65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
TEATRO DE BONECOS EM SALA DE AULA, CONFECÇÃO E CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO GINÁSIO DA ASA NORTE, BRASÍLIA, DF
Ana Carolina Conceição - Instituto de Artes -Depto. Artes Cênicas - UnB
Clarice da Silva Costa - Professora /Coordenador Instituto de Arte- Depto. Artes Cênicas -UnB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de ensino aprendizagem de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília, na Asa Norte, DF. No 2/2012, cinco graduandos da licenciatura de artes cênicas da UnB, participantes do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, realizaram prática docente, visando formação para o exercício do magistério em educação básica. Os graduandos foram inseridos em sala de aula, junto à professora regente, que atuou também como professora supervisora das ações pedagógicas dos licenciandos. Na reflexão desse estudo de caso destaca-se o trabalho realizado com bonecos de luvas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos do sétimo ano do Centro Educacional GAN, 604 norte, Brasília, DF, da linguagem teatral através da utilização do teatro de formas animadas, neste caso, bonecos feitos de garrafa pet e papel marchê; no âmbito do programa PIBID.
MÉTODOS:
A organização das aulas visou o entendimento e apropriação da linguagem teatral por parte dos jovens alunos. Em geral as aulas eram iniciadas com exercícios corporais, para ativação tanto dos corpos do alunato para a manipulação dos bonecos como para os exercícios vocais. Quando um grupo ensaiava, os demais grupos assistiam, sendo incentivados a entenderem e apresentarem soluções para as cenas exibidas por seus colegas. Para facilitar o ensaio com os bonecos a turma era dividida, cabendo uma parte a supervisora e outra a graduanda. Quando do início desta parceria, o trabalho de confecção de bonecos com a utilização de material reciclável (bonecos feitos com garrafas pet e papel marche) já estava concluído. Desse modo, a licencianda participou junto aos alunos da elaboração de roteiros para a construção de uma dramaturgia original, dos exercícios de manipulação dos bonecos de luvas por trás da empanada e dos ensaios.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho em sala de aula possibilitou os seguintes desdobramentos teórico-práticos: (1) exercícios de manipulação dos bonecos de luva, considerando ações como deslocamento, movimento, gesto e ação, foco e olhar, e voz. (2) reflexão sobre as histórias e percepções individuais sobre ética, sociedade e referências de cada aluno, (3) Conhecimento de algumas convenções do fenômeno teatral – relação palco/plateia, decorar sua fala, rotina de ensaios e estreia. Apesar da inquietação dos alunos, as turmas trabalharam bem. Mesmo num espaço reduzido para a grande quantidade de alunos, em geral 30 a 35 por turma, o tempo seco e a falta de ventilador que tornava o ambiente da sala de aula insalubre, sendo necessário levar a turma para o pátio da escola.
CONCLUSÕES:
A utilização do Teatro de Formas Animadas em sala de aula mostrou-se eficiente na apresentação e apropriação de códigos teatrais (como espaço, corpo, movimento e voz) para os alunos do 7º ano. Mesmo os alunos que não participaram de todo o processo em algum momento demonstraram interesse e entendimento da proposta apresentada em sala de aula. Ao incentivar o aluno a escrever as histórias a serem representadas foi possível uma maior compreensão de seu universo juvenil. Notou-se também que fazer os personagens através dos bonecos possibilitou uma maior versatilidade, desenvoltura e confiança nos alunos mais tímidos, já que estes estavam ocultos por trás da empanada.
Palavras-chave: Formas Animadas, Ensino Aprendizagem, PIBID.