65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
Utilizando o Design Gráfico para Educação em Saúde
Douglas Rangelly Oliveira dos Santos - Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Bárbara Rosema Nascimento de Araújo - Profª.Drª.Orientadora-Centro Avançado de Ciências do Col. Est. Alfredo Magalhães
Luciene Maria Santana Costa - Profa. e Fiscal da Vigilância em Saúde Ambiental do Munícipio de Salvador
INTRODUÇÃO:
O Design teve origem com as pinturas do Egito e expandiu-se no século XIX com a Rainha Vitória da Grã-Bretanha, pois a mesma indicava a necessidade de ver o ambiente de seu castelo decorado, então ordenava aos empregados que fizessem desenhos em madeira e gesso, fizessem móveis decorados, pinturas em tecidos. Essa época foi denominada Era Vitoriana, onde já se verifica a ideia do design. Atualmente, o design evoluiu bastante e se divide em várias aplicações, uma delas é o design gráfico. O papel do designer gráfico é desenvolver projetos visuais para transmitir algum tipo de informação - comunicação visual, para facilitar o entendimento das pessoas, sobre determinado assunto. Várias instituições utilizam o design para comunicação com a população, um deles é a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), através da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb). A Visamb desenvolve o projeto de vigilância da qualidade da água para consumo humano denominado Vigiagua que tem o papel de fiscalizar a qualidade da água que é distribuída para população, informar a população como tratar a água e como prevenir doenças transmitidas pela água.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é demonstrar que através do design gráfico podemos atrair as pessoas pela estética e disponibilizar informações importantes sobre o Vigiagua.
MÉTODOS:
Para realizar este projeto, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico em livros, revistas, sites e publicações oficiais da Secretária Municipal de Saúde de Salvador e do Ministério da Saúde. Com base nos dados coletados foi preparado um informativo utilizando um computador com o programa Adobe Photoshop CS6, uma impressora e papel A4 fosco. Na organização do informativo foram elaborados textos curtos e de fácil entendimento, além de imagens para torná-lo mais atrativo e menos cansativo. O informativo concluído foi impresso em forma de folder.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a leitura da bibliografia foi produzido um folder com os seguintes assuntos: o que o projeto Vigiágua, forma limpeza e desinfecção de reservatórios, sobre as causas, sintomas e forma de evitar doenças transmitidas pela água contaminada, entre outros. Para reduzir os custos e possibilitar melhor adequação das informações, o folder foi adequado para metade de um papel A4, frente e verso. Além de textos curtos, de baixa complexidade e fácil entendimento, as imagens facilitam a divulgação de informações sobre a qualidade da água. Os informativos produzidos foram avaliados pelos profissionais da Visamb e então distribuídos nas atividades educativas desenvolvidos nas diversas comunidades, sendo notado o interesse das pessoas em ler as informações contidas no folder. Dessa forma, o design gráfico contribuiu produzindo um folder que agrada e chama a atenção das pessoas através de uma estética atrativa e contendo textos com informações para rápida leitura, pois muitas pessoas não têm o hábito de ler ou não tem acesso a este tipo de informação. Utilizando algumas estratégias de comunicação, como o design, muitas informações em textos longos e complexos podem ser transformadas em um informativo fácil de ler e com informações claras sobre diversos assuntos. Através desses informativos, levamos as pessoas a obter esse tipo de informação para a comunidade e ao mesmo tempo está prevenindo o desenvolvimento de doenças nas mesmas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o design realmente é um método de transferir conhecimento sobre determinado assunto, nesse caso sobre o Vigiagua chamando atenção das pessoas pela estética, imagens e textos curtos, com baixa complexidade, o que facilita o entendimento das pessoas sobre o assunto. Isso pode até levar a diminuição do desenvolvimento de doenças na comunidade.
Palavras-chave: Doenças, Prevenção, Conhecimento.