65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
SISTEMA RECEPTOR E POTENCIALIZADOR DE ILUMINAÇÃO NATURAL (LUZ SOLAR), COMO FORMA COMPLEMENTAR, ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL DE LUMINOSIDADE AOS AMBIENTES INTERNOS: AQUALUMIN
Antonia Larissa Reis Barbosa - Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET - UNEB
Ana Beatriz Simon Factum - Profa. Dra./Orientadora -Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET
INTRODUÇÃO:
É importante salientar o papel do designer, como projetista, onde os interesses se expandem para um bem estar social, cabendo ao mesmo, desenvolver pesquisas e elaboração de projetos verificando a demanda socioambiental, se atentando para novas questões inerentes ao processo de criação de produtos, bem como, a redefinição de seus conceitos.
Neste sentido, integrando o projeto Design, Responsabilidade Histórico-social e Sustentabilidade, sob responsabilidade da Profª, Drª Ana Beatriz Factum, Antônia Larissa, desenvolveu o subprojeto, a partir da investigação de alternativas para desenvolvimento de um eficiente sistema de iluminação receptor e potencializador de luz solar, através de propostas de melhorias ao sistema do mecânico Alfredo Moser, residente em Uberaba, Minas Gerais, que conseguiu reduzir o consumo de energia em 30% com a utilização de garrafas PET (PoliTereftalato de Etileno) transparentes e água. Considerando seu potencial econômico-social, é importante o estudo e compreensão do sistema e seu caráter sustentável, bem como análises que permitam propor melhor condição de desempenho através de projeto de design, para tanto se valendo de estudos da física, revisão de literatura no que tange as questões de sustentabilidade, e metodologias de pesquisa e desenvolvimento de projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa visa o estudo e aperfeiçoamento de um sistema considerado sustentável, que utiliza a luz solar como fonte de energia, contribuindo para a preservação do meio ambiente, buscando satisfazer o usuário no que tange as questões de usabilidade e estética, bem como, melhor aproveitamento energético a partir de um novo equipamento alternativo.
MÉTODOS:
A investigação de projetos ditos sustentáveis, e a constatação da sua real eficácia se faz uma das premissas da pesquisa. O sistema de Alfredo Moser se apresenta como uma alternativa para a redução dos gastos com energia elétrica. Porém, observando a relevância socioambiental que este considera, foi importante identificar a sua real eficiência, suas fragilidades e implicações, para que a partir de então, fosse possível promover as alternativas pertinentes para melhoria do sistema em si, e seu processo de instalação.
As atividades foram desenvolvidas com as devidas orientações e supervisões através da interação orientador/pesquisador, seguindo as etapas metodológicas com base no autor Bruno Munari, e as etapas estabelecidas no seu livro "Das coisas nascem coisas", (1998) com o devido planejamento, levantamento de dados, revisão de literatura e discussões, tendo em vista também os conceitos de sustentabilidade e levantamento de material teórico pertinente, bem como, análise do sistema já existente de Alfredo Moser, realização de experimentos e estudos da física capazes de estabelecer critérios adequados para o desenvolvimento do sistema receptor de luz solar e análise de similares, iniciando as etapas projetuais para o desenvolvimento de um sistema eficiente, e verificação do mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A invenção de Moser tomou uma grande repercussão, mas para aplicação do sistema, se faz necessário habilidades e equipamentos que não são de fácil acesso na maioria das residências, considerando o custo ou disponibilidade no mercado,se mostrando obstáculos consideráveis. Sendo de extrema importância considerar e ressaltar que o sistema é aplicado em telhas, que contém materiais nocivos ao indivíduo que os manipulam, em certas condições de contato. Além disso,outra questão observada no sistema é a sua estética. As embalagens de PET amostra nos telhados não se apresentam esteticamente atraente.
A partir das observações, foi importante pensar num sistema que eliminasse ao máximo as implicações encontradas, otimizando o uso da lâmpada de Moser, sua instalação e aproveitando da melhor maneira a sua invenção.
Percebeu-se que a utilização da água como difusora da luz, como apresenta Moser, garante ao ambiente uma luz mais bem distribuída, iluminando o ambiente de forma mais uniforme que o simples uso de telhas transparentes. Para tanto foi projetado um suporte que permitisse fixação de vários tipos de recipientes em telhas transparentes, de forma simples e barata, considerando as questões estéticas e dispensando o método de instalação anterior, considerado inadequado.
CONCLUSÕES:
Produzir um trabalho observando o contexto social atual, analisando as possibilidades de utilização de energia limpa e renovável, além de discussão dos conceitos de sustentabilidade, é indispensável e de grande responsabilidade, visto que vai de encontro com o crescimento econômico atual. As propostas apresentadas se mostraram viáveis e pertinentes aos objetivos da investigação.
O sistema de Moser se mostrou uma excelente fonte de estudo, e a partir da sua investigação foi possível questionar e entender a importância da veracidade de produtos considerados sustentáveis. Apesar de depender do uso das telhas transparentes para promover sua eficiência, o conjunto, telha e suporte de fixação, apresentados na pesquisa, ainda se mostra economicamente viável, esteticamente agradável, e de grande praticidade se comparado ao sistema de Alfredo Moser.
O projeto de desenvolvimento da Aqualumin permitiu à estudante uma experiência na área de pesquisa, contribuindo para a formação acadêmica da mesma, assim como, as contribuições teórico-práticas do projeto que se fazem de grande importância para o desenvolvimento de futuros trabalhos acadêmicos relacionados à área de pesquisa em questão, além de estimular estudos voltados ao desenvolvimento sustentável, verificando a real eficiência dos mesmos.
Palavras-chave: Design, Iluminação, Sustentabilidade.