65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O AVANÇO DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS
Josenir Rodrigues da Silva - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - UFPE
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - Profa. Dra./Orientadora – DMTE/EDUMATEC/GERAÇÃO - UFPE
INTRODUÇÃO:
A resolução de problemas faz parte da nossa vida e, na escola, pode ser desenvolvida possibilitando que o aluno desenvolva o raciocínio lógico-matemático e se torne leitor, pesquisador, participativo e ativo na sua construção de aprendizagem. Cavalcanti (2001) afirma que a resolução de problemas é um momento para as crianças desenvolverem suas estratégias de forma contextualizada, refletindo ainda sobre as operações matemáticas que estão utilizando. Tanto a resolução quanto a formulação de problemas exigem esforço dos alunos para alcançarem a solução da questão. Por isso é fundamental que os professores incentivem seus alunos nessas atividades para que eles tenham interesse em enfrentar situações novas com mais criatividade e autonomia. Guimarães e Santos (2009) afirmam que da mesma forma que é necessário que o professor proponha diferentes problemas para seus alunos, também é essencial que o mesmo solicite que as crianças formulem problemas, possibilitando a ampliação de suas aprendizagens. Produzir problemas precisa dar espaço para que as crianças coloquem no papel suas ideias e construam seus textos, pois, mesmo que no primeiro momento não tenham coerência, com as devidas intervenções elas ampliarão suas reflexões textuais e consequentemente melhorarão suas produções.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar se a produção de situações-problema multiplicativas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental contribuirá no avanço da aprendizagem na resolução de problemas envolvendo a multiplicação; propor elaboração de situações-problema envolvendo multiplicação; comparar o desempenho de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na resolução de problema de multiplicação antes e após as intervenções.
MÉTODOS:
Realizamos um estudo piloto com 11 alunos com faixa etária entre 09 a 10 anos de idade do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da área metropolitana do Recife. Foi utilizado um pré-teste, três sessões de intervenção e um pós-teste, os dois testes foram resolvidos individualmente e as sessões de intervenção os alunos foram organizados em duplas, alguns pares não permaneceram iguais nos três encontros por ausência de alguns dos alunos em alguns dos dias das intervenções. A pesquisadora auxiliou nas produções levantando questionamentos com os pares. Só usamos na pesquisa os alunos que realizaram o pré e pós-teste e participaram de pelo menos uma das sessões de intervenção. Os dois testes tinham oito problemas multiplicativos e não explicitava a operação usada para resolução e teve grandeza numérica controlada entre 70 a 99. Os problemas dos testes e das atividades de intervenção foram baseadas nos tipos de problemas multiplicativos discutidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1997). As sessões foram organizadas com solicitação de produção de situações-problema por completo, partindo de desenhos e contas de multiplicação, e por partes ausentes como, iniciando as situações-problema e finalizando-as.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos dados analisados percebemos que os alunos apresentaram avanço na aprendizagem. Dos 11 alunos que participaram do estudo, apenas cinco estiveram presentes nos três dias de intervenções, desses cinco constatamos que no pré-teste houve uma concentração de respostas relacionadas à categoria de adição inadequada, enquanto no pós-teste as respostas se concentram mais nas categorias de multiplicação adequada, mas errou o resultado e de multiplicação adequada e acertou o resultado, ou seja, passaram de um raciocínio mais aditivo para um raciocínio multiplicativo. Mesmo os outros seis alunos restantes não tendo participado dos três dias de intervenções foi possível perceber avanço, pois no pré-teste eles utilizaram com maior frequência a adição inadequada e a multiplicação adequada, mas errou o resultado já nas resoluções do pós-teste ficaram mais presentes a utilização da multiplicação adequada, mas errou o resultado e a multiplicação adequada e acertou o resultado. Embora o uso da multiplicação adequada, mas errou o resultado tenha permanecido entre o pré e pós-teste, observamos que os alunos deixaram de resolver usando a adição inadequada, possibilitando refletirmos que eles agora passaram ao processo de aprendizagem do raciocínio multiplicativo deixando de ser aditivo.
CONCLUSÕES:
A partir da discussão dos resultados acima, podemos concluir que tanto os alunos que participaram das três sessões quanto os que estiveram presentes em uma ou duas sessões de intervenção apresentaram avanço quanto à resolução de problemas multiplicativos depois de terem vivenciado momentos de produção de situações-problema em sala de aula. Portanto, produzir situações-problema envolvendo multiplicação mostrou favorecer a aprendizagem dos alunos na resolução de problemas, pois contribuiu para que eles refletissem, além da produção textual, sobre a sua relação na linguagem matemática adequada para diferentes contextos.
Palavras-chave: Problemas multiplicativos, Produção de situações-problema, Textos matemáticos.