65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE FLAVONÓIDES CONTIDOS EM EUCALIPTO (Eucalyptus citriodora Hook) APÓS SECAGEM EM ESTUFA SEM CIRCULAÇÃO DE AR.
Renato Wagner da Silva - Dpto. Farmácia da UEPB
Wilson Coêlho de Albuquerque Neto - Dpto. Farmácia da UEPB
Géssica Cruz Galvão - Dpto. Farmácia da UEPB
Sarah Pereira Lins - Dpto. Farmácia da UEPB
Gabriela Ferreira de Almeida - Dpto. Farmácia da UEPB
Clésia Oliveira Pachú - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Farmácia da UEPB
INTRODUÇÃO:
O uso de plantas medicinais é uma importante alternativa para o tratamento de doenças em muitos países em desenvolvimento. (VITÓRIO, 2008). No Brasil, diretrizes do Ministério da Saúde determinaram prioridades na investigação das plantas medicinais e implantação da fitoterapia como prática oficial da medicina, orientando as Comissões Interinstitucionais de Saúde (CIS) a buscarem sua inclusão no Sistema Único de Saúde - SUS (SILVA et al, 2006). A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas compreende um conjunto de resoluções e portarias, destacando-se a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS – RENISUS. (BRASIL, 2009). A espécie Eucalipto citriodora, possui folhas com forte cheiro citronelal, sendo utilizada para a produção de carvão vegetal, madeira e em especial, cultivadas para a produção de compostos secundários, como óleo essencial e flavonóides. (VITTI; BRITO, 2003). Os flavonóides são conhecidos por apresentarem potencial efeito antioxidante, anti-viral, anti-inflamatória e anti-tumoral. Daí, a importância em estudar a constituição de plantas medicinais, principalmente associar aos metabólitos secundários como os flavonóides, almejando partir para aplicação terapêutica às comunidades, sobretudo os usuários do SUS.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudos com plantas medicinais utilizadas na atenção básica do SUS necessitam vislumbrar o melhor aproveitamento do vegetal, em termos do teor de composto ativo, e assim, conduzir a maior eficiência no tratamento de doenças. Assim, o presente estudo objetiva avaliar o rendimento de flavonóides contido nas folhas de Eucalipto (Eucalyptus citriodora Hook), em estufa sem circulação de ar.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado segundo semestre de 2012 na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Inicialmente, procedeu-se a coleta das folhas do Eucalipto no Horto da UEPB, confecção da exsicata, depósito e identificação no Herbário Arruda Câmara (ACAM). Na segunda etapa, definiu-se o equipamento de secagem, estufa sem circulação de ar, e o planejamento fatorial 2k cujas variáveis de entrada estabelecidas foram o tempo de secagem e temperatura, com tempo mínimo de 30 e máximo de 60 minutos e temperatura mínima de 40º C e máxima de 60º C, como variável de saída foi adotado o teor de flavonóides, assim, pôde-se construir a matriz experimental. Posteriormente, efetuou-se a secagem das folhas na estufa utilizando a massa inicial de 50 gramas, logo após, o material seco permaneceu sob maceração passiva por 13 dias em álcool a 70%. Decorrido esse período, filtrou-se o extrato bruto e o extrato hidroalcóolico obtido foi reservado. Procedeu-se o doseamento dos flavonóides totais na amostra em espectrofotômetro no comprimento de onda de 425 nm. Em paralelo foi estabelecida uma curva de calibração utilizando a quercetina, padrão analítico para flavonóides. Para análise dos dados coletados foi utilizado o programa software Statistica 5.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O material foi identificado como Eucalyptus citriodora Hook tendo como registro de identificação o número 899. Na secagem das folhas utilizando estufa sem circulação de ar foi observado um aumento da redução da massa final nas folhas do eucalipto e maior significância na quantificação de flavonóides na temperatura 60ºC e no tempo de 60 minutos. Na análise do gráfico de Pareto e da superfície de resposta, quando se avalia as variáveis de modo isolado observou-se que o tempo de secagem teve maior influência no rendimento de flavonóides comparado a temperatura, entretanto, a interação conjunta entre as duas variáveis não obtiveram eficácia do teor de flavonóides. Tal resultado corrobora com as pesquisas de Oliveira (2011) e Fialho at al (2011) que estudaram as folhas de Passiflora edulis e Mentha x piperita L respectivamente, onde verificaram o aumento do rendimento flavonóides quando se eleva a temperatura e tempo de secagem, ainda ressaltam a influência positiva da interação entre as variáveis. Em análise dos valores experimentais versus preditos enfatiza-se que mesmo existindo uma pequena dispersão dos pontos experimentais em torno da reta, os resultados apontam que o tempo e temperatura se mostraram como as melhores condições para secagem de eucalipto.
CONCLUSÕES:
Diante do experimento realizado conclui-se que foi obtido um rendimento satisfatório de flavonóides na estufa sem circulação de ar, verificou-se também que o tempo de secagem teve maior influência neste rendimento comparada a temperatura. Observou-se então uma maior concentração de flavonóides no tempo de 60 minutos e temperatura de 60ºC. Assim, torna-se necessário intensificar os estudos com plantas medicinais disponíveis para a atenção básica em saúde a fim de otimizar o processo de secagem através da pesquisa de diferentes condições de secagem das plantas contidas no RENISUS com intuito de obter um aprimoramento qualitativo e quantitativo dos compostos presente nos mesmos.
Palavras-chave: Plantas Medicinais, Otimização de Processos, Práticas complementares.