65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ENSINANDO SOBRE GEOGRAFIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL: A PRODUÇÃO DO LIXO NO POVOADO JARDIM CORDEIRO, DELMIRO GOUVEIA-AL.
Rosemere de Souza Vieira - Geografia / licenciatura – UFAL
Rogéria de Souza Vieira - Geografia / licenciatura – UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto pretende tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. A proposta é apresentar algumas reflexões acerca da importância de se preservar o meio ambiente em relação ao trato do lixo, promovendo junto aos alunos e à comunidade a consciência crítica em relação ao relacionamento equilibrado a população com o meio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor algumas atividades junto aos alunos da Escola Municipal Dr. José Correia Filho, Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, ligadas à conscientização da produção do lixo local e de possíveis processos de reciclagem, no âmbito da educação ambiental e da Geografia. Em paralelo, buscamos também refletir sobre nossa atuação enquanto futuros docentes de Geografia.
MÉTODOS:
Pensamos no caminho teórico-metodológico pautado na “Saúde Ambiental” do lugar como exercício pedagógico importante à leitura de poluição ambiental, a partir do enfoque “Saúde Ambiental” e o lixo no Povoado. Estes oportunizam a percepção de faces diversas do espaço vivido pelos alunos. Para isso realizamos leituras bibliográficas de autores como Dulley (2004), Mucelin e Bellini (2008), Santos (2008), Souza (2008), etc., trilhando por conceitos como meio ambiente, preservação do meio ambiente, lixo e reciclagem. Com base nesses conceitos foi elaborado um plano de atividades na Escola Municipal Dr. José Correia Filho, na turma do 8º ano, onde foram realizadas as seguintes atividades: “Aula-passeio” pelo Povoado Jardim Cordeiro observando o lixo produzido na Escola e na comunidade; atividade lúdica denominada “STOP da Reciclagem” e produção de baldes de lixo com o propósito de conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente, identificar quais materiais podem ser reciclados. Por fim, produção de cartazes sobre a importância de preservação do meio ambiente utilizando cartolina, papel 40 e EVA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das discussões dos autores como Dulley sobre o que é meio ambiente; Santos sobre lixo urbano; Mucelin e Bellini sobre os impactos negativos do lixo urbano e Souza sobre reciclagem; constatamos possibilidades teóricas e pedagógicas importantes para situarmos nossa reflexão sobre iniciação à docência em Geografia. O exercício de observação e coleta de dados no povoado, através de um trabalho de campo sob orientação da professora supervisora, permitiu notarmos pontos importantes de poluição ambiental e de abandono do lixo residencial no espaço público local que forneceu subsídios para discutirmos junto com os alunos temas sobre consciência ambiental.
CONCLUSÕES:
As conclusões deste trabalho se referem a um ato de pesquisa-ação cujo processo poderia vir a ser ampliado a outras turmas da escola e a outros temas e questões relativas à educação ambiental. No entanto, por ora afirmamos que enquanto proposta de primeiro contato dos alunos com esses temas, através de um processo integrado de identificação, análise, coleta e registro de dados, bem como com reflexão e diálogo em sala de aula, achamos que ajudamos a consolidar ainda mais a preocupação que a escola deve ter com a questão ambiental e, por outro lado, exercitamos a nossa prática enquanto futuros docentes.
Palavras-chave: Iniciação à docência;, Geografia;, Delmiro Gouveia..