65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia
AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO BRUTO HIDROALCOÓLICO DAS FOLHAS DE Chenopodium ambrosioides NA MIGRAÇÃO CELULAR EM INFLAMAÇÃO SUBAGUDA
Arthur André Castro da Costa - Derpto. de Ciências Biológicas- UFMA
Wanderson Silva Pereira - Prof.Ms./Orientador- Derpto. de Ciências Biológicas- UFMA
INTRODUÇÃO:
O Chenopodium ambrosioides é uma erva que pertence à família Chenopodiaceae originária da América Central e do Sul, no entanto, hoje é considerada cosmopolita podendo ser encontrada em várias partes do mundo. É uma espécie comum no Brasil conhecida popularmente por mastruz, mastruço ou erva-de-Santa-Maria.Essa espécie é comumente utilizada para o tratamento de problemas hepáticos, bronquite, tuberculose e hematomas, contudo, experimentalmente já é comprovado que o Chenopodium ambrosioides apresenta ação moluscicida, fungicida, nematicida, larvicida, alelopática, antibacteriana, antitumoral e antileishmanial. Em 2009, Pereira demonstrou que o extrato bruto hidroalcoólico (EBH) de C. ambrosioides apresenta efeito antiinflamatório frente a processos agudos e crônicos quando os camundongos são tratados por via oral a uma dose efetiva de 5mg/kg do peso do animal, além de não apresentar toxicidade hepática e renal. Por conseguinte, este projeto visou investigar o efeito do tratamento com EBH das folhas de C. ambrosioides sobre o efeito do EBH na dose de 0,5mg/kg(EBH 0,5) e 1mg/kg(EBH 1) em inflamação subaguda em camundongos, analisar as células dos órgãos linfóides citocinas e tecidos envolvidas na migração utilizando modelo de bolsão de ar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa avaliou a migração celular no desenvolvimento da inflamação subaguda, assim como analisar a celularidade dos órgãos linfoides, citocinas e tecidos.
MÉTODOS:
Foram utilizados camundongos machos Swiss com média de 3 meses (peso 20-25 g). As folhas de C. ambrosioides foram coletadas em São José de Ribamar-MA, secas, pulverizadas e maceradas. O extrato foi diluído em água apirogênica . Os animais foram tratados com 100µL oralmente com água apirogênica (SAF - Sem Agente Flogístico e Controle), EBH nas doses de 0,5mg/kg(EBH0,5) ou 1mg/kg(EBH1). Para indução da bolha, foi injetado no dorso do animal 5 ml de ar estéril, três dias depois foi feita manutenção com 3ml de ar. No sexto dia após 1 hora do tratamento os grupos: Controle, EBH0,5 e EBH1 receberam na bolha 1 mL de carragenina 1%, enquanto o SAF recebeu salina 0,9% e 4 horas após foram eutanasiados. A bolha foi lavada com 1ml de NaCl 0,9%/EDTA 2 mM e posteriormente, foram feitas as contagens totais e diferenciais das células, contagem das células dos órgãos linfoides e determinação de citocinas (IL-4, IL-6, IL-10 e IL-17) do soro sanguíneo e exsudato em leitor automático ELISA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi verificado no Controle 4,4 ± 1,7 x 1010 células totais, dais quais 4,3 ± 1,6 x 1010 células eram neutrófilos, constituindo 97,1% de células. Apenas o grupo EBH1 inibiu (56,61%) a migração de neutrófilos. Não houve alterações no peso dos órgãos linfóides como o baço e o linfonodo inguinal. Apenas no grupo EBH 0,5 houve diminuição no número de células esplênicas (33,3%) e medulares (43,26%). Nos animais do grupo EBH1 houve aumento da celularidade no linfonodo inguinal (71,63%). Quanto as citocinas determinadas no exsudato, o EBH0,5 inibiu a produção de IL-10 e IL-17, já o EBH1 apresentou ação inibitória na produção de IL-4, IL-6 e IL-17. No soro sanguíneo, IL-4 e IL-6 aumentaram apenas no EBH1. Na análise macroscópica observou-se aumento visível da vermelhidão e grande vasodilatação apenas no grupo EBH0,5.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o EBH (1mg/kg) apresenta um efeito antiinflamatório em processos subagudos, inibindo principalmente neutrófilos e que a IL-4 circulante estar envolvida no controle de citocinas pró-inflamatórias locais como a IL-17.
Palavras-chave: Inflamação subaguda, Chenopodium ambrosioides, Migração celular.