65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
LEVANDO O CONHECIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO STAND DE INFORMATICA NAS COMUNIDADES CARENTES.
Sandro Pandini Santana Junior - Instituto Federal Baiano Campus Catu/ Curso Técnico em Agrimensura
Gabriel Rodrigues Silva Oliveira - Instituto Federal Baiano Campus Catu/Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao
Josenilton Santos de Jesus - Instituto Federal Baiano Campus Catu/Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao
Társio Ribeiro Cavalcante - Orientador/Professor do IF Baiano, Campus Catu. Mestrando em Mecatrônica / UFBA
Cayo Pabblo Santana de Jesus - Co-Orientador/Professor do IF Baiano, Campus Catu. Doutorando em Computação/UFBA
INTRODUÇÃO:
O stand de informática, que por sua vez é parte componente de um projeto maior intitulado “Ciência Itinerante” desenvolveu o projeto "Levando o conhecimento das tecnologias de comunicação através do stand de informática nas comunidades carentes". O projeto “Ciência Itinerante” é uma feira de ciências móvel que propicia às comunidades a difusão e a popularização da ciência e da tecnologia contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino das ciências. Nesse contexto, o stand de informática pretende complementar a formação básica e técnica nas escolas auxiliando na construção do saber discente, além de fazer uma conexão entre o ensino-aprendizagem. Segundo Gohn (2010), este tipo de Educação “é aquele que se aprende no ‘mundo da vida’, via os processo de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto tem por objetivo avaliar quais contribuições das tecnologias de informação e comunicação podem levar à produção do conhecimento do aluno e qual o perfil dos visitantes do stand de informática através do diálogo com alunos e professores de universidades, escolas públicas, agricultores familiares em comunidades carentes nas viagens técnicas da ciência itinerante.
MÉTODOS:
No início dos trabalhos foi realizada Análise e acompanhamento, in-loco, da atuação dos discentes responsáveis pelo stand, bem como dos membros da comunidade que o visita. A primeira visita foi a uma viagem à cidade de Aporá - BA durante as incursões da "Ciência Itinerante”. A partir disso foi construido um questionário baseado nas informações adquiridas na etapa anterior e nos objetivos da presente pesquisa, aplicando-os nas viagens ocorridas nas do Projeto Ciência Itinerante aos visitantes do stand.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira visita foi realizada na viagem de acompanhamento e orientação ao projeto, pela ciência itinerante na cidade de Aporá situada no interior da Bahia. Nesta oportunidade, o orientador realizou “observações participantes” onde, segundo Moreira (2002), este tem o consentimento prévio do grupo para realizar o estudo e observá-lo em seus ambientes. Foram realizadas, ainda, entrevistas semi-estruturadas onde algumas perguntas foram pré-determinadas e outras surgiram de acordo com as respostas dos entrevistados. Nesta oportunidade puderam também ser observadas variáveis que subsidiou a pesquisa a alcançar as metas e ainda a contribuir para a formação intelectual dos discentes do IF Baiano Campus Catu, a desenvolver a formação continuada dos professores, doravante considerados orientadores, através do aprofundamento das literaturas pertinentes aos grupos de estudos, bem como a aplicação de experimentos e experiências científica e por fim permitiram o incentivo à autonomia intelectual e a criatividade dos discentes, através da aprendizagem colaborativa entre parceiros, na elaboração de experiências científicas baseadas em literatura pertinente sob a orientação de um professor.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que através das viagens realizada pelo projeto ciência itinerante e a atuação do stand de informática, foi atingido um público de diversas faixas etárias, sendo uma parte delas apresentando obter conhecimento da área de informática e comunicação. Porém, a outra parte do publico não mostrou ser desconhecedora da ciência apresentada. Além como o projeto alcançou a formação continuada dos integrantes do stand envolvidos para além da sala de aula, contribuindo não só para o seu crescimento intelectual. Propiciou às comunidades carentes, das mais variadas regiões da Bahia, acesso à ciência e às Tecnologias da Informação e Comunicação e divulgou o conhecimento produzido pelo grupo do trabalho.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Desenvolvimento Tecnologico, Ciência Movél.