65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME METABÓLICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE
Jéssyca da Silva Martins - UEPB, Departamento de Enfermagem
Elayne Maria Cordeiro Costa - UEPB, Departamento de Enfermagem
Thacira Dantas de Almeida Ramos - UEPB, PPGSP
Tatianne Moura Estrela Dantas - UEPB, PPGSP
Danielle Franklin de Carvalho - Orientadora, UEPB, PPGSP
Carla Campos Muniz de Medeiros - Orientadora, UEPB, PPGSP
INTRODUÇÃO:
A obesidade é considerada hoje um problema de saúde pública, sendo as mudanças do estilo de vida e a ingesta de alimentos de alto valor calórico apontados como um dos fatores determinantes desta condição.
A definição da síndrome metabólica ainda não está bem definida em crianças e adolescentes. Os critérios diagnósticos e seus pontos de corte considerados de risco, ainda não estão bem estabelecidos. Os mais utilizados são os critérios da OMS e da National Cholesterol Education Program ́s Adult Treatament Painel III NCEP/ATP III adaptados para faixa etária.
Todos os critérios partem do pressuposto da existência de obesidade (elevação do índice de massa corpórea ou da circunferência abdominal), dislipidemia (Colesterol HDL baixo e/ou Triglicerídeos elevados), hipertensão arterial (Pressão arterial sistólica e/ou diastólica elevada) e alteração no metabolismo glicídico (presença de resistência insulínica e/ou glicemia de jejum alterada e/ou intolerância a glicose). A presença de três destes critérios levam ao diagnóstico da SM.
A presença da SM em adultos está relacionada com o aumento da mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes. Na infância, a sua presença é correlacionada a fatores de risco preditivos para uma futura doença cardiovascular e diabetes mellitus tipo 2 na vida adulta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a prevalência de SM e fatores associados em crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso entre 2 a 18 anos atendidos no Centro de Obesidade Infantil, Campina Grande-PB.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido no Centro de Obesidade Infantil (COI), localizado no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande – Paraíba. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2009 e março de 2010.
Amostra por conveniência composta por crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos com sobrepeso ou obesidade que compareceram ao COI no período do estudo. Neste período foram recrutados 228 indivíduos encaminhados das unidades básicas de saúde, através da divulgação realizada pela Secretaria de Saúde, para o COI. Os indivíduos com condição associada ao prejuízo da atividade física, os portadores de paralisia cerebral; síndromes genéticas; aqueles com causas secundárias de obesidade como endocrinopatias pré-existentes ou que tivessem doença ou em uso de medicação que interferisse na pressão arterial, metabolismo glicídico ou lipídico foram excluídos.
Ao final, foram registradas 29 perdas por não comparecimento à coleta sanguínea, uma exclusão por uso de corticóide, uma por ser diabética, uma por estar com hepatite no momento da pesquisa. Perfazendo, no final, um total de 196 indivíduos pesquisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A síndrome metabólica foi diagnosticada em 66,3%, sendo a alteração mais freqüentes o HDL-c baixo, em 80,6%. A circunferência abdominal foi a alteração mais frequente nas crianças e o HDL-c baixo nos adolescentes, porém apenas a RI esteve associada a faixa etária de adolescentes.
Apesar do IDF não recomendar o diagnóstico da SM antes dos 10 anos, o presente estudo mostrou que mais da metade das crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso (66,3%) avaliados, apresentavam SM e esta já estava presente em 60% das crianças.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que a SM estava presente em mais da metade da população estudada, mesmo nos mais jovens, estando associada ao maior grau de obesidade, mostrando a importância de se investigar a presença de fatores de risco cardiometabólicos precocemente em crianças, principalmente naquelas com obesidade acentuada.
É importante que haja um consenso nos critérios diagnósticos da SM na infância e adolescência para fins de comparatibilidade entre os estudos, bem como sejam realizados estudos longitudinais de longo prazo para avaliar o impacto da aplicabilidade do seu diagnóstico nesta fase.
Palavras-chave: Obesidade, Síndrome X Metabólica, doenças cardiovasculares.