65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTUDO DA VIABILIDADE AGRONÔMICA DOS POLICULTIVOS DO PIMENTÃO COM AS CULTURAS DO COENTRO, ALFACE E CEBOLINHA
Edna Dantas Pereira - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Caciana Cavalcanti Costa - Profa. Dra, Orientadora, UATA/CCTA/UFCG, Pombal, PB
Débora Samara Oliveira e Silva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Laíza Gomes de Paiva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Francisco de Assis Silva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Everaldo Ferreira dos Santos - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
INTRODUÇÃO:
Ultimamente a olericultura brasileira tem incorporado várias tecnologias, visando maior produtividade e qualidade das culturas e diminuição da estacionalidade de oferta das hortaliças (REZENDE, 2008). A consorciação de culturas é um sistema de cultivo intermediário entre a monocultura e as condições de vegetação natural. Este sistema de cultivo promove maior produção de alimentos por unidade de área, proporcionando maior diversidade biológica, proteção do solo, eficiência de uso da terra e maior aproveitamento de recursos e insumos utilizados nas hortas (REZENDE et. al., 2005). De acordo com Costa et al. (2007) o sucesso da combinação de espécies pode estar além das características genéticas, podendo estar relacionado também às peculiaridades do cultivo de cada espécie e de seus grupos ou cultivares.Portanto, diante das respostas específicas para cada hortaliça, considerando-se as combinações avaliadas e com base na produção e nos índices de uso eficiente da terra, constata-se que os sistemas de cultivos com espécies associadas são sistemas de cultivos adequados à olericultura, no entanto os policultivos com mais de uma espécie de hortaliças ainda requerem maior aprofundamento científico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar as produtividades das culturas de pimentão, coentro, alface e cebolinha em cultivo consorciado, em relação a seus monocultivos.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na UFCG, Câmpus Pombal, PB. Foram avaliados 11 tratamentos correspondentes a 7 associações de culturas, combinadas entre as culturas pimentão (cultura principal), alface, coentro e cebolinha, e 4 monocultivos. As culturas do pimentão, alface e cebolinha foram implantadas através do transplantio das mudas, para o coentro utilizou-se a semeadura direta em sulcos. Realizou-se capinas para eliminação de ervas daninhas. O sistema de irrigação utilizado foi microaspersão, sendo acionado pela amanhã e a tarde. O peso médio, a produção comercial e não comercial de frutos de pimentão foram obtidos somando-se as colheitas efetuadas. Para as culturas: alface, coentro e cebolinha obtiveram-se a massa fresca e seca da parte aérea das plantas, pela pesagem do produto fresco e seco (após a secagem em estufa de circulação forçada de ar à 65ºC, até apresentarem peso constante). As análises estatísticas foram realizadas pelo programa ESTAT. Para a cultura do pimentão, analisaram-se 8 tratamentos (4 policultivos, 3 consórcios e 1 monocultivo). Para a alface, coentro, e cebolinha, a análise de variância foi realizada com cinco tratamentos (3 policultivos, 1 consórcio e 1 monocultivo), ambas com quatro repetições e em delineamento de blocos ao acaso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises de variância para peso médio, produção comercial e nãocomercial do pimentão não demonstraram efeitos significativos dos tratamentos avaliados, constatando-se que as combinações de culturas testadas não afetaram negativamente a rentabilidade produtiva da cultura principal, a média geral para o peso médio por fruto, a produção comercial e não comercial foram de 52,34 g fruto-1; 887,39 g planta-1 e 757,77 g planta-1, respectivamente. Para a cultura da alface, coentro e cebolinha nos parâmetros analisados para massa fresca e seca, verificou-se influencia significativa dos tratamentos, em nível de 5% de probabilidade pelo teste de F. Para massa fresca e seca do coentro a maior produção foi verificada no consórcio pimentão e coentro, sendo superior estatisticamente ao monocultivo e as demais associações. Para a massa fresca da parte aérea da alface o monocultivo e o consórcio pimentão e alface apresentaram médias maiores e diferentes dos demais tratamentos, enquanto que a massa seca apresentou maior peso no monocultivo. A massa fresca e seca da cebolinha apresentou maior peso no monocultivo. Os consórcios pimentão e alface e pimentão e coentro, com valores de 0,94% e 0,82%, demonstraram eficiência do uso da terra próximo aos das culturas em monocultivo.
CONCLUSÕES:
A produção do pimentão (cultura principal) não foi influenciada negativamente por nenhum dos sistemas de cultivo; A massa fresca e seca do coentro no consórcio com pimentão foi superior as do monocultivo; A massa fresca alface em monocultivo não diferiu da obtida no seu consórcio com pimentão; A massa fresca e seca da cebolinha não diferiu quando comparadas a suas produções em monocultivo; Os consórcios pimentão e alface e, pimentão e coentro promoveram os melhores valores do índice de uso eficiente da terra (UET), evidenciando que estas associações proporcionaram uma produção aceitável e agregaram rentabilidade produtiva, além de promover diversidade na produção, fato positivo na hora da comercialização das hortaliças, uma vez que trouxeram benefícios econômicos.
Palavras-chave: Capsicumannuum, Lactuca sativa, Sistemas de cultivo.