65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ALÉM DO QUARTO DO HOSPITAL: APRENDENDO CIÊNCIAS EM UMA CLASSE HOSPITALAR
Michele Francine Muniz Andrade - Discente Ciências Biológicas. Integrante do Programa de Educação Tutoria - FURB
Patrícia Leopoldo da Silva Oliveira - Discente Ciências Biológicas. Integrante PIBID - FURB
Daniela Tomio - Profa. Dra./Orientadora/Departamento de Ciências Exatas e Naturais/FURB
Vera Lucia de Souza Silva - Profa. Dra./Orientadora/ Departamento de Ciências Exatas e Naturais/ FURB
INTRODUÇÃO:
Dentre as modalidades de educação formal está a “educação hospitalar”. Esta oferta de ensino é um direito, regulamentada pelo Ministério da Educação, que assiste estudantes na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde ou de assistência psicossocial. Com base nessa premissa, realizou-se uma pesquisa na Ala Pediátrica do Hospital Santo Antônio, no município de Blumenau/SC. O estudo insere-se no Projeto Pedagogia Hospitalar, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e conta com a parceria do Hospital Santo Antônio com a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os estudantes realizam várias práticas educativas, desenvolvidas para reforço, revisão ou introdução de conteúdos dos vários componentes curriculares. Estes são propostos pelas Escolas dos estudantes e no Hospital contam com uma professora e com a parceria dos parentes/acompanhantes para sua realização. Neste contexto, investigou-se uma prática educativa em ensino de Ciências realizada com estudantes em período de internação
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar uma prática educativa, com ênfase no ensino de Ciências, desenvolvida em uma classe hospitalar com crianças e adolescentes internados na ala pediátrica.
MÉTODOS:
A rotina da Ala Pediátrica do Hospital é totalmente distinta de uma unidade escolar, uma vez que exigem formas de trabalho flexíveis e diversas que possam atender a diversidade de estudantes, suas exigências educacionais e limites de estudar em função de suas doenças. Os estudantes recebem atendimentos educacionais nos leitos ou em um espaço de aprender, onde podem interagir com os outros. Neste cenário, organizou-se uma experiência de aprendizagem de Ciências que possibilitou incluir a todos e uma perspectiva educacional que relacionasse Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tal, partiu-se de um tema, selecionado em parceria com a professora do Hospital e com coordenadoras responsáveis pelo projeto da SEMED. O tema foi “sistema esquelético e as fraturas”, surgiu a partir da campanha da semana do trânsito e a incidência de fraturas das vitimas de acidentes, bem como, o levantamento da causa de maior internação das crianças no período que foi realizada a pesquisa. A partir do tema foi elaborado com os estudantes um gênero textual, cujo propósito foi relacionar as histórias de vidas dos estudantes, conhecimentos científicos e tecnológicos e uma forma de socialização. A coleta de dados se deu por observação participante e entrevistas informais com os internos e seus acompanhantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa foi desenvolvida com 17 estudantes internados de 9 a 14 anos. Nas atividades realizadas, elaborou-se com os discentes um gênero textual com a inclusão de suas historias de vida relacionadas à doença e informações científicas sobre o corpo humano, a fim de socializar a experiência de internação, além do quarto do hospital. Foram desenvolvidas atividades de leitura de textos de divulgação científica, montagem de esqueleto e identificação dos ossos. Além dos conteúdos conceituais próprios do estudo do corpo humano, objetivou-se incentivar os estudantes a desenvolverem conteúdos procedimentais como: elaborar informes científicos e outras formas de socialização de conhecimentos por escrito; identificar informações de folders e campanhas de informações ligadas à saúde; observar situações cotidianas e relacioná-las com os assuntos estudados. Além disso, trabalhou-se conteúdos atitudinais como: divulgar informações à família e outros grupos sociais sobre o papel de todos na manutenção da saúde; demonstrar curiosidades e persistência nas observações; responsabilizar-se em relação a saúde individual e o cuidado com seu corpo. Observou-se que os estudantes demonstraram muito interesse na realização das atividades e elaboração conceitual em relação seus conceitos iniciais
CONCLUSÕES:
Em tempos em que, na construção da cidadania, é preciso incorporar no universo cultural a ciência e a tecnologia como atividades sociais, com origens e fins sociais, compromissados politicamente com a sociedade, o ensino na modalidade pedagogia hospitalar representa um desafio também para o docente de Ciências. Com os resultados da pesquisa em uma classe de Pedagogia Hospitalar pode-se concluir que o planejamento das atividades em ensino de Ciências precisa ter o rigor do compromisso dos objetivos educacionais, porém precisa ter a flexibilidade para atender estudantes de diferentes anos, patologias distintas, das expectativas dos familiares, buscando sempre que os pais interajam e participem das atividades com os filhos, além da rotatividade das internações e o cumprimento das rotinas do hospital. Diante disso, pode-se observar com a pesquisa que no espaço e tempo que estudantes estão internados é possível vivenciarem práticas educativas que lhes favoreçam o desenvolvimento da atitude curiosa e reflexiva para suas práticas no cotidiano e a elaboração de conhecimentos científicos e tecnológicos que contribuam para o enfrentamento de problemas, como os de saúde que estão enfrentando
Palavras-chave: Hospital, Aprender Ciências, Gênero Textual.