65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
FALANDO SOBRE CLONAGEM: UM DEBATE DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Alzenir Herley Marques do Nascimento - Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club - EEFMLC
Deborah Ximenes Torres Holanda - Universidade Federal do Ceará - UFC
Maria Izabel Gallão - Profa. Dra/Orientadora Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes desafios do ensino de biologia é fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio crítico e, por conseguinte contribuir para a formação e atuação do individuo na sociedade atual. Muitos assuntos relacionados com o desenvolvimento da genética são abordados pelos meios de comunicação em massa, no entanto muitas pessoas se sentem inseguras para opinar ou debater sobre temas polêmicos, como clonagem, testes de paternidade, organismos transgênicos, entre outros. O ensino de biologia deve então nortear o posicionamento de alunos em relação a essas questões, no entanto na sala de aula esses assuntos são pouco trabalhados, pois a maioria dos livros didáticos adotados pelas escolas apresenta pouca abordagem sobre esses temas. A educação cientifica crítica implica no questionamento de modelos e valores, com isso o aluno que recebe esse tipo de educação poderá utilizar os conhecimentos adquiridos para questionar os temas de importância social e tecnológica (SANTOS, 2007). Uma estratégia para debater sobre alguns desses temas e que desperta grande interesse nos alunos é a realização de debates em sala de aula. Diante do exposto é necessária a utilização de estratégias de ensino que o aluno possa estar envolvido em atividades desenvolvidas na escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aplicar e avaliar um debate realizado em turmas de 1º ano de ensino médio da cidade de Crateús/CE sobre clonagem. Apresentar o conceito de clonagem. Discutir as implicações éticas envolvendo a clonagem.
MÉTODOS:
Inicialmente foi aplicado um questionário a 41 alunos do 1º ano de uma escola pública do ensino médio, com o objetivo de analisar quais as informações que os mesmos tinham sobre clonagem. Em seguida, foi recomendada pelo professor de biologia a realização de um debate entre os estudantes, sendo proposta antes do debate uma pesquisa individual sobre clonagem, para facilitar os procedimentos realizados durante a atividade. A turma foi dividida em dois grandes grupos, onde um grupo apresentou os pontos positivos e outro os pontos negativos envolvendo a clonagem em termos éticos. Após o debate foi aplicado um questionário para o professor e outro para os alunos no intuito de descrever e analisar o envolvimento na metodologia aplicada e com o tema debatido em sala de aula. A análise das informações foi representada em gráficos e com transcrição das respostas abertas dos entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos foram instigados pelo professor a apresentarem o conceito de clonagem, identificar suas aplicações técnicas na atualidade e discutir as implicações éticas envolvendo a clonagem. Um dos grupos apresentou os pontos positivos e o outro os pontos negativos envolvendo a clonagem em termos éticos. Os resultados dos questionários dos estudantes demonstraram que a maioria se envolveu na atividade proposta, avaliando a metodologia como boa e importante. O professor mencionou também que os alunos demonstraram interesse pelo assunto e o debate foi uma estratégia de ação importante para uma melhor aprendizagem. A escola tem como papel fornecer a compreensão do mundo para que os alunos possam se posicionar e participar de tais discussões, muitas vezes esses assuntos relacionados a descobertas no campo da ciência não são tratados em sala de aula, mesmo que sejam interessantes (CASAGRANDE, 2006). Cabe ao professor estimular o aluno sobre como avaliar as vantagens e desvantagens dos avanços das técnicas de clonagem, analisando e questionando sobre valores éticos, morais, religiosos, ecológicos e econômicos. O professor deve encontrar formas e metodologias mais significativas para a realidade da sua escola e de seus alunos (BRASIL, 2006).
CONCLUSÕES:
A atividade prática proposta para a discussão sobre clonagem terapêutica e clonagem reprodutora foi avaliada pelos participantes como proveitosa e importante para a assimilação do conteúdo. Os alunos descreveram que conseguiram, através da metodologia utilizada, compreender melhor sobre o assunto e participar ativamente do debate, propondo também a realização de mais aulas diferenciadas para uma melhor aprendizagem. O trabalho do professor na sala de aula é o de mediador, tendo a responsabilidade de disponibilizar aos alunos várias estratégias de ensino para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e também é responsável por apresentar problemas ao aluno e instigá-lo para buscar soluções.
Palavras-chave: Debate, Didática, Clonagem.