65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE EM AULAS DO PIBID
Rafael Sousa Araújo - Universidade Federal do Tocantins
Danielly Fragoso de Moraes - Universidade Federal do Tocantins
Adão Machado Lima - Universidade Federal do Tocantins
Joseilson Alves de Paiva - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal do Tocantins
INTRODUÇÃO:
Hoje com o aumento crescente de recursos audiovisuais para desenvolver atividades que não seriam possíveis de se desenvolver sem esse meio de ensino, atualmente está se tornando cada vez mais requisitado, pois proporciona ao aluno visualizar passo a passo os processos utilizados no experimento, no caso da atividade desenvolvida, demonstramos através de vídeos o experimento que Becquerel desenvolveu com o sal de urânio elemento fluorescente, pois se acreditava que a fluorescência tinha ligação coma radioatividade, neste experimento foi possível provar que não há relação uma com a outra. Ao utilizar recursos audiovisuais o professor deve ter consciência de que o vídeo é apenas uma ferramenta de ensino e não está ali para substituir o papel do professor, pois este tem caráter insubstituível em uma sala de aula, tornando assim do vídeo um mediador do conhecimento, que tem por objetivo despertar nos alunos um interesse pela pesquisa, sabendo que nos dias atuais o acesso à internet (como ambiente de estudo) é cada vez mais acessível. Este tipo de metodologia permite realizar um estudo mais eficaz, partindo da teoria para o abstrato, formando uma colisão de ideia e de comunicação entre alunos e professores, e também para os alunos desenvolver a competência de leitura crítica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Construir uma abordagem sobre a utilização do audiovisual como auxílio para o ensino de química, sendo uma metodologia bem acessível para uma aula prática sobre radioatividade, para alunos do 3ª ano do ensino médio no CEM Benjamim José de Almeida.
MÉTODOS:
Este presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio no CEM Benjamim José de Almeida. A atividade foi dividida em três etapas, primeiramente, o grupo PIBID fez uma aula expositiva sobre o conteúdo radioatividade de aproximadamente 20 min. Logo após passou-se para a exibição dos vídeos sobre o mesmo assunto. Os vídeos tiveram caráter de aula prática, pois os mesmos expunham experimentais gravados e foram obtidos do site www.pontociencia.org.br, que contém vários vídeos que podem ser utilizados em aulas. Vale se ressaltar que recorremos a essa metodologia, pelo fato de que o assunto abordado seja de alta periculosidade, e não seja favorável o desenvolvimento de aulas práticas, que demonstrem suas reações como fissão e fusão nucleares. Os vídeos foram reproduzidos com o auxílio de um data show, durante reprodução do vídeo eram feitas algumas considerações e explicações para que não houvessem muitas dúvidas ao fim da apresentação. A terceira etapa da atividade de ensino-aprendizagem constou da arguição por parte dos alunos ao grupo PIBID.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento da atividade recorrendo a recursos audiovisuais teve uma contribuição significativa, pois o uso dessas técnicas incentivou a criatividade pessoal do aluno e gerou um melhor ambiente em sala de aula, pode-se ainda promover o desenvolvimento de competências transversais, como trabalho em equipe, a capacidade de comunicar, a eficiência na organização das competências de informação e inovação. Na realização dessa atividade notamos que ouve uma compreensão mais eficaz por parte dos alunos, além disso, foi notório que os alunos se interessavam mais pelo conteúdo quando visualizavam os experimentos, pois a todo o momento eles questionavam partes do vídeo em que não era compreendida. Por fim, destacamos que a força da utilização de recursos audiovisuais está muito presente no mundo contemporâneo, sendo hoje o tipo de acesso midiático e tecnológico mais utilizado nas camadas mais populares devido à existência de vários cybers. A mídia pode e deve ser uma aliada à educação de qualidade não excludente.
CONCLUSÕES:
Portanto, a utilização dessa metodologia facilitou notavelmente a aprendizagem significativamente dos alunos, por ser uma geração familiarizada com a tecnologia, e a utilização de mídia audiovisual foi uma forma de trabalhar com animações que ilustram o fenômeno da radioatividade de maneira iterativa e de fácil compreensão. Dessa forma, destacamos que é importante que professores da área de ensino de química, foquem também na utilização de recursos audiovisuais, visando um maior aproveitamento da matéria por seus alunos, contribuindo na relação ensino-aprendizagem e professor-aluno.
Palavras-chave: Recurso Audiovisual, Radioatividade, Experimentação.