65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
EFEITO SINÉRGICO DAS SOLUÇÕES DE LECTINAS ISOLADAS DE SEMENTES DE Canavalia E DITERPENO CASBANO ISOLADO DE Croton CONTRA Streptococcus mutans ATCC UA 159
Bruna Marques de Mesquita - Curso de Química, UVA, Sobral/CE
Priscilla Dayana Bastos Barroso - Curso de Química, UVA, Sobral/CE
Theodora Thays Arruda Cavalcante - Instituto Superior de Teologia Aplicada, INTA, Sobral/CE
Benildo Sousa Cavada - Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, UFC/CE
Edson Holanda Teixeira - Departamento de Patologia e Medicina Legal, Setor de Imunologia,UFC/CE
Hélcio Silva dos Santos - Prof. Dr./Orientador - Curso de Química, UVA, Sobral/CE
INTRODUÇÃO:
Sinergismo é definido como sendo um fenômeno no qual dois compostos diferentes são combinados com o objetivo de aumentar sua atividade individual. A ação sinérgica de compostos com atividade antimicrobiana visa obter a ação combinada de compostos com sítios de ação diferentes apresentando atividade antimicrobiana mais marcante com toxicidade inferior ou semelhante às drogas isoladas. Portanto, o uso de combinações de produtos naturais como metabolitos secundários isolados de plantas e lectinas isoladas de sementes de plantas com atividade antimicrobiana se constitui uma importante estratégia para sobrepor os mecanismos de resistência bacteriana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial de efeito sinérgico das soluções de lectinas isoladas de sementes de Canavalia ensiformis e Canavalia marítima (ConA/DC e CoM/DC) com o diterpeno casbano 1,4-hidroxi-2E,6E,12E-trien-5-ona-casbeno (DC) isolado do Croton anisodontus no crescimento bacteriano de Streptococcus mutans ATCC UA 159 por meio de técnica de microdiluição.
MÉTODOS:
Para verificação de possível efeito sinérgico foram selecionadas duas lectinas, ConM e ConA, por suas atividades frente aos microorganismos orais testados, e o metabolito secundário diterpeno casbano (DC) isolado da casca do caule de Croton anisodontus. As soluções de lectinas foram preparadas em separado em uma concentração de 1 mg/mL e filtradas. A solução contendo DC foi preparada na concentração de 1 mg/mL adicionando-se dimetilsufóxido (DMSO) a 2% do volume total e da mesma forma filtrada. Em cabine de segurança biológica as duas soluções foram unidas perfazendo uma concentração de 500 µg/mL de cada uma, no total duas soluções diferentes para testes de sinergismo, ConA/DC e ConM/DC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As soluções (ConA/DC e ConM/DC) contendo as lectinas ConA (lectina isolada de Canavalia ensiformis ) e ConM (lectina isolada de Canavalia marítima) e o diterpeno casbano 1,4-hidroxi-2E,6E,12E-trien-5-ona-casbeno isolado de Croton anisodontus (DC) foram colocadas em contato com a bactéria Streptococcus mutans e tiveram suas concentrações em teste variando de 250 µg/mL a 15 µg/mL. Os resultados mais significativos para as duas soluções-teste (ConA/DC e ConM/DC) foram na concentração de 250 µg/mL, onde o grupo teste, CoM/DC apresentou capacidade de inibir o crescimento bacteriano comparado ao controle do crescimento normal (p<0,01), mas, também apresentou efetividade diferente, inferior, à clorexidina. Quando foram realizados testes da ConM sozinha esta lectina apresentou capacidade inibitória semelhante a ConM/DC, mostrando ter havido, neste teste, apenas atividade combinada ou mesmo indiferente, já que a presença do DC parece não ter potencializado a ação da lectina. No caso do teste com ConA/DC, não houve diferença entre o grupo teste (ConA/DC) e o controle de crescimento normal, mostrando que o efeito estimulatório desta lectina foi anulado pela presença do DC, assim, possivelmente estas substâncias apresentam efeitos antagônicos.
CONCLUSÕES:
Os resultados mais significativos para as duas soluções-teste (ConA/DC e ConM/DC) foram na concentração de 250 µg/mL, onde o grupo teste, CoM/DC apresentou capacidade de inibir o crescimento bacteriano comparado ao controle do crescimento normal (p<0,01), mas, também apresentou efetividade diferente, inferior, à clorexidina. Os testes com a lectina ConM isolada apresentou capacidade inibitória semelhante a ConM/DC, mostrando ter havido, neste teste, apenas atividade combinada ou mesmo indiferente, já que a presença do DC parece não ter potencializado a ação da lectina. No caso do teste com ConA/DC, não houve diferença entre o grupo teste (ConA/DC) e o controle de crescimento normal, mostrando que o efeito estimulatório desta lectina foi anulado pela presença do DC, assim, possivelmente estas substâncias apresentam efeitos antagônicos.
Palavras-chave: Efeito sinérgico, Lectinas, Diterpeno casbano.