65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REAPROVEITAR, REUTILIZAR E RECICLAR: UMA METODOLOGIA DE COMO ENSINAR BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS NA ESCOLA.
Eloisio Farias Barbosa - Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA
Danielli Monte de Matos - Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA
INTRODUÇÃO:
O consumo crescente, com a consequente produção de resíduos sólidos, vêm se tornando um dos agravantes para a denominada poluição ambiental. O lixo é considerado um dos maiores poluentes ambientais, tanto no que se refere aos impactos causados, quanto por aparecer como uma das agressões mais evidentes nas cidades. Diversas metodologias são empregadas para minimizar esses impactos ao meio ambiente, como o emprego dos 3 erres da sustentabilidade (reaproveitar, reutilizar e reciclar), mas pouca coisa ainda vem sendo desenvolvida, no sentido de sensibilizar a sociedade na percepção da importância de práticas sustentáveis.
Neste contexto, a inserção da questão ambiental no espaço educacional torna-se uma atividade essencial, tanto que nossos Parâmetros Curriculares Nacionais coloca Meio Ambiente como um dos temas transversais a serem trabalhados no sistema escolar, abordando as questões ambientais locais e sua relação com a atividade humana.
Pensando nisso, este trabalho tem como finalidade sensibilizar o estudante sobre a importância da preservação ambiental através da reutilização de materiais recicláveis por meio de oficinas educativas, conscientizando-os da preservação do meio ambiente, tanto para a escola e quanto para a sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conscientizar os estudantes da Escola Amadeu Burlamaqui Simões, no município de Alenquer – PA, da importância da preservação ambiental através da reutilização de materiais recicláveis por meio de oficinas educativas.
MÉTODOS:
As atividades do projeto constituíram-se de palestras sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis como uma das ações empregadas para minimizar alguns dos impactos ambientais, que se desenvolveu no inicio das atividades, e em confecção de objetos tais como Puffs. Foram formados quatro turmas de estudantes da primeira série do ensino médio do turno matutino e vespertino.
Para o desenvolvimento da oficina foram coletadas garrafas Pet pelos estudantes nas imediações da escola e através de doações por parceiros. Após a higienização e separação do material, formaram-se grupos com dez componentes e cada grupo fabricou puffs que serviram para o embelezamento e utilização no espaço escolar.
Na montagem dos puffs foram utilizadas 18 garrafas pets para formar a base do acento. Utilizaram-se dois rolos de fitas adesivas em torno das garrafas pet para dar estabilidade. Logo em seguida, revestiu-se o puff com papelão e na base superior fixou-se uma espuma de colchão de 40 cm x 40 cm. O acabamento foi finalizado com a ajuda das mães costureiras, de alguns alunos, utilizando retalhos de tecidos que formaram o revestimento do puf.
O encerramento da oficina aconteceu com uma apresentação e entrega dos objetos produzidos pelos estudantes para a comunidade escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A confecção dos puffs promoveu o desenvolvimento dos alunos de maneira responsável e coletiva, levando-os a observar, refletir, discutir e agir, individual e coletivamente, em questões do ambiente local.
No processo de confecção dos pufs, observou-se que os alunos mostraram bastante interesse e envolvimento com a atividade, realizando perguntas referentes à durabilidade do material no ambiente e aos impactos causados pela má destinação desses resíduos.
Ao final das atividades, foi discutido com os alunos a importâncias desse tipo de ação para a manutenção de um ambiente escolar mais limpo e menos poluído, além do ambiente do município em si.
CONCLUSÕES:
Promover reflexões, discussões e ações em questões ambientais são essenciais tanto para o aprendizado de temas interdisciplinares quanto para a formação do cidadão, e o exercício da cidadania, o que melhora a interação entre escola e alunos, pois através dessas atividades fortalece-se e amplia-se o sentimento de pertencimento à comunidade.
Observou-se também uma grande participação e dedicação por parte dos estudantes na confecção dos objetos, pois as atividades foram consideradas satisfatórias no sentido da sensibilização e atuação necessárias à preservação do meio ambiente, e de como se pode agir no sentido de minimizar algumas das questões ambientais.
Palavras-chave: meio ambiente, escola, aprendizado.