65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
USOS E DESAFIOS COM GARRAFAS PET: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Letícia de Oliveira Pinto - Colégio Adventista do Recife – CAR
Beatriz da Rocha Carvalho Félix - Colégio Adventista do Recife – CAR
Adean de Vasconcelos Queiroz - Colégio Adventista do Recife – CAR
Júlia Kelly Brito - Colégio Adventista do Recife – CAR
Júlio Cícero Santana - Colégio Adventista do Recife – CAR
Prof. Guilherme José Ferreira de Araújo - Colégio Adventista do Recife – CAR
INTRODUÇÃO:
O PET – Polietileno Tereftalato é um poliéster, polímero termoplástico. A resina PET foi uma invenção dos químicos ingleses John R. e James Dickson, em mil novecentos e quarenta e um passando a ser muito utilizada na indústria têxtil, substituindo fibras como algodão, linho e lã. Ele se destacou no mercado como um material higiênico, resistente para a fabricação de garrafas e embalagens para diversos produtos. As embalagens PET se apresentam como ideal para as indústrias, principalmente, de bebidas. Entretanto, a utilização e descarte inadequados do PET podem trazer sérios danos ao ambiente, visto que essas não são biodegradáveis. Uma das alternativas para este problema é a reciclagem podendo ser reaproveitada nos setores da construção civil, indústria têxtil, jardinagem, artesanatos etc. Esta pesquisa contempla um estudo realizado para aula de geografia no Colégio Adventista do Recife. O intuito é apresentar sucintamente os principais impactos causados pelo descarte descomprometido das garrafas PET no ambiente e a partir de experiências observadas com a coleta seletiva e reciclagem apontarem quais os caminhos devem-se seguir em prol de uma destinação mais adequada deste produto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Conhecer as práticas de educação ambiental e os benefícios da reutilização de material descartável através de ações de reaproveitamento de garrafas pet. • Conhecer o método da reutilização/reaproveitamento como forma de conservação do meio ambiente; • Evitar o descarte desnecessário das garrafas PET no ambiente, reaproveitando elas para outros usos.
MÉTODOS:
Foi realizada uma entrevista na Secretaria do Meio Ambiente do Recife para conhecer o desenvolvimento da coleta seletiva no município. Também foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos e foram montados objetos com garrafas PET para visualizar o reaproveitamento com produtos descartáveis. Também foi realizado um trabalho de campo no catamarã pelo rio Capibaribe observando os descartes de garrafas PET no ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Recife possui um dos programas de coleta seletiva mais avançada do Nordeste. Muitas ações são promovidas para recolher resíduos recicláveis – papel, plástico, metal e vidro – e devolvê-los à cadeia produtiva, evitando o desperdício e a poluição. A Emlurb faz a coleta do lixo reciclável semanalmente em quarenta e cinco bairros. Esta iniciativa proporcionou resultados positivos para prefeitura, como exemplo a diminuição dos gastos com a limpeza das ruas devido a descarte descomprometido da população, também com o tratamento deste lixo no aterro sanitário, além de contribuir com o aumento da renda de catadores de lixo. Nesta perspectiva há um projeto para ampliação da coleta seletiva para sessenta e três bairros. A equipe também identificou formas de reaproveitamento das garrafas PET e compartilhou com a sala. Foi mostrado o exemplo de uma camiseta feita de garrafa PET. Para confecção desta peça eco eficiente retira-se duas garrafas de dois litros da natureza. Esta ideia em maior escala proporcionará resultados positivos para o ambiente. O desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. Reaproveitando materiais descartáveis realizamos atitudes voltadas para a proteção do ambiente.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa permite concluir que apesar da garrafa PET ser descartável, pode-se fazer dela objetos de uso doméstico e geral, apenas reciclando e reaproveitando ajudando assim a deixar o planeta mais sustentável. As garrafas PET ainda aparecem em grande número na mesa dos brasileiros. E se é difícil se livrar desse hábito tão enraizado, porque não usar da criatividade para evitar a destruição da natureza? A eficiência vem da diminuição dos impactos ambientais na produção. Seguindo a regra dos três erres (reduza, reutilize, e recicle), recolhe-se às fábricas o que seria descartado e transforma-se em um novo produto. Com a garrafa PET reaproveitada com criatividade pode-se criar luminárias, estojos, plantações de flores, porta lápis, poltronas etc.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental, Reaproveitamento, Garrafas PET.