teórico de vários autores e em especial no que toca ao ensino de Geografia, com o trabalho em sala de aula, com a prática pedagógica sendo vista à luz das atividades práticas de confecção de mapas mentais, o que nos levam a crer que se constitui em um valioso instrumento metodológico a ser utilizado nas aulas de geografia, sobretudo porque valoriza a percepção e reflexão do educando sobre o lugar vivido. É através dos mapas mentais que os alunos demonstram o seu mundo vivido, sua realidade e a percepção que têm do espaço. Assim, o mapa surge dentro da Geografia, como um ferramenta importante a ser oferecida ao aluno como possibilidade de leitura de mundo a partir da ótica da localidade, bem como enquanto ferramenta de escrita sobre o mundo originando uma relação dialética entre ler e escrever sobre a espacialidade dos lugares e uma ampliação do senso crítica sobre usos e vivência no e sobre o espaço geográfico. Isso nos fornece elementos ricos para visualizarmos o ensino de Geografia de maneira crítica e a nossa atuação como futuros docentes.
Palavras-chave: Iniciação à docência;, Geografia;, Delmiro Gouveia;.