65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
Oficina da Educomunicação com Acadêmicos de Enfermagem
Luana Maria Lopes de Oliveira - Universidade Federal de Pernambuco
Juliana da Rocha Cabral - Universidade Federal de Pernambuco
Samantha Qiutête Travasso - Universidade Federal de Pernambuco
Scarlet Bianca Santana dos Santos - Universidade Federal de Pernambuco
Andréa Loureiro Roges - Universidade Federal de Pernambuco
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A Educomunicação é um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e a avaliação dos processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, assim como melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas,incluindo as relacionadas ao uso dos recursos da informação no processo de aprendizagem. O cuidar através da informação, levando a reflexão, instrumentalizando o indivíduo para promoção de saúde e prevenção de doenças como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). A comunicação é indispensável para o enfermeiro atuar de forma integral, dando ao indivíduo a possibilidade de ser protagonista do seu cuidado. Por ser um meio de fácil acesso e baseado na oralidade, o Rádio, está sendo utilizado na formação acadêmica dos estudantes de enfermagem, abordando temas de educação em saúde e fortalecendo o desenvolvendo conhecimento científico em comunicação entre os estudantes, para a formação de futuros enfermeiros educomunicadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aumentar a participação efetiva dos estudantes em seu ambiente acadêmico, promovendo saúde através da comunicação.Estimular a possibilidade de elaboração de uma mídia própria e significativa pelos estudantes em seu ambiente acadêmico,que atenda aos propósitos de transformar jovens receptores ativos em comunicadores criativos.Verificar a aplicabilidade das orientações radiofônicas na educomunicação
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, obtido a partir de oficinas de Educação e Comunicação em Saúde através da Rádio com abordagem no tema Educomunicação, em que foi exposto o tema com leitura de textos e discussão entre os discentes de graduação e pós-graduação de enfermagem que participaram do projeto, professores e um jornalista, mediador das atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A participação de discentes de graduação e pós-graduação de enfermagem em 19 oficinas abordando a Educomunicação, possibilitou o conhecimento sobre uma forma de comunicação efetiva que serviu como instrumento para um cuidado inovador em enfermagem. Os conhecimentos adquiridos durantes as oficinas, ampliou os recursos disponíveis de comunicação que podem ser utilizados para a educação em saúde. O rádio, pela sua facilidade de acesso, foi utilizado como principal ferramenta prática para desenvolver as atividades, evidenciando aos estudantes novas tecnologias e formas de realizar intervenções necessárias na população.
CONCLUSÕES:
Percebe-se a relevância do tema para os acadêmicos de Enfermagem, onde dar subsídios de mais uma ferramenta para o seu engrandecimento profissional. Além disso, esta pesquisa possibilitou uma sensibilização nos discentes de enfermagem em relação à construção de novas propostas educativas para o cuidado em enfermagem através de ações de Comunicação e Educação em Saúde, possibilitando perspectivas inovadoras de atuação para os profissionais de enfermagem.
Palavras-chave: Rádio, Educação em Saúde, Enfermagem.