65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
TERRITÓRIOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA LIDAR COM ASPECTOS GEOGRÁFICOS GERAIS NUMA ESCOLA DO POVOADO JARDIM CORDEIRO - DELMIRO GOUVEIA-AL
Paulo Vinicius Oliveira - Geografia / Licenciatura – Campus Sertão- UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL.
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador , PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, UFAL Campus Sertão. Este projeto busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. Pretende-se com este trabalho estimular a reflexão sobre o ensino de Geografia, trazendo o relato das nossas experiências junto à escola Municipal Dr. José Correia Filho, povoado Jardim Cordeiro, município de Delmiro Gouveia – AL, no que tange a uma proposta específica de focar conceitos elementares de bacias hidrográficas e de formas de relevo para a compreensão da realidade local do povoado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre a iniciação à docência a partir do exercício de confecção de maquetes simples sobre o povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia-AL, enfocando conceitos de bacias hidrográficas e de formas de relevo como subsídios às aulas de Geografia numa escola municipal.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado inicialmente com a apreciação de aspectos teórico-conceituais: leitura de referencial bibliográfico sobre Hidrogeografia e Geomorfologia, território e lugar; apresentação de quadros com os conceitos e palavras-chaves; fotografias ampliadas da realidade Hidrogeográfica e Geomorfológica no Sertão de Alagoas; mapas de Alagoas e do Sertão, bem como situando o povoado; mapas de estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe, analisando os estados que fazem fronteira com Alagoas; construção de maquetes. Propomos o uso de ferramentas de apoio, tais como: Slides, Fotografias, Mapas, folhas de papel A4, materiais de apoio para construção de maquetes, questionamento oral durante o processo de atividade em sala de aula e reflexões sobre conteúdos discutidos. Usamos ainda alguns mapas como ferramentas de apoio, como por exemplo: mapas agrícolas, bacias hidrográficas, formas de relevo, divisões de mesorregiões de cada estado, expondo as características gerais de cada estado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As discussões giraram em torno de referenciais de aspectos teórico-conceituais: leitura de referencial bibliográfico sobre Hidrogeografia e Geomorfologia, território e lugar, adotados para nortear o desenvolvimento da atividade de construção de maquetes e confecções de mapas. Nesse sentido, buscamos trabalhar junto aos alunos do 7° ano da Escola Municipal Dr. Jose Correia Filho uma metodologia pedagógica pratica. Dessa forma, as reflexões com os alunos se direcionavam a compreensão do conceito de Geomorfologia e Hidrogeografia com o uso de mapas, de exposição de maquetes, e compreendendo o conhecimento sobre território e lugar. Com os resultados positivos obtidos nos alunos, dessas reflexões, observamos a importância de uma aula pratica, onde estimula a relação do aluno com a geografia.
CONCLUSÕES:
Diante das reflexões feitas durante o processo de execução da atividade de geomorfologia e hidrogeografia, buscamos analisar os resultados de interações entre teoria e prática em sala de aula, com uma grande ideia o projeto de iniciação à docência possibilita aos bolsistas a experiência do ambiente escolar e o conhecimento de questões importantes na profissão docente. Entre os resultados das atividades em sala de aula, como a construção de maquetes, confecção de mapas, ampliou a vontade do aluno, de buscar o conhecimento em geografia e também enriquecendo o inicio da pratica docente em sala de aula.
Palavras-chave: Iniciação à docência;, Hidrogeografia;, Geomorfologia..