65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
A UTILIZAÇÃO DO CARBONATO DE SÓDIO NA LIMPEZA ESQUELÉTICA DE PEQUENOS MAMÍFEROS
Jaqueline Dos Santos Pontes - Graduanda em Ciências Biológicas - UNESPAR Campus FAFIPAR
Cássio Mochi Junior - Mestrando em Zoologia - UFPR
Rodrigo Arantes Reis - Doutor em Bioquímica - UFPR
Liliani Marilia Tiepolo - Doutora em Zoologia - UFPR
INTRODUÇÃO:
Tendo sua produção datada de mais de duzentos anos atrás, o Carbonato de Sódio é um dos mais antigos produtos químicos a ser utilizado pela humanidade. Comercialmente conhecido como Barrilha Leve é um sal branco e translúcido encontrado normalmente na forma heptahidratado. Em solução aquosa, devido a hidrólise básica sofrida pelo ânion carbonato, apresenta pH alcalino. Facilmente encontrado em lojas especializadas de produtos químicos é utilizado na taxidermia e preparação esquelética de pequenos mamíferos não voadores. O carbonato de sódio facilita o desligamento do músculo e da gordura ainda aderidos aos ossos destes pequenos animais, que são extremamente frágeis, tornando sua utilização de suma importância para este tipo de preparação. Destaca-se que boa parte dos estudos taxonômicos de mamíferos é baseada em aspectos morfológicos das peças esqueléticas, em especial da anatomia do crânio, desta maneira, o preparo adequado dos mesmos apresenta como ferramenta essencial para obtenção de peças ósseas de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a melhor concentração de carbonato de sódio a ser utilizada na limpeza de peças de espécimen de pequenos roedores e marsupiais sem pele e sem vísceras. Em substituição aos comumentes utilizados dermestérios, criação de insetos que se alimentam de carne morta. Possibilitando, assim, a utilização segura deste elemento em coleções biológicas.
MÉTODOS:
As peças de espécimen de pequenos roedores e marsupiais sem pele e sem vísceras foram lavadas em água corrente para a remoção total de quaisquer outras substâncias químicas que possa haver nelas, como álcool 70 % onde estavam armazenadas. Após isto, prepara-se a solução de carbonato de sódio em água destilada e então o esqueleto ou parte dele é imerso nesta solução.
Os exemplares de pequenos roedores animais (10 animais) foram colocados em imersão em 200 ml de solução de Carbonato de Sódio. Para o presente experimento foram testadas 10 concentrações de Carbonato de Sódio: 2,5%, 5%, 7,5%, 10%, 12,5%, 15%, 17,5%, 20%, 22,5% e 25%. As preparações foram aquecidas a 50º em banho-maria por 30 minutos e posteriormente lavado em água corrente. Após a limpeza do músculo e gordura, os ossos são colocados em uma solução de 0,5% de Peróxido de Hidrogênio para o branqueamento das peças ósseas durante 60 segundos. Finalmente, foram retiradas, lavadas e secas na exposição à luz incandescente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Cabe ressaltar que as peças que passaram pelo processo de limpeza na solução de Carbonato de Sódio foram analisadas e os resultados da utilização das diferentes proporções foram classificados como satisfatório ou insatisfatório para utilização no preparo de esqueletos para uso científico.
As concentrações de 2,5% e 5% apresentaram resultado considerado pouco satisfatório, pois as peças ósseas estavam com dificuldade de se soltarem de músculos, gordura, nervos e ligamentos;
A concentração de 7,5% apresentou um resultado satisfatório, pois as peças ósseas apresentaram grande facilidade de se soltarem de músculos, gordura, nervos e ligamentos, sem a degradação do material ósseo;
As concentrações de 10%, 12,5% e 15% apresentaram resultados insatisfatórios, uma vez que as peças ósseas que se soltaram facilmente de músculos, gordura, nervos e ligamentos, sofreram pouca degradação do material ósseo;
Já as concentrações de 17,5%, 20%%,22,5% e 25% apresentaram resultados totalmente insatisfatórios, pois houve o desprendimento total de músculos, gordura, nervos e ligamentos com grande facilidade, porém com muita degradação do material ósseo.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados apresentados, constatou-se que a proporção de 7,5% é a mais vantajosa para a utilização na limpeza esquelética de pequenos mamíferos e marsupiais, pois as peças ósseas soltaram-se totalmente de músculos, gordura, nervos e ligamentos, sem degradação do material ósseo, sendo a melhor entre as concentrações aqui testadas. Desta maneira, pode-se afirmar que a metodologia desenvolvida representa uma técnica eficaz, de baixo custo e que não oferece riscos a saúde para se realizar a limpeza de peças esqueléticas de pequenos roedores. Assim, é possível concluir que esta técnica é viável em substituição aos dermestério, principalmente em áreas onde o clima não possibilita a criação de uma colônia destes animais.
Palavras-chave: Carbonato de sódio, Taxidermia, Limpeza Esquelética.